Promobit
Guia de compras

Madeira Pinus é boa? Madeira está presente em muitos móveis

Bastante presente em móveis, na decoração e até em pisos, a madeira pinus está sendo a queridinha do momento. Mas será que é boa? Confira.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

5 de fev de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A Pinus é uma madeira que tem conquistado o espaço na decoração dos espaços, em móveis, no piso, em detalhes na parede e muito mais. Antigamente considerada não nobre, quais serão suas características e, afinal, a madeira pinus é boa? Já falamos um pouco sobre ela antes quando abordamos os tipos de madeiras mais usadas em móveis, agora vamos aprofundar a conversa, acompanhe para não perder nada.

Compre agora estante de madeira pinus na Amazon

Preço baixo

A madeira pinus tem a grande vantagem de ser um produto barato, em parte a causa pode ser por ela ser uma madeira maciça de reflorestamento, ao menos no Brasil. Ela é encontrada em abundância no país e junto às suas outras características acaba sendo um produto que tem alta demanda, tanto para o setor de construção civil quanto para a indústria de móveis.

Versatilidade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A pinus é considerada uma madeira bastante versátil, pois, além de ser utilizada tanto para móveis como pisos, ela acabou sendo a queridinha do público após o estilo escandinavo se tornar tendência. Nesse estilo há um grande uso de tons neutros e também a constante presença de elementos naturais, como a madeira, na decoração. O que pode ser exemplificado na imagem acima com os tons do ladrilho e o uso de elementos naturais no organizador, móvel e no espelho.

A madeira pinus tem uma cor clara, mais clara que a da imagem, muito próxima ao dos pallets que também são utilizados na decoração, logo, com a sua grande abundância, termina sendo uma ótima opção para quem deseja investir no estilo escandinavo, contrastando os tons neutros com essa madeira.

Resistência e Manutenção

A pinus tem uma boa resistência, ela é mais suscetível a sofrer com ataques de cupins e fungos, mas tende a receber um tratamento antes de ser transformada em móvel ou piso que ajuda na resistência e a evitar esse problema.

Para fazer sua manutenção um simples pano úmido ou com um pouco de sabão neutro pode ajudar. Vale salientar que é extremamente importante deixá-la o mais longe possível da luz do sol, pois ela resseca e racha, fragilizando o material.

Afinal, a madeira pinus é boa?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por ser uma madeira barata, a pinus costuma estar presente em móveis que exigem menos investimento, o que acaba não ajudando muito na sua fama. Ela é uma madeira boa, porém se não passar por um bom tratamento de impermeabilização, sua resistência ao tempo é baixa e ainda mais se for exposta ao sol.

Similar a qualquer outro produto, vai precisar de cuidado e, dependendo do uso, planejar bem se a mesa vai ficar diretamente sob a luz do sol, pois isso vai diminuir o tempo de vida da madeira. Porém, de resto, é um bom material.


Agora que já conhece mais a madeira pinus, confere as promoções de móveis e decoração. Não esqueça que ainda pode comprar com desconto usando um cupom da Americanas ou o cupom da Casas Bahia.