Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Luz branca ou luz amarela: como escolher a iluminação dos ambientes?

Descubra como deixar sua casa mais aconchegante ou mais funcional somente utilizando o tipo certo de iluminação

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

25 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

A iluminação faz muita diferença nos ambientes, afinal, ela pode mudar totalmente o clima e até facilitar algumas tarefas. Além das questões estéticas e de decoração que envolvem o gosto pessoal de cada um, existe uma recomendação sobre qual tipo de iluminação é mais adequada para realizar as atividades naquele espaço. Mas você sabe quando usar a luz branca ou luz amarela?

Para evitar cometer erros na hora de escolher as lâmpadas de sua casa, confira um guia sobre quando optar por cada uma e como deixar a sua casa mais aconchegante e funcional na medida certa.

Luz branca ou luz amarela: quando usar cada uma

Antes de tudo, precisamos entender que a escolha da luz branca ou luz amarela depende muito do gosto pessoal. Mas cada uma possui características que podem mudar completamente a atmosfera do ambiente. 

Algumas opiniões populares acabam influenciando na hora de escolher a iluminação como, por exemplo, um tipo iluminar mais que o outro. São as sensações que são diferentes, portanto, a luz amarela não é menos eficaz que a branca. Outra coisa que sempre gera debates, mas que não faz sentido na prática, é que a luz amarela consome mais energia. O que vai fazer diferença na conta de luz no final do mês é a tecnologia da lâmpada e não necessariamente a sua cor. Dito isso, vamos às indicações para uma melhor aproveitamento da luz branca ou luz amarela.

Luz Branca

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cozinha iluminada com luz branca

A luz branca, também conhecida como luz fria, é indicada para ambientes que exigem mais foco e atenção. É importante mencionar que a temperatura da luz não quer dizer que ela vai esfriar (ou esquentar) literalmente o ambiente, e sim sobre a temperatura da cor. A claridade da luz branca costuma despertar a visão das pessoas, proporcionando mais concentração em determinadas atividades.

Por esse motivo, a luz fria é indicada para áreas que  geralmente precisam de mais visibilidade e agitação para realizar as tarefas. A luz branca proporciona uma melhor visualização das cores e texturas dos alimentos e objetos, permite ler com maior facilidade e favorece a realização de outras atividades. Mas também é mais cansativa para os olhos e ficar exposta por muito tempo pode acabar gerando desconforto. Esse tipo também é o melhor para tirar fotos e gravar vídeos, por proporcionar mais nitidez. 

Melhores locais para luzbranca

  • Cozinha
  • Banheiro
  • Área de serviço ou lavanderia
  • Escritório ou espaço de estudos

Luz Amarela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Sala de estar com luz amarela

A luz amarela é conhecida como luz quente e promove a sensação de conforto e aconchego para os espaços. Seus tons podem ser puxados para o dourado ou bege claro e não cansa tanto os olhos como a luz fria. Por esse motivo é indicada para aqueles locais que você passa um tempo relaxando depois de um dia cheio ou para socializar, por deixar o ambiente e as pessoas mais à vontade. Também provoca mais sonolência e sensação de repouso.

Outra utilidade muito comum da luz amarela é destacar determinados pontos ou objetos na decoração. A luz amarela consegue transmitir uma sensação de sofisticação e elegância, se utilizada da forma correta, por isso é usual para evidenciar o cenário.

Melhores locais para luz amarela
  • Quarto
  • Sala de jantar
  • Áreas de lazer
  • Varandas e áreas externas de socialização
  • Sala de estar ou televisão.

Luz neutra

A luz neutra é a melhor indicação para quem quer o meio termo entre a luz branca ou luz amarela. A tonalidade neutra permite maior versatilidade para a realização de atividades sem comprometer o rendimento e nem a visão. Este tipo de iluminação é muito utilizada em ambientes ou cômodos muito grandes, salas de reunião e tem ganhando cada vez mais espaço nas residências como iluminação geral do espaço. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Esquema com a diferença das três tonalidades de luz

Incorporando na decoração

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Ambiente com vários tipos de iluminação incorporam a decoração

A sua casa pode ficar muito mais elegante e moderna se utilizar combinações de iluminação com as duas temperaturas de luz. É muito comum colocar uma cor na luminosidade geral e incrementar com outros equipamentos. Assim, você consegue destacar determinadas áreas ou fazer um jogo de luzes para deixar o ambiente mais confortável para cada situação, caso seja um cômodo mais utilitário. 

Alguns exemplos de objetos que ajudam a mesclar os dois tipos de iluminação são abajures, luminárias de mesa, spots, arandelas, fitas de led, luminárias pendentes e trilho com spots. Imagine que você goste da iluminação branca, mas tem vários quadros e objetos de decoração espalhados pela sala ou tem aquele cantinho que não gosta muito e quer esconder. É possível colocar uma luz branca no teto e complementar com pontos de luz amarela que vão dar destaque para essas partes. O legal é que dá para deixar sua casa do seu jeitinho explorando as possibilidades.

Lâmpada inteligente pode ser uma solução interessante

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora se você é o tipo de pessoa que gosta de um ambiente sem muito esforço para adequar o clima ao seu momento, as lâmpadas inteligentes podem ser uma excelente alternativa. As lâmpadas inteligentes podem ser utilizadas em qualquer cômodo ou equipamento e proporcionam mais praticidade.

A maioria dos modelos possuem configurações para luz branca ou amarela, luz neutra e até luzes coloridas. Você também pode regular a intensidade e tudo pode ser controlado por meio de aplicativos de celular ou pelas assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente. Sem contar que as tecnologias das lâmpadas inteligentes não consomem tanta energia e a durabilidade é maior que as lâmpadas incandescentes, sendo um ótimo custo-benefício. 

E não é muito difícil encontrar vários tipos de lâmpadas inteligentes disponíveis. Aqui no Promobit já apareceu lâmpada inteligente LED com controle remoto por apenas R$9,95 na modalidade de compra internacional. A Positivo possui alguns bons modelos e já apareceu entre as promoções do Promobit por R$29,90.

Confira: Lâmpada inteligente: como ela pode ajudar no seu dia a dia


Fique de olho nas promoções de produtos para casa inteligente aqui no Promobit. Utilize os cupons Amazon e cupons Casa&Vídeo para reduzir ainda mais o preço de suas compras.