Promobit
Guia de compras

Macbook barato? Macbook Air M1 possui o melhor custo-benefício

Os notebooks da Apple não possuem preço acessível, mas caso já tenha chegado ao patamar de preço, saiba qual pode ser mais vantajoso.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

5 de out de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Existe um Macbook barato? A resposta é que não para modelos novos, porém existem opções de macbooks que são mais vantajosos que outras quando falamos em custo-benefício. Como acontece com o Macbook Air M1, um notebook premium com preço próximo ao de alternativas topo de linha de outras fabricantes como o Dell XPS 13 ou o Galaxy S Book da Samsung, mas com algumas especificações superiores.

Entenda os motivos que fazem o Macbook Air M1 um bom custo-benefício para quem precisa de uma máquina excelente e capaz de acompanhá-lo por muitos anos.

Primeiramente, o que seria um Macbook com bom custo-benefício? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Infelizmente não existe nenhum computador da Apple com preço que possa ser considerado acessível, assim como fica impossível recomendar o MacBook Pro com as melhores configurações como uma opção que valha o preço. Ao menos que o valor pedido que parte dos 17 mil reais esteja dentro do seu orçamento. 

Entretanto, o MacBook Air com processador M1 desenvolvido pela Apple pode até não ser um macbook barato, mas apresenta muitas das virtudes do Macbook Pro com preço que pode chegar a ser menos da metade do valor do modelo Pro. Inclusive o Macbook Air M1 já esteve disponível aqui no Promobit por R$6.900. Valor elevado, mas competitivo em relação a outros notebooks premium com Windows e processadores Intel ou AMD.

Motivos que fazem do Macbook Air M1 um bom custo-benefício. 

Indiscutivelmente o Macbook M1 possui um design bastante sofisticado, mas não só, pois além de elegante, compacto e fino, o notebook da Apple é robusto graças a sua construção em alumínio. Outro bom benefício do aparelho é seu touchpad que apresenta sensibilidade ao clique em toda a sua superfície e diferentes tipos de cliques por sensibilidade.

Aspectos que já eram muito bons e que permanecem no Macbook Ai M1 são a tela retina com alto nível de brilho que chega a 500 Nits,  alcance amplo na escala de cores, superando em 25% a escala RGB de cores. Assim com o teclado retroiluminado com conforto no toque em cada tecla.

A bateria também foi aperfeiçoada e, segundo a Apple, proporciona até 18 horas fora da tomada. A autonomia energética melhorou bastante graças aos processados M1 desenvolvidos pela própria Apple e que usam a energia com mais eficiência, mas os benefícios do M1 vão além.

Chip Apple M1

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os processadores das Apple usam uma arquitetura diferente que os chips da Intel e AMD e, ao invés da X86, possui a arquitetura ARM. Simplificando a história, por ser uma arquitetura diferente, programas possuem suporte aos chips M1, rodando de forma muito mais rápida e fluida, com o nível máximo de suas funções e recursos, tudo isso consumindo menos energia.

Embora raro de acontecer, é possível que alguns programas não adaptados à nova arquitetura rodam um pouco mais lentos, ou sem todas as funções, mas esses casos estão cada vez mais difíceis de serem encontrados. Em resumo, a Apple afirma que seu novo processador é até 3,5 vezes mais rápido, além de possibilitar uma refrigeração totalmente passiva, sem ventoinha e mais silenciosa.

Macbook Air M1 não é só alegria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sim, embora não seja um macbook barato, os elogios ao Macbook Air M1 já foram destacados, mas não existe produto perfeito e não seria o notebook da Apple o primeiro a quebrar a regra. Começando pelo sistema de refrigeração passiva que, se por um lado deixa o Macbook bastante silencioso, por outro faz com que o computador esquente consideravelmente e em momentos mais extremos.

Outra questão que muitos consumidores só vão levar em conta após estarem com seu Macbook em mãos é a quantidade pequena de conexões, já o Macbook Air possui apenas duas portas USB-C (Thunderbolt), logo comprar um adaptador será realidade para maioria dos usuários. E não custa lembrar que é impossível fazer upgrades nos notebooks da Apple, caso as opções que tenha optado sejam insuficientes para a sua rotina futura.

Ficha técnica Macbook Air M1

TelaRetina IPS 13,3”, QuadHD
ProcessadorApple M11
GPUIntegrada – 8 núcleos
RAM8 / 16 GB
Armazenamento256GB / 515GB / 1 TB / 2 TB
BateriaPolímero de lítio 49,9 Wh, Adaptador de energia USB-C de 30W
Peso1,29 Kg
Portas2 USB-C (Thunderbolt)
ConectividadeWi-Fi 6, Bluetooth 5.0

Aproveita que já passou por aqui e confere as novidades em notebooks. Compre seu notebook com desconto utilizando um cupom de desconto da KaBuM!