Take a fresh look at your lifestyle.

Fuê de alumínio ou silicone: qual o mais indicado para receitas?

Para mandar bem nas receitas em casa, conheça os tipos de fuê, para que serve cada um e qual o mais indicado entre fuê de alumínio ou silicone.

Fuê, fouet, batedor de ovos, batedor de claras… Todos esses nomes podem ser utilizados para nos referirmos a um só produto e não há dúvidas de que ele é único na cozinha, se tornando indispensável para profissionais e entusiastas de bons pratos. Isso tanto é verdade que, se você gosta de cozinhar, chega o momento do: “preciso de um fuê para melhorar o ponto disso aqui”. E então, surge a dúvida: para comprar, é melhor um fuê de alumínio ou silicone? É essa pergunta que responderemos agora.  

Quer receber avisos sempre que aparecer Fouet em promoção?

Para que serve o fuê nas receitas? 

Antes de mais nada, é importante pensar na estrutura do fuê: ele é um batedor com arames presos a um cabo em que, entre eles, é permitida a passagem do ar. Por conta desse formato, o fuê é principalmente utilizado para incorporar ar às misturas, deixá-las homogêneas e lisas. Por isso, ele é essencial para o preparo de merengue suíço, chantilly e claras em neve, por exemplo (se você não quiser usar a batedeira). 

Para fazer omeletes, o fuê também é muito utilizado, pois fará as claras “renderem” (você já reparou que é muito mais fácil (e comum), misturarmos a gema com a clara com um garfo, ao invés de utilizar uma colher? – é justamente pq o garfo tem fendas para a passagem do ar). Esse utensílio também é útil em cremes, molhos, suflês e outras receitas. O importante, quando você quiser fazer a sua versão de um prato, é ver os produtos que a pessoa utilizou para prepará-lo (fuê, espátula) e reparar se ele é necessário ou não. 

Leia também: 

Quais são os tipos de fuê? 

Imagem: Dani Noce

Apesar de ser um equipamento visualmente simples, o fuê pode ter vários formatos e funções. O fuê clássico é bom para massas de bolo, claras em neve e chantilly; muito parecido com o clássico, mas com os arames mais compridos, é o fuê de molho, autoexplicativo e ideal para cremes. Há ainda o fuê bola, que possui uma bola dentro dos arames normais da peça e é usado para remover pelotas indesejadas das massas e o fuê plano, com uma mola na ponta, ideal para receitas menos volumosas e omeletes; e por fim, você encontra o fuê de emulsão, usado para que receitas já prontas criem volume. 

Fuê de alumínio ou silicone: qual escolher? 

É complicado dizer que o ideal seria ter um fuê de alumínio (aço inox) e outro de silicone? Para o seu bolso talvez essa não seja a melhor opção, mas é a verdade e vamos explicar porquê. Os fuês de inox duram mais do que os de silicone e não enferrujam, além de serem mais resistentes. Contudo, fuês de silicone ou nylon são os mais indicados para misturas leves e receitas que sejam preparadas em panelas ou materiais antiaderentes. 

Além do material do arame, preste atenção também no cabo: o ideal são alças de silicone ou emborrachadas, para que o fuê não fique escorregadio. Procure ainda um fuê que tenha cabo longo (para que não venha muito calor do fogo nas suas mãos se o preparo for no fogão) e não seja muito pesado para não cansar. 

E, bem, se tiver que escolher entre um fuê de alumínio (inox) ou silicone, prefira o de inox, pois ele vai durar mais. 


Para comprar um fuê barato, aproveite nossas promoções de utensílios de cozinha! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino dá para economizar ainda mais!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!