Take a fresh look at your lifestyle.

Como se preparar para morar sozinha: dicas de planejamento e organização

Separamos algumas dicas não tão simples, mas essenciais para quem quer deixar a casa dos pais e ir morar sozinha. É preciso disciplina, organização e vontade.

Morar sozinha é um assunto recorrente aqui no blog do Promobit, mas ainda não tínhamos feito um artigo que resumisse quase tudo o que é necessário saber para fazer isso acontecer em um lugar só. Repare que eu disse quase tudo, porque tudo mesmo você só vai descobrir na prática. Mesmo assim, neste artigo reunimos dicas financeiras, damos palpites sobre o que é essencial comprar ou não e também falamos de alguns desafios de gerir uma casa ou apartamento sem a ajuda dos pais. 

Leia também: 

Tenha tudo sobre morar sozinha em um lugar só

Um grande aliado de quem quer morar sozinha passando o mínimo de perrengues possível é o planejamento. Por isso, sugiro ter um lugar só para reunir tudo o que você acha importante sobre o assunto. 

Para quem funciona melhor pelo computador, sugiro, por exemplo, uma pasta no Google Drive: ali você pode incluir suas planilhas financeiras e de organização, anotações importantes sobre o local que você pretende morar, artigos da internet que achou interessante e quer consultar depois (como esse aqui), ideias aleatórias que você tiver sobre como ocupar o espaço, etc. 

Já se você gosta de usar aplicativos para se organizar, pode fazer as mesmas anotações que mencionei antes utilizando o Google Keep, que inclusive permite a você criar alarmes sobre pendências importantes, como pagar uma conta ou dar comida para o gato

Por último, mas não menos importante, você pode utilizar algum caderno de anotações que tenha espaço suficiente para muitos escritos, como o caderno inteligente. Apesar de ser uma opção que facilita o fluxo de ideias e pensamentos, acho mais difícil utilizá-lo para anotar gastos e fazer projeções financeiras (no Excel é possível montar fórmulas que fazem cálculos automáticos para você). 

Saiba quais serão seus gastos mensais

 

Se você está se perguntando o que você anotaria exatamente no lugar que reservou para estudar sobre morar sozinha, a resposta é: esse e mais todos os outros tópicos a seguir. Quando estamos nos preparando para sair de casa, é essencial saber o preço de quase tudo. Colocamos em tópicos gastos fixos e gastos nem tão importantes assim que você deve considerar que vai gastar por mês: 

  • Aluguel; 
  • IPTU; 
  • Condomínio;
  • Contas gerais (água, energia elétrica, gás – você pode verificar o que já está incluso no condomínio e o que não -, convênio médico); 
  • Transporte; 
  • Alimentação, seja no supermercado ou apps como IFood e UberEats; 
  • Roupas e eletrônicos; 
  • Lazer: festas, bares, jantares, etc; 
  • Gastos de emergência (resistência do chuveiro, rodo, vassoura, espelho quebrado, etc). 

Tente descobrir quanto custa cada uma dessas coisas na região que você pretende morar. Uma dica para descobrir a média de gastos com alimentação e lazer é conversar com pessoas que já moram ali por meio de grupos do Facebook, por exemplo. 

Além disso, uma dica para economizar com mercado é você ir para lá com uma lista de compras já definida e anotar o preço de cada item que você costuma comprar (como arroz, feijão, vegetais e carnes e frangos, além de produtos de limpeza e de higiene pessoal). Assim, quando um produto estiver com preço muito acima do normal, você vai saber que não é o melhor momento para comprá-lo e poderá verificar se na internet ele está mais barato, principalmente utilizando cupons de desconto

Saiba o preço dos móveis e eletrodomésticos e veja o que é essencial

Depois de descobrir qual o custo de vida do local que você pretende morar, o próximo passo é você se preparar para comprar os móveis e eletrodomésticos que vai ter. Claro que definir o que você deve ou não ter em casa depende muito do seu estilo de vida, mas é importante ter em mente que, inicialmente, talvez você não consiga reproduzir todo o conforto da casa dos seus pais. Por exemplo, porque comprar um tapete, se alguns paletes ou até mesmo uma cama para o seu colchão parece mais interessante? 

Já fizemos um artigo aqui no Promobit dando dicas do que achamos essencial comprar primeiro para sua casa, além de um guia para suas primeiras compras com dicas práticas do que você pode evitar, como uma arara em troca de um guarda-roupa. Depois de definir quais eletrodomésticos e móveis você vai comprar, procure saber quanto cada um deles custa. Uma dica para fazer isso é pesquisar qual modelo de geladeira, fogão, máquina de lavar, etc está mais propenso a adquirir e adicione o termo à sua Lista de Desejos do Promobit, como “Fogão Electrolux”. Assim, quando uma promoção do tipo aparecer aqui no site, você será notificado de imediato para poder realizar a compra. 

Junte uma grana

Infelizmente, não tem como pensar em ir morar sozinha sem ter uma grana reservada, a não ser que você queira correr o risco de se endividar. Em outro artigo que fizemos sobre como saber se está na hora de morar sozinha, falamos bastante sobre as maneiras de se planejar financeiramente e que, você precisará de, no mínimo, uma reserva de emergência de seis meses do seu salário. Isso significa que, se você ganha R$1000, precisará ter R$6000 guardados para sair de casa; e isso é só para se manter. Se o seu salário for alto, uma tentativa que você pode fazer é diminuir o seu custo de vida e acelerar esse processo. 

Aprenda a fazer tarefas novas toda semana

Você sabe trocar a resistência de um chuveiro? E montar um móvel, como uma mesa ou uma estante? Conhece quais são os melhores produtos de limpeza para lavar banheiro ou passar pano no chão? Sabe escolher frutas e verduras no supermercado? Sabe cozinhar, para economizar no delivery? Essas são tarefas importantes que você pode começar a aprender desde já para facilitar a dinâmica de morar sozinha e evitar gastos um tanto quanto supérfluos, como pagar alguém para limpar a casa ou para fazer uma instalação. 

Aproveite os descontos do Promobit

Seja qual for a sua necessidade de compra para morar sozinha, saiba que o Promobit está aqui para te ajudar e vai mostrar as melhores e mais seguras opções de compra para você, com a garantia do preço baixo. Aqui reunimos as melhores promoções de eletrodomésticos e promoções de móveis e decoração para você comprar o essencial para sua casa ou apartamento pagando barato. 


Se você quiser pagar ainda mais barato pelas suas compras, não se esqueça de utilizar um cupom Americanas, cupom Submarino ou cupom Amazon!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!