Take a fresh look at your lifestyle.

Vou morar sozinho: como montar e decorar uma kitnet?

Planejamento do espaço e escolher apenas o essencial são dicas fundamentais para quem vai mobiliar e decorar uma kitnet.

Com bom preço e localização, as kitnets são uma ótima opção para quem mora sozinho e casais sem filhos. No entanto, seus poucos metros quadrados e nenhuma divisão são uma dor de cabeça na hora de mobiliar e decorar o imóvel. A notícia boa é que com um bom planejamento, é possível tornar o ambiente agradável, organizado e  aconchegante e com o Promobit, você nem vai pagar tão caro por isso.

Leia também:

Planejamento do espaço

Na hora de decorar uma kitnet, é possível fazer diversas configurações de espaço e combinações de móveis, eletrodomésticos e itens de decoração. Tudo vai depender da sua necessidade e, claro, da planta do apartamento. É possível encontrar kitnets quadradas, retangulares, com balcão separando a cozinha, ou praticamente com dois ambientes.

Para fazer o planejamento do espaço, também é importante verificar a presença de colunas, pilares e outros elementos arquitetônicos aparentes, pois eles vão interferir nos rumos que a decoração irá tomar.

Se conhecer o espaço útil é o primeiro passo, o segundo é avaliar suas necessidades e expectativas com o novo lar. Devido a metragem reduzida, dificilmente será possível ter exatamente tudo que gostaria, então, comece um processo de priorização. O que você mais precisa? Um espaço para trabalho, receber amigos, fazer refeições, relaxar e assistir à TV ou outra função?

O grande desafio de decorar a kitnet é conseguir que todos os ambientes desejados caibam no espaço reduzido. É importante que haja separação entre os ambientes, mas isso não significa paredes ou cortinas, mas elementos que façam essa separação ou marcação.

kitnet-cama-suspensa

Como criar ambientes na kitnet?

Se já estiver na kitnet, uma dica é usar uma fita crepe para literalmente desenhar os ambientes dentro do espaço. Também existem muitos aplicativos que conseguem realizar desenhos 3D de como o espaço ficará com os elementos.

PromoDica especial: comece a planejar a configuração do espaço da kitnet posicionando o do quarto (aqui pode ser apenas a cama) em local oposto ao banheiro e a cozinha.

Agora entra a criatividade de quem irá fazer a decoração, pensar em como irá encaixar os ambientes no espaço disponível, criando uma separação visual entre eles. A palavra chave aqui é aproveitamento de espaço, que pode ser tanto horizontal, utilizando elementos arquitetônicos e pequenos espaços, ou vertical, optando por prateleiras ou camas elevadas.

Uma cama com cabeceira alta de costas para o sofá, por exemplo, ajuda a separar os espaços para dormir e para trabalhar. Outra alternativa são elementos que possuem dupla função, como uma mesa utilizada para refeições para trabalho (nesse caso posicionada entre ambientes).

Aproveite nossas:

Escolha dos móveis

Duas dicas importantes na hora de comprar os móveis são: ter apenas o essencial e preferir um móvel grande a muitos pequenos. Por exemplo, se você costuma receber pessoas em casa e deseja um sofá, é melhor um modelo de três lugares do que duas poltronas e um banquinho. Isso porque quanto mais elementos, maior a sensação de falta de espaço.

Comece o planejamento da compra dos móveis pelos elementos maiores (cama, sofá, mesa, guarda-roupa, balcão, armários), sempre focando no essencial para você. Se você prioriza conforto, não adianta comprar um sofá-cama apenas para aproveitar melhor o espaço.

No caso dos móveis, o design faz toda a diferença. Na hora de escolher a cama, por exemplo, se deseja usar a cabeceira como elemento de separação de ambientes, opte por um modelo com pés e cabeceira. Caso não, a compra da cama box é mais indicado, pois ocupa menos espaço.

Tenha um cuidado extra com as portas de armários e guarda-roupas, pois devido ao pouco espaço, nem sempre é possível manter a distância recomendada (60 cm) entre os móveis e o movimento de abertura pode ser prejudicado. Portas de correr são mais interessantes para quem mora em kitnet.

Móveis que se complementam são uma boa saída, principalmente aqueles com dupla função e/ou que ajudam a criar novos ambientes aproveitando o mesmo espaço. Cama suspensa ou bom com baú e escrivaninhas com estante são exemplos interessantes dessa capacidade. Tenha também itens que podem mudar de função de acordo com a necessidade, como uso de um banquinho como mesa lateral ou de cabeceira, pois em caso de necessidade, ele pode voltar a sua função de origem.

Depois dos móveis maiores, foque naqueles que possam ajudar a separar ambientes. Estantes vazadas e armários baixos sempre cumprem muito bem a função, pois criam a separação, mantendo a sensação de amplitude. Uma pequena estante entre a cama e o sofá já faz uma diferença gigantesca no ambiente.

Aproveite nossas:

Escolha dos eletrodomésticos

Na hora de comprar eletrodomésticos, vale aqui a mesma regra dos móveis, pensando no que é essencial e começando pelos equipamentos maiores: nesse caso, a geladeira. Uma dica é dar preferência para modelos que sejam mais “finos” e altos. Já para lavar as roupas, se possível, opte por uma lava e seca, pois além de ser mais prática, não precisará dedicar espaço para secagem das roupas. Como têm modelos muito bonitos, não é preciso nem mesmo um cantinho para a lavanderia.

Outra opção que pode ajudar a economizar espaço é o uso de cooktop no lugar do fogão, pois isso libera espaço para ter mais armários na cozinha. Você ainda pode ter um forno elétrico pequeno na parede ou sobre o balcão. Ainda na cozinha, gastos que fazem toda a diferença são depurador e airfryer, já que enfumaçar o apartamento ou deixá-lo engordurado é muito simples.

Como decorar a kitnet?

Vamos começar com a pintura. Sempre use branco ou cores claras, pois dão a sensação de que o ambiente é maior. Para não ficar uma decoração muito monótona, aposte no uso de objetos e detalhes com cores marcantes ou escuras para quebrar a brancura de todo o espaço.

Quando não há muito espaço horizontal, a saída é vertical, por isso, quadros pendentes com plantas e prateleiras (que também podem ser aproveitadas para guardar objetos) são uma boa aposta na hora de decorar a casa. Apenas tenha cuidado para não exagerar, pois quanto mais objetos, maior a sensação de que o ambiente é apertado.


Após montar e decorar sua kitnet, aproveite as nossas promoções de utensílios domésticos. Fique atento também aos cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Casas Bahia.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!