Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Fuê de alumínio ou silicone: qual o mais indicado para receitas?

Para mandar bem nas receitas em casa, conheça os tipos de fuê, para que serve cada um e qual o mais indicado entre fuê de alumínio ou silicone.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

11 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Fuê, fouet, batedor de ovos, batedor de claras… Todos esses nomes podem ser utilizados para nos referirmos a um só produto e não há dúvidas de que ele é único na cozinha, se tornando indispensável para profissionais e entusiastas de bons pratos. Isso tanto é verdade que, se você gosta de cozinhar, chega o momento do: “preciso de um fuê para melhorar o ponto disso aqui”. E então, surge a dúvida: para comprar, é melhor um fuê de alumínio ou silicone? É essa pergunta que responderemos agora.  

Para que serve o fuê nas receitas? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Antes de mais nada, é importante pensar na estrutura do fuê: ele é um batedor com arames presos a um cabo em que, entre eles, é permitida a passagem do ar. Por conta desse formato, o fuê é principalmente utilizado para incorporar ar às misturas, deixá-las homogêneas e lisas. Por isso, ele é essencial para o preparo de merengue suíço, chantilly e claras em neve, por exemplo (se você não quiser usar a batedeira). 

Para fazer omeletes, o fuê também é muito utilizado, pois fará as claras “renderem” (você já reparou que é muito mais fácil (e comum), misturarmos a gema com a clara com um garfo, ao invés de utilizar uma colher? – é justamente pq o garfo tem fendas para a passagem do ar). Esse utensílio também é útil em cremes, molhos, suflês e outras receitas. O importante, quando você quiser fazer a sua versão de um prato, é ver os produtos que a pessoa utilizou para prepará-lo (fuê, espátula) e reparar se ele é necessário ou não. 

Quais são os tipos de fuê? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Imagem: Dani Noce

Apesar de ser um equipamento visualmente simples, o fuê pode ter vários formatos e funções. O fuê clássico é bom para massas de bolo, claras em neve e chantilly; muito parecido com o clássico, mas com os arames mais compridos, é o fuê de molho, autoexplicativo e ideal para cremes. Há ainda o fuê bola, que possui uma bola dentro dos arames normais da peça e é usado para remover pelotas indesejadas das massas e o fuê plano, com uma mola na ponta, ideal para receitas menos volumosas e omeletes; e por fim, você encontra o fuê de emulsão, usado para que receitas já prontas criem volume. 

Fuê de alumínio ou silicone: qual escolher? 

É complicado dizer que o ideal seria ter um fuê de alumínio (aço inox) e outro de silicone? Para o seu bolso talvez essa não seja a melhor opção, mas é a verdade e vamos explicar porquê. Os fuês de inox duram mais do que os de silicone e não enferrujam, além de serem mais resistentes. Contudo, fuês de silicone ou nylon são os mais indicados para misturas leves e receitas que sejam preparadas em panelas ou materiais antiaderentes. 

Além do material do arame, preste atenção também no cabo: o ideal são alças de silicone ou emborrachadas, para que o fuê não fique escorregadio. Procure ainda um fuê que tenha cabo longo (para que não venha muito calor do fogo nas suas mãos se o preparo for no fogão) e não seja muito pesado para não cansar. 

E, bem, se tiver que escolher entre um fuê de alumínio (inox) ou silicone, prefira o de inox, pois ele vai durar mais. 


Para comprar um fuê barato, aproveite nossas promoções de utensílios de cozinha! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino dá para economizar ainda mais!