Campanha Aniversario Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Melhores tecidos para cadeira da sala de jantar: quais são?

Elencamos os tipos e definimos quais são os melhores tecidos para cadeira da sala de jantar de acordo com a facilidade de limpeza e durabilidade.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

26 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A sala de jantar é onde recebemos as visitas, nossos familiares e amigos. Por isso, ela deve ser um local acolhedor e confortável para todos. Uma das formas de conseguir isso é escolher bem a cadeira onde as pessoas vão sentar e fazer as refeições, tomar cerveja, quem sabe um vinho e papear. Por isso, nesse artigo reunimos os tipos e definimos quais são os melhores tecidos para cadeira da sala de jantar para você escolher. 

Quais são os tipos de tecido para cadeira da sala de jantar? 

Antes de definir quais são os melhores tecidos para cadeira da sala de jantar é importante conhecer as características e possibilidades de todos eles. Assim, você pode definir uma estampa específica, escolher a partir da durabilidade ou facilidade de limpeza. 

Suede 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tecido suede pode ser encontrado em tênis, sofás, sofás-cama, capas de almofada, poltronas e também em cadeiras. Apesar de não ser tão durável porque desbota com facilidade, é um tecido fácil de ser encontrado e mais barato. Ele também não é indicado para ambientes externos. 

Como limpar: a limpeza deve ser feita com pano comum levemente umedecido. 

Veludo 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O veludo é um tecido bem macio e glamuroso, que antigamente era produzido somente a partir do algodão. Hoje, também pode ser feito a partir do poliéster, o que o torna mais barato. Porém, é um tecido mais quente e complicado de cuidar, por ser tão delicado. Pode ter o aspecto molhado, quando parece brilhoso ou tradicional, que se parece mais com cintilante. 

Como limpar: limpar apenas com pano seco. 

Linho 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tecido de linho, quando puro, é bem nobre. Ele é sofisticado, macio, bem durável e proveniente de uma planta herbácea, por isso é bastante natural. A trama é simples e eles podem ser estampados ou simples. Além de ser aplicado em cadeiras, também serve para poltronas, puffs e sofás. 

Como limpar: usar um pano levemente umedecido. 

Corino 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O corino é um tecido sintético que imita o couro. É bem durável, gelado (o que pode ser uma alegria no verão, mas um problema no inverno) e até fácil de limpar, apesar de ser necessário usar creme hidratante ao invés de usar um pano seco ou úmido. Tem textura mais lisa se compararmos com outros tipos de revestimento de cadeira. 

Como limpar: utilizar pano seco com creme hidratante sem cheiro ou cor. 

Algodão 

Cadeira Roma Aço Tecido Daf Coral - Marca Daf

Talvez o algodão seja o mais interessante da nossa lista de melhores tecidos para cadeira da sala de jantar, porque é natural, extremamente conhecido e versátil. Também é um tecido respirável e que não causa alergia, por isso é muito utilizado. Cadeiras com esse tecido podem ser coloridas, brancas ou estampadas. 

Como limpar: utilizar apenas pano seco. 

Chenille 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A textura do chenille é bem parecida com veludo, mas cria vincos entre a trama, o que faz acumular sujeira e não ser tão aceito entre os consumidores por causa da falta de praticidade. Ele é uma mistura de tecidos e é composto na maioria das vezes por algodão, poliéster e viscose, muito usado também em puffs. 

Como limpar: é possível utilizar aspirador de pó para tirar a sujeira superficial ou detergente neutro com água morna quando ele estiver manchado, com uma escova macia ou de bebê. Para secar, use um pano limpo e seco. 

Jacquard 

No tecido jacquard, as estampas ou texturas são moldadas a partir do próprio fio. Por isso, é um tecido mais caro e decorativo, porque o processo de fabricação é mais complexo. Contudo, são vários tipos de fios que podem ser utilizados para montar um tecido jacquard: algodão, linho, entre outros. 

Como limpar: usar um pano levemente umedecido. 

Gobelin 

É um tecido pesado e felpudo, como jacquard, nobre e de origem francesa. O visual que ele proporciona tem ar um pouco antigo, por isso não é tão comum ver cadeiras assim nas casas ou apartamentos hoje em dia. Funcionam bem para poltronas na sala.

Como limpar: usar um pano levemente umedecido.

Gorgurão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Gorgurão é um tecido utilizado para fazer estofamento solto de cadeira, para ser amarrado em cadeiras totalmente feitas com madeira ou ferro, por exemplo. Ele pode ser bem estampado e tem várias pregas, o que pode dificultar a limpeza. O revestimento é mais grosso também, o que fornece durabilidade. 

Como limpar: como o gorgurão é uma espuma única, o mais certeiro é lavá-lo à mão e deixar secar. O sabão a ser utilizado deve ser neutro. 

Afinal, quais são os melhores tecidos para cadeira da sala de jantar? 

Depois de conhecer os tecidos disponíveis para cadeira da sala de jantar, está na hora de escolher quais são os melhores. É claro que isso vai depender um pouco de quanto você quer pagar por cada uma e da sua experiência com outras cadeiras, mas percebemos que: 

  • Algodão é uma ótima escolha se você procura por tecidos respiráveis, duráveis e que não vão causar alergia; 
  • Veludo é interessante para dar ar de sofisticação ao ambiente e requinte, além de ser um tecido de qualidade; 
  • O linho é uma alternativa se você procura algo natural, mas prefere não apostar no algodão. 

Agora que você já sabe quais são os melhores tecidos para cadeira da sala de jantar, aproveite nossas promoções de cadeiras e use um cupom Americanas ou cupom Submarino!