Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é cachepot e como usar em sua casa?

Utensílio é muito versátil e pode dar uma cara nova para a decoração de uma maneira bem simples

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

13 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Se você é mãe/pai de planta e gosta de jardinagem e decoração, já deve ter ouvido falar dos cachepots. Os utensílios podem ser feitos de vários materiais e são muito versáteis para deixar o ambiente mais bonito e valorizar suas plantinhas. Mas também pode ser utilizado na organização da casa para guardar objetos no escritório, na cozinha, no quarto e muitas outras possibilidades usando a criatividade. Por isso, hoje vamos saber o que é cachepot e como você pode incorporar na decoração da sua casa.

O que é cachepot?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Cachepot é uma palavra derivada do idioma francês e pode ser entendida em uma tradução literal como “esconder o vaso”. Daí já dá para decifrar sua utilidade. O utensílio é muito utilizado na decoração por conta do estilo variado de modelos que servem para dar um charme para aquele vasinho de plantas sem graça. 

Ele é semelhante a um vaso de plantas comum, mas sem os furos na parte de baixo. Por esse motivo ele não é indicado para o plantio. Como não há para onde a água escorrer, pode facilmente levar ao apodrecimento das raízes. São ótimas opções para colocar o vaso simples dentro para dar uma nova cara ao ambiente sem que haja a necessidade de trocar a planta de recipiente, mas sua utilidade vai além das plantas. Também pode servir para guardar diversos tipos de objetos em outros cômodos como porta lápis, talheres, itens pequenos que ficam espalhados pela casa e até mesmo na decoração de festa.

Tipos de cachepot

Por ser um objeto extremamente versátil, é muito fácil encontrar cachepots de diversos tamanhos, diferentes tipos de materiais e modelos variados. Por isso na hora da escolha de um cachepot, o que manda é o que combina mais com sua casa e seu estilo. Conheça alguns dos tipos mais comuns encontrados no mercado.

Cachepot de cerâmica

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cachepot de cerâmica

A cerâmica é um tipo de material bonito e elegante por si só e por isso é muito utilizado na fabricação de cachepots. Você pode optar por um modelo liso ou com diferentes tipos de textura e cores para decorar sua casa. Também é uma ótima opção para usar até mesmo sem nada como decoração de festas ou móveis.

Cachepot de madeira

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cachepo pequeno de madeira

Além de ser muito resistente, a madeira é um material extremamente versátil que combina tanto com estilo mais moderno, quanto mais rústico. Os cachepots de madeira são ótimos para ambientes externos por serem resistentes à chuva, por exemplo, principalmente se tiver algumas frestas que facilitam o escoamento da água e evite que a madeira apodreça.

Cachepot de MDF

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cachepo de MDF é muito fácil de personalizar

Essa é uma opção mais barata para a madeira, porém são bem menos resistentes. Os cachepots de MDF geralmente são lisos ou com detalhes estampados para compor a decoração.

Cachepot de vidro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro material bastante versátil é o vidro. Você pode optar por cachepots de vidro liso e colocar pedras, bolinhas de argila expandida, terra ou casca de pinus ao seu redor para esconder o vaso. Além disso, é possível encontrar modelos mais adornados e com diferentes detalhes em sua construção ou cores que conferem ainda mais beleza para os recipientes. Até mesmo se tiver um aquário em casa que não utiliza mais é possível transformar em um cachepot de vidro. 

Cachepot de papel

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cachepot de papel pode ser personalizado com o tema da festa

Esse é o tipo mais frágil e temporário de cachepot. Por isso, o material é muito usado na decoração de festas como lembrancinhas para os convidados ou para acomodar as plantas usadas como centro de mesa.

Cachepot de palha

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cachepo de palha usado na decoração

O cachepot de palha é lindo, simples e charmoso para plantas com flores. A palha dá um toque rústico, é muito resistente e combina facilmente com vários locais. Colocar um cachepot com tamanho maior em seu banheiro para acomodar papel higiênico ou toalhas é uma excelente idéia, por exemplo.

Cachepot de cimento

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cachepo de cimento personalizado

O cachepot de cimento é um dos mais pesados, portanto é preciso cuidado ao mudar de lugar. Se você optar por um modelo grande, pode colocar uma base para dar destaque para o recipiente ou rodinhas para facilitar o deslocamento. Outra possibilidade é decorar com tintas e texturas para ficar ainda mais com sua cara.

Dê asas á imaginação e mão na massa

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cachepot feito com crochê

Por ser um recipiente para guardar objetos e esconder vasos de plantas, praticamente qualquer coisa pode virar um cachepot. Além de ajudar o meio ambiente dando uma nova vida a materiais que iam para o lixo, fazer o seu próprio cachepot pode ser um bom passatempo e ainda ajuda a economizar.

Alguns exemplos de materiais que podem servir para fazer cachepot são papelão, tecido, cordas de sisal, potes e embalagens sem utilidades, EVA e tudo mais que sua imaginação permitir. Usando tintas e muita criatividade é possível fazer uma peça única para sua decoração. A personalização permite ainda uma infinidade de tamanhos e formatos para ser utilizados em prateleiras, móveis ou até mesmo suspenso por cordas.

Alguns cuidados para cuidar do seu cachepot

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Observe os materiais

Para garantir maior duração da sua peça, fique de olho nos materiais e a melhor forma de utilizá-los em sua casa. Por exemplo, um cachepot de cimento fica lindo apoiado em uma base de madeira, mas pode não ser uma boa ideia para deixar suspenso. Assim como o de papel pode durar muito pouco no banheiro ou cozinha.

Evite plantar diretamente no cachepot

Como já dissemos antes, plantas no cachepot podem ter as raízes apodrecidas muito rápido pela falta de escoamento e acabar morrendo. Não é proibido plantar, mas tenha em mente que os cuidados com a rega serão bem maiores e você terá que ficar sempre de olho.

Não deixe acumular água

Esse é um ponto muito importante, pois assim como os pratinhos embaixo dos vasos, os cachepots também acumulam água no fundo. Fique sempre de olho e jogue a água acumulada fora para evitar que vire um foco da proliferação dos mosquitos da dengue.


Aqui no Promobit você encontra os melhores preços em itens de decoração e ferramentas de jardinagem. Aproveite os cupons Leroy Merlin e cupons Extra para reduzir ainda mais o preço das suas compras.