Promobit
Promobit Explica

O que é futon e como utilizá-lo na decoração?

Quanto mais funcional melhor, realmente a praticidade conquista. Por isso o futon passou a ser usado novamente, nesse artigo falaremos mais dele. Confira!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

9 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O futon é um colchão flexível tradicionalmente utilizado na cultura oriental, mas que tem sido remodelado e ganhou várias versões para ser usado no dia a dia da população mundial. Por ser extremamente confortável e funcional é uma ótima opção para trazer um ar de aconchego com muita versatilidade. Então conheça mais sobre ele e como agregar ele na decoração da sua casa.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O que é futon?

O futon surgiu no Japão onde as casas são pequenas e o espaço precisava ser otimizado, então houve o surgimento de colchões feitos de algodão ou material sintético preenchido com feijão, trigo ou outros materiais, a fim de deixá-lo confortável, mas ainda assim maleável. Tudo isso para que os locais de descanso pudessem ser enrolados e guardados após o uso.

Contudo, ao chegar em outras culturas o futon sofreu adaptações tornando as proporções, texturas, estruturas e materiais do futon mais estéticas e confortáveis. Assim, houve o surgimento de grandes pufes, por exemplo.

Como utilizar o futon na decoração?

Atualmente o futon pode ser encontrado em diferentes materiais, tamanhos e modelos para se adequar às suas necessidades, por isso é bem fácil introduzir esse elemento na decoração da sua casa.

A seguir veja alguns modelos disponíveis e a principal funcionalidade para ajudar você na sua escolha.

  • Zabuton: você com certeza já viu uma almofada amarrada a bancos, cadeiras ou diferentes tipos de superfícies. Este modelos é mais fácil de colocar na decoração da sua casa.
  • Kakibushi: um pufe flexível que pode ser dobrável e utilizado em diversos ambientes. Inclusive, é comum dobrar e guardar ou levar em viagens.
  • Shikibuton: diferente do anterior este modelo é um colchão mais denso e com proporções maiores. Então é comum subistituir um sofá ou cama.

Esses são apenas alguns dos modelos mais populares, mas existem muitos outros. Certamente, a principal vantagem do futon é ser versátil e adaptável, ou seja, você pode usar onde e como você preferir e fizer sentido para você.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como escolher o melhor modelo de futon?

Por fim, para escolher o melhor modelo é necessário saber as condições do ambiente, pois o futon é difícil de higienizar. Então se preferir materiais como tecido escolha superfícies que não transpire, mas se quiser colocar no chão sempre coloque em cima de tapetes ou tatames.

Inclusive, caso precise para ambientes externos escolha tecidos impermeáveis ou sintéticos. Tudo isso para garantir que a peça fique livre de ácaros e mofo.  Aliás, cuidados importantes é sempre colocar seu futon ao sol e ser higienizado com pouca água.

Agora que você já sabe mais sobre e onde utilizar o futon, não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares para que esse móvel versátil e confortável chegue em mais casas por aí.


Além disso, não deixe de aproveitar o Promobit para encontrar promoções de móveis e decoração e garantir agora o seu cupom Casas Bahia para ganhar ainda mais desconto.