Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Formato da mesa de jantar faz diferença?

Escolher corretamente o formato da sua mesa de jantar ajuda você a otimizar o espaço da sua casa.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

23 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Muitas pessoas, na hora de escolher sua mesa, se concentram em decidir pelo tamanho, número de cadeiras e material, pensando em como deixar a casa mais aconchegante e o horário das refeições mais agradável.

Mas há um detalhe ao qual nem todo mundo dá a devida atenção e que pode mudar totalmente o estilo da sua sala de estar ou cozinha: o formato da mesa de jantar.

Assim como os materiais que revestem a mesa fazem diferença na decoração, o formato do móvel também pode mudar totalmente o ambiente e facilitar sua vida na hora de receber visitas ou de fazer sua refeição.

formato de mesa de jantar

Formatos de mesa

Conheça os formatos mais facilmente encontrados para as mesas de jantar e como aproveitar melhor cada um deles nos ambientes da sua casa. Lembre-se que a escolha do formato da mesa de jantar é o que vai fazer com que os móveis do cômodo se encaixem perfeitamente, deixando tudo com um clima harmonioso.

Mesas redondas

Já as mesas redondas são ideais para ambientes pequenos, principalmente espaços quadrados, e também é boa para grupos pequenos de pessoas. Seu formato também facilita na aproximação das pessoas.

Esse formato, no entanto, é mais aconselhado para grupos pequenos de pessoas, pois em caso de números grandes, pode tornar difícil alcançar a comida e se servir, muito mais do que nas mesas quadradas.

Mesas quadradas

As mesas quadradas são consideradas bastante elegantes, capazes de acomodar um bom número de pessoas e de se destacar em ambientes ousados e tradicionais, principalmente as que são de madeira ou vidro.

Por precisarem de espaços mais generosos para ficarem confortáveis, são indicadas para ambientes maiores, ou em situações de pouco número de pessoas. Principalmente porque, com muita gente, pode ficar difícil alcançar os pratos de comida.

Mas, se bem utilizada, a mesa quadrada pode aproximar as pessoas e podem até mesmo ser colocadas adjuntas à parede, para economizar espaço.

Mesas retangulares

mesa de jantar retangular

Mesas retangulares costumam ser capazes de agregar mais pessoas e ficam melhores em ambientes que também tenham um formato retangular, principalmente nos cômodos mais amplos e com bastante espaço

Devido ao seu formato, as mesas retangulares ficam melhores em ambientes também retangulares, principalmente se colocadas perpendicularmente a maior parede do cômodo.

Mesas ovais

A mesa oval se assemelha a retangular, mas ocupa ainda menos espaço, devido principalmente às suas bordas arredondadas. Além disso, é mais fácil fazer caber mais gente em uma mesa oval, já que, por não ter pontas, sempre sobra aquele espacinho para mais um amigo.

Mesas retráteis e dobráveis

Precisamos falar ainda das mesas retráteis, perfeitas para quem tem um espaço limitado, mas ainda gosta de receber visitas de vez em quando. Seus modelos e tamanhos variam bastante, assim como o mecanismo utilizado para torná-la retrátil.

Dicas para escolher o tamanho da sua mesa

Se você está com dúvida para saber se sua mesa cabe confortavelmente em sua casa, siga este truque para calcular o tamanho ideal da sua mesa.

Primeiro, para pensar na circulação, é importante que a mesa tenha pelo menos 90 cm de distância de outros móveis ou paredes, mas o ideal mesmo é 1,2m.

mesa de jantar quadrada

Já no que se refere à posição das cadeiras, é interessante cada pessoa ter entre 60 e 70 cm de espaço para se sentar confortavelmente, independente de quantos lugares caiba em cada mesa. É claro que, para uma ocasião especial em que você for receber visitas em casa, não tem problema dar aquela apertadinha no pessoal para todos conseguirem sentar juntos.

Um jeito bastante simples de saber se a mesa que você deseja caberá confortavelmente na sua sala de estar ou cozinha é utilizar jornal ou algum outro papel e cortá-lo do tamanho da mesa, colocando-o no chão. Assim você pode testar se todas as passagens ficam desobstruídas e se cada pessoa terá um espaço confortável durante a refeição.

É importante também que a mesa não ocupe todo o espaço da sala de jantar, pois isso deixará o cômodo pouco expressivo e abarrotado.

Na hora de escolher a melhor mesa para a sua casa, não deixe de conferir as ofertas de móveis e decoração que selecionamos para você aqui no Promobit! Além disso, acompanhe nossa cobertura do maior evento de promoções, a BlackFriday!