Campanha Choice Aliexpress - Abril 2024
Promobit
Guias de Compra

Escova de dente para bebê: saiba como escolher

A saúde bucal dos pequenos pode gerar diversas dúvidas nos pais e cuidadores. Veja qual a escova de dente ideal para bebê no texto de hoje.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

6 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

O hábito de escovar os dentes se torna concreto na vida adulta, mas quando ele deve começar? Alguns dentistas e pediatras recomendam a limpeza bucal desde os primeiros dias de vida, mas como escolher uma escova de dente para bebê? Afinal, nem dentes os pequenos têm nos primeiros meses. 

Qual a importância de escovar o dente do bebê?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de o bebê não contar com os dentinhos propriamente ditos após nascer, ele já utiliza a boca para se alimentar. Seja do leite materno ou da fórmula, gorduras e outros itens da composição do alimento líquido permanecem na boca do pequeno, se acumulando nas bochechas, língua e céu da boca dando maior propensão para a proliferação de bactérias. Ao fazer a limpeza da boca do bebê desde cedo, a saúde da gengiva permanece e doenças como estomatite e feridas ou inflamações na região da garganta e boca são evitadas segundo especialistas. 

Já após a introdução alimentar é ainda mais importante fazer uma higienização periódica e quando os dentinhos começarem a aparecer. Mas calma que você não precisa ensinar seu baby a cuspir a pasta de dentes antes mesmo de dizer “gugudada”.

Qual a melhor escova de dente para bebê e como fazer a escovação?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sem dentinhos

A escova de dente para bebê nos primeiros dias de vida não precisa ser nada complexo, afinal o que será necessário retirar são restos líquidos. Para bebês que só tomam leite e ainda não contam com nenhum dente, os médicos da área recomendam higienizar a boca do pequeno com uma gaze descartável úmida. 

O procedimento é fácil e rápido, basta higienizar sua mão corretamente, umedecer a gaze descartável em água filtrada e passar levemente na língua, bochechas e céu da boca. Algumas vezes na semana é o suficiente para manter a boca limpa. Busque fazer o mesmo procedimento sempre que seu bebê ingerir remédio via oral. 

Algumas pessoas gostam de utilizar a dedeira nos bebês que começam a sentir coceira na gengiva, pois além de ajudar a descolar o leite das extremidades da boca ajudam na coceirinha, mas tem pouca efetividade em retirar os resquícios de leite da boca já que não “pegam” como a gaze apenas descolam. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com dentinhos

Quando os pontinhos brancos começam a rasgar a gengiva do baby, deixando aquele sorriso banguela bem mais charmoso, a escova de dente com cerdas para bebê se faz necessária. Neste momento o modelo é muito importante para que não machuque a criança, por isso prefira as escovas com cabeça bem pequena e cerdas bem macias. Já é possível encontrar no mercado escovas com freio no corpo, para evitar que acidentalmente a escova entre muito na boca e machuque em algum movimento espontâneo do bebê. 

Se o bebê ainda não se alimenta de sólidos, passar a escova úmida é suficiente, segundo alguns especialistas. Já para os que comem pode ser incluído o creme dental sem flúor, a quantidade recomendada é um grão de arroz apenas e movimentos leves. 

Quando o bebê conta com o controle da garganta, aprendendo a cuspir a água da escovação, a pasta de dente com flúor pode ser introduzida na rotina. Importante ressaltar que em todos os momentos a supervisão dos responsáveis é importante, já que as crianças mesmo que escovem seus dentes sozinha, a escovação pode não ser tão efetiva quanto o recomendável, precisando de orientação ou ajuda de maiores de idade com maior controle motor.

Dicas importantes para escolher a escova de dente do seu bebê:

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma dica importante é sempre consultar a idade indicativa dos produtos no rótulo, desta maneira é possível ter uma noção da maciez da escova por exemplo. Para os bebês, quanto menor, melhor a escovação, e cabos compridos ajudam os pais a ter maior controle e precisão nos momentos de escovação.

Se seu bebê estiver relutando no momento da escovação, uma boa maneira de conseguir é fazer o processo com ele em frente ao espelho para que ele observe o que está acontecendo, e tenha muita paciência.

Por fim, mas não menos importante, a escovação é tão importante após tomar medicamentos como antibióticos ou broncodilatadores, quanto após as refeições, pois estes tendem a danificar os dentes com o passar do tempo. 


Quer economizar na compra para os pequenos, fique de olho nas promoções para bebês e crianças aqui do Promobit. Adicione o cupom Amazon ou o cupom Americanas ao seu carrinho de compras para ter mais desconto.