Promobit
Guias de Compra

Como escolher o aparelho de jantar para sua cozinha?

Selecionamos algumas dicas para você saber como escolher o aparelho de jantar para sua cozinha e garantir refeições mais bonitas e charmosas.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

12 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Escolher as peças do jantar não quer dizer somente optar pelas mais bonitas ou mais em conta. É necessário ainda verificar a durabilidade, o quão prático ou não é lidar com elas (na hora de lavar, por exemplo) e outros quesitos. Por isso, neste artigo, selecionamos algumas dicas para você saber como escolher o aparelho de jantar para sua cozinha, assim como te ajudamos sobre como escolher o jogo de panelas

Verifique a quantidade de peças

Já pensou que desesperador pode ser você convidar pessoas para almoçar ou jantar em sua casa, mas perceber que o aparelho de jantar não é suficiente, porque ele tem poucas peças? Por isso, é necessário ficar atento à quantidade de utensílios do produto que você deseja antes de comprá-lo. Além disso, pense também se você é do tipo que lava a louça após toda refeição ou se vai precisar de mais peças para só ter que lidar com a pia mais tarde.  

Para você ter uma referência, esclarecemos que um aparelho de jantar de 30 peças, por exemplo, serve até seis pessoas e vem com pratos rasos (para a comida do dia a dia), os fundos (para sopas e outros caldos), pratos de sobremesa (para bolos, pudins, tortas, etc), xícaras de chá e pires. As xícaras de café, geralmente, são compradas em jogos separados. 

Fique atento ao material

dolce gusto

Para escolher o material do seu aparelho de jantar, você pode pensar na frequência em que irá usá-lo e em qual será o objetivo dele. Se ele servirá para uso diário, provavelmente terá que ser mais resistente do que aqueles que usamos quando vão visitas em casa ou no fim do ano. Os aparelhos de jantar podem ser de: 

Vidro – é o tipo de material mais resistente, por isso é o ideal para o dia a dia. Nossa sugestão é apenas fugir dos pratos transparentes deste material, pois assim, no futuro, os riscos de facas e garfos vão ficar aparentes com o tempo. 

Barro – Também é bastante resistente como o vidro, mas menos utilizado. A vantagem dele é o design bonito e uniforme. 

Louça – É menos resistente que os materiais anteriores e risca fácil, apesar de ser a melhor opção se você está procurando um aparelho de jantar com design diferente e até que haja mais opções do que os padrões de cores, como as louças brancas. 

Porcelana – são bem frágeis e quebram em pequenos pedacinhos. Costumam ser utilizados em ocasiões especiais e são mais caros, apesar de muito bonitos, charmosos e finos. 

Escolha o design e a cor

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O design do aparelho de jantar vai influenciar na praticidade que ele te dará no seu dia a dia. Verifique o nível de ondulação das peças (já vi, por exemplo, pratos de sobremesa em formato de conchas), pois apesar de elas parecerem muito bonitas, pode ser mais difícil de lavar. Preste atenção também em peças que não podem ir ao microondas, como as que têm fios metálicos. Se você tiver uma lava-louça, cuide para que o aparelho de jantar caiba e possa ser lavado lá. 

Quanto à cor, se você procura um aparelho de jantar coringa, opte por peças brancas. Algumas pessoas também gostam de combinar as peças com a decoração da casa ou optar por peças de cores escuras, que podem se tornar cansativas de olhar ao longo do tempo. 

E o aparelho de jantar infantil?

Se você tem criança em casa, ela provavelmente não utilizará o aparelho de jantar comum. A opção, neste caso, é optar por aqueles kits infantis de refeição, que podem ser de plástico ou bambu e compõem um prato raso, um prato fundo, um copo, um garfo e uma colher. Uma vantagem deles é que podem atrair as crianças para comer, já que são temáticos: podem ter desenhos de bailarinas, dinossauros, ursos, patas de animais, etc. 


Agora que você já sabe como escolher o aparelho de jantar, aproveite nossas promoções de aparelho de jantar e use um cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato!