Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Fralda de pano: como funciona e por que você deve usá-la no seu bebê

Optar por usar fralda de pano no seu bebê é uma prática mais sustentável e saudável para ele. Entenda por que e como esse item funciona.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

24 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Pensando em iniciativas mais sustentáveis na hora de trocar o bebê quando ele faz xixi ou cocô, já falamos das fraldas da Herbia Baby, que são descartáveis, mas feitas a partir da batata e do milho, matérias-primas vegetais. Porém, outra opção é usar a fralda de pano, lavável e reutilizável. Por isso, neste artigo vamos detalhar quais são os modelos deste tipo de fralda e as vantagens de utilizá-la. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de fralda da internet!

O que é a fralda de pano?

A fralda de pano era muito utilizada antigamente, mas perdeu espaço com o surgimento das descartáveis, de fato muito mais práticas. Porém, o assunto tem voltado a tona porque aos poucos as pessoas estão se interessando por práticas ligadas à sustentabilidade. Esse tipo de fralda geralmente é de algodão ou algodão misturado com forro plástico e dependendo do modelo, pode ser levada à máquina de lavar. Como é esperado, elas podem ser limpas e utilizadas novamente pela criança, sem ter que imediatamente jogar a fralda fora na hora da troca. 

Modelos de fralda de pano

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As fraldas de pano também são divididas entre diurnas e noturnas e podem ter tamanhos diferentes, mas a maioria ou tem velcro ou botões e acaba se tornando regulável, para você ir abrindo as fraldas conforme o bebê fica maior. Elas também são bastante coloridas e há opções estampadas, ótimas para deixar o bebê sem roupa no verão. 

Existem os modelos chamados pocket, que vêm com um bolso em que pode ser inserido um absorvente de pano para ajudar na absorção (fraldas desse tipo podem vir com dois panos absorventes no kit). E também há os modelos em que há capas para serem colocadas por cima do pano absorvente, que por si só já tem o formato de uma fralda. Por último, há um modelo chamado calça enxuta, que tem um forro de plástico e, por isso, deve ser lavado à mão e ficar longe da máquina de lavar. 

Vantagens da fralda de pano

  • A produção de lixo utilizando fraldas de pano é muito menor, logo o impacto ambiental delas também; 
  • Como o contato com materiais sintéticos se torna menor ao utilizar a fralda de pano, o risco de o bebê ter alergias diminui; 
  • A fralda de pano dá menos assaduras, pois a pele do bebê ficará apenas em contato com um tecido natural, que é o algodão, dependendo do modelo que você escolher; 
  • Quando o bebê está com uma fralda de pano, a pele dele ventila melhor; 
  • Uma fralda de pano pode ser usada até 300x diferentes. 

Desvantagens da fralda de pano:

  • É necessário lavar as fraldas de pano e essa não é uma tarefa simples, pelo menos no começo; 
  • As fraldas de pano têm custo alto (podem chegar a custar R$80), então o investimento inicial vai ser grande, pois um bebê recém-nascido pode usar até 10 fraldas por dia;

Como lavar uma fralda de pano?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É necessário fazer a lavagem da fralda de pano inclusive antes de começar a utilizá-la. Logo depois que você comprá-la, é recomendado que lave a capa e os absorventes (ou a calça enxuta) duas ou três vezes antes de começar a colocá-la no bebê, sem o uso de sabão. Isso é o que vai garantir a absorção do material e evitar vazamentos. 

Além disso, depois, quando começar a usar as fraldas na criança, deverá lavar os panos absorventes. Não se deve deixá-los de molho na máquina nem utilizar amaciantes ou aditivos. É necessário escolher o ciclo mais longo da máquina e deixar que a água cubra as fraldas a serem lavadas com pelo menos quatro dedos de distância. Quando você quiser lavar a capa, utilize sempre água fria. 

Dicas para começar a introduzir o uso da fralda de pano no seu bebê

Sabemos que o uso da fralda de pano se torna bastante complicado se não há o pai ou a mãe ali com a criança a maior parte do tempo para trocá-la, fazer as limpezas e as lavagens. Por isso, nossa dica é misturar: tenha fraldas descartáveis para quando a criança esteja fora de casa, mas utilize as fraldas de pano quando houver mais tempo para cuidar dos processos que citamos ao longo do texto. Para limpar o bebê com menos impacto, também é possível lavar o bumbum com água corrente. 


Agora que você já sabe tudo sobre as fraldas de pano, não esqueça de aproveitar nossas promoções de fraldas, promoções de lenços umedecidos e utilizar um cupom Americanas para a sua compra ficar mais barata!