Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Notebook para arquitetura: 6 modelos para comprar em 2024

Procurando um bom notebook para arquitetura? Selecionamos os melhores notebooks para arquitetos considerando não só o AutoCAD

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

3 de fev de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Ao procurar por notebooks para arquitetura, o profissional ou estudante da área se depara com uma ampla variedade de programas comumente utilizados no dia a dia da profissão, e por muitas vezes esses programas possuírem uma variedade de requisitos mínimos e recomendados para executá-los bem, a escolha mais segura acaba sendo investir em um hardware mais amplo que seja capaz de lidar com diversas aplicações desse meio, além de também suprir as necessidades mais rotineiras e de entretenimento. Portanto, separamos 6 modelos interessantes para quem esteja buscando um bom notebook para arquitetura em 2024. 

Confira o preço dos modelos

Acer Nitro 5 AN515-58-57Y8Melhor notebook para arquitetura
Lenovo Ideapad Gaming 3Melhor custo-benefício
Vivobook Pro 15Performance e praticidade
Dell Inspiron I15-I1300-M20SModelo mais barato
MacBook ProMelhor modelo Apple 
Dell G15Alternativa gamer 

Notebook para arquitetura: conheça os 6 modelos

Acer Nitro 5 AN515-58-57Y8

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha Nitro 5 já se estabeleceu como uma das grandes protagonistas, tanto no meio gamer quanto nos modelos da Acer como um todo. E o primeiro escolhido como, possivelmente, o melhor notebook para arquitetura sem gastar uma fortuna conta com o design renovado que a linha adotou nos últimos anos junto a uma ótima ficha técnica, tanto para usos voltados à arquitetura quanto para outras finalidades. Começando pelas especificações de forma geral, ele possui uma tela IPS de 15,6 polegadas, de resolução Full HD e 144Hz de taxa de atualização. 

Quanto a sua conectividade, ele possui três portas USB 3.2 comuns, uma USB 3.2 do tipo C e uma HDMI 2.1, além das portas mais comuns, como a RJ45 para internet e entrada de fones. Partindo para o que realmente interessa, seu hardware conta com 16GB de memória RAM DDR4 (com possibilidade de upgrade para até 32GB), processador i5-12500H, SSD de 512GB e a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050Ti com 4GB de memória dedicada. Ou seja, é um notebook para arquitetura completinho por possuir boa capacidade de processamento, renderização de gráficos e imagens, junto a um armazenamento que possibilita rapidez na abertura de diferentes projetos. 

Compre agora o Acer Nitro 5 na Amazon

Lenovo Ideapad Gaming 3

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Partindo para um modelo mais econômico, o Ideapad Gaming 3 se destaca pela eficiência energética e de processamento com seu Ryzen 7-5800H, que junto aos seus 16GB de memória RAM DDR4 e SSD de 512GB, permite um bom desempenho no uso multitarefa sem apresentar problemas de superaquecimento. E esse potencial é complementado de um ótimo jeito com uma RTX 3060 de 6GB de memória como sua GPU. Os principais programas como AutoCAD e Sketchup poderão ser executados sem grandes problemas por longos períodos de tempo. Complementando sua boa usabilidade, está a sua tela antirreflexo com resolução Full HD, 120Hz e brilho de 250 nits. 

Compre agora o Ideapad Gaming 3 na Amazon

Vivobook Pro 15

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A terceira opção da lista de boas opções de notebook para arquitetura tem como principal destaque a capacidade de renderização, além de também contar com uma tela de grande qualidade e fluidez em um notebook que pesa apenas 1,80 Kg. O Vivobook Pro 15 é o modelo da ASUS que une potência e praticidade, contando com um processador Intel Core i9-11900H, com 16GB de memória RAM e uma RTX 3050 de 4GB. Sua conectividade, além das entradas padrões, também possui duas USB-A 3.2, uma USB-C 3.2 e um leitor de cartão SD 7.0. 

Conforme destacado, sua tela antirreflexo é outro ponto alto do notebook, sendo um painel IPS Full HD, com retroiluminação LED, 144Hz de taxa de atualização, 250 nits de brilho e gama de cores 100% sRGB. Logo, você contará com um bom poder de fogo junto a visualização de imagens vividas e com alta definição, ideal na utilização dos programas de arquitetura para uma visão mais rica de pequenos detalhes. 

Compre agora o Vivobook Pro 15 na Amazon

Dell Inspiron I15-I1300-M20S

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Considerando que os requisitos recomendados para uma boa utilização dos programas da área não são tão básicos, é difícil de pontuar um modelo realmente barato que possa ser considerado um bom notebook para arquitetura. Mas, fazendo um esforço, um modelo que pode ser considerado uma opção de entrada, para atividades menos complexas, e que costuma aparecer por uma média de preço menor que os outros aqui citados, o Dell Inspiron I15-I1300-M20S apresenta um bom equilíbrio entre poder de processamento e uma GPU mais modesta. 

Seu hardware é composto de 16GB de memória RAM, o processador i7 de décima terceira geração com 10 núcleos e 12 threads, também contando com um SSD de 512GB e a placa de vídeo MX550 da NVIDIA. Ou seja, é um hardware mais “tímido”, mas o suficiente para ter um desempenho médio em programas como Revit, SolidWorks e o próprio AutoCAD. Sua tela WVA também é um ponto positivo a se ressaltar, com 15.6 polegadas e resolução Full HD. 

Compre agora o Dell Inspiron I15 na Amazon

MacBook Pro 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar do “asterisco” que os produtos Apple possuem relacionados ao seu preço, não tem como listar bons modelos de notebook para arquitetura sem citar os MacBooks. E o modelo em questão é o MacBook Pro M1 com tela de 13 polegadas, possivelmente a opção com melhor custo-benefício voltada a desempenho. Suas principais características estão relacionadas ao seu alto desempenho por longos períodos, sobretudo fora da tomada. O MacBook Pro possui autonomia para até 20 horas de uso, com um forte poder de processamento do chip M1, e com um sistema de resfriamento bastante competente. 

Como é um padrão de qualidade da linha, um dos grandes destaques do MacBook é a sua tela Retina, com retroiluminação LED, tonalidade de cores P3 e tecnologia True Tone, que permite uma visualização mais natural ao ajustar automaticamente o tom de cores brancas à temperatura de cor da luz ao seu redor. Pensando em finalidades mais específicas, o MacBook Pro seria a escolha para renderizadores mais detalhados e realistas. 

Compre agora o MacBook Pro na Amazon

Dell G15

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, concluímos a lista de uma forma similar a como começamos. O Dell G15 se assemelha ao Acer Nitro 5 citado no início por ser um modelo gamer que também é um bom notebook para arquitetura, mas com um design mais robusto para quem busca uma estação de trabalho mais fixa. A grande força desse modelo está no seu processador, um i5-13450HX de 10 núcleos e 16 threads, que garantem um alto desempenho junto aos 16GB de memória RAM DDR5. Incrementando ainda mais sua capacidade, o modelo conta com uma RTX 3050 de 6GB de memória. 

A cereja do bolo está em sua tela antirreflexo com painel WVA, de resolução Full HD, brilho de 250 nits e 120Hz de taxa de atualização, o que faz do Dell G15 um notebook apto a uso profissional no ramo da arquitetura, valendo-se da força de seu processador para uma boa execução de diferentes softwares 3D. 

Compre agora o Dell G15 na Amazon

Dicas para escolher um modelo entre os melhores notebooks para arquitetos

Considere as suas necessidades antes de optar por um dos notebooks

O estudante de arquitetura terá necessidades diferentes de um arquiteto já formado, logo escolher pelo notebook certo dependerá muito do que você precisa, de seus próprios hábitos e recursos, afinal se quer um computador para estudo e jogos mais exigentes, um modelo de entrada pode não lhe atender bem e ir pros modelos intermediários fará com que o investimento inicial seja mais alto.

Avaliar o que for essencial e o quanto pretende investir contribuirá para encontrar o melhor custo-benefício para você.

Atenção aos processadores e placas de vídeo na hora de escolher

Tanto o processador quanto a placa de vídeo são itens essenciais para que você consiga rodar os softwares que deseja usar, por isso é muito importante confirmar quais são as recomendações técnicas de cada programa que utiliza no dia a dia para saber achar o modelo com as especificações certas.

Computadores de entrada podem funcionar muito bem para você e terão um custo menor, mas podem não oferecer tanta durabilidade a longo prazo, dependendo do seu uso, é por isso que saber o que é essencial e o quanto pretende investir contribui na tomada de decisão.


No Promobit você também encontra as melhores promoções de HDs e SSDs, e pode economizar ainda mais utilizando os cupons de desconto KaBuM