Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit
Promobit Explica

Dificuldades para dormir? Saiba como escolher travesseiro

Altura, enchimento e posição de dormir são alguns dos pontos que devem ser considerados para garantir a qualidade do sono

Dificuldades para dormir? Saiba como escolher travesseiro

12 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Uma boa noite de sono garante uma melhora significativa na qualidade de vida e pode deixar você muito mais produtivo durante o dia. E para que isso aconteça, um travesseiro de qualidade é tão importante quanto o colchão. O travesseiro é responsável por preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical com o tronco, evitando dores e desconforto no pescoço ao acordar. Mas como escolher travesseiro e ter todos esses benefícios

O modelo ideal depende da forma como dormimos (de lado, costas ou de bruços). Alguns fatores como largura dos ombros e quantidade de suor durante a noite também influenciam na decisão de compra. Não existe um travesseiro capaz de atender bem todo mundo, por isso, trouxemos alguns pontos relevantes para avaliar na hora de comprar um travesseiro novo.

Quer receber avisos sempre que aparecer travesseiro?

Como escolher travesseiro?

O mais aconselhável na hora de escolher um travesseiro é testá-lo pessoalmente. Mas como isso nem sempre é possível, a dica é saber qual a sua posição de sono preferida. Os travesseiros são projetados para um melhor encaixe de acordo com a posição de dormir. Se não souber qual sua acomodação preferida durante o sono, tente observar a posição que consegue dormir mais rápido e como acorda pela manhã. Geralmente essa é a sua posição favorita.

Mas mesmo com tantas opções no mercado, há bem pouca variedade de informações técnicas relevantes na descrição destes produtos, gerando dúvidas sobre como escolher travesseiro corretamente. Embora haja grande diferença nos preços, os mais caros nem sempre são os ideais. Vale lembrar que os produtos com preço mais elevado, geralmente, utilizam materiais melhores e têm uma durabilidade maior.

Leia mais:
  • Não perca o sono: como lavar o travesseiro na máquina de lavar
  • Travesseiro de corpo: conheça o produto que vai corrigir sua postura
  • Colchão Gazin é bom? Descubra se esse é o colchão dos seus sonhos!

Quando é hora de trocar o travesseiro?

Mesmo sendo higienizado da forma correta, os travesseiros também possuem uma vida útil limitada devido ao acúmulo de ácaros, sujeira, óleo e células epiteliais mortas. Especialistas indicam fazer a troca entre 18 a 24 meses de uso. Caso o modelo tenha proteção contra fungos e microrganismos, sua duração será um pouco maior, mas não é indicado ultrapassar muito os 2 anos de uso.

Fique de olho também no formato do travesseiro. Se ele já tem o molde da sua cabeça ou não volta completamente ao normal depois de ser apertado, já está na hora de escolher travesseiros novos.

De que forma você dorme?

As pessoas dormem de três maneiras: de costas, de lado e de bruços. Como já dissemos antes, esse é o fator determinante para a melhor escolha de travesseiro, já que a função do produto é preencher o espaço entre a cabeça e o colchão. Essa distância varia de acordo com a posição, por isso é tão importante ficar atento na hora de escolher travesseiros com altura e densidade ideias para uma boa noite de sono.

Dormir de lado

Essa é a posição mais indicada para dormir de acordo com especialistas, pois a cabeça, pescoço e coluna ficam mais alinhados. É recomendável dobrar levemente os joelhos, deixando as costas bem retas e utilizar um outro travesseiro entre os joelhos para diminuir o atrito entre as articulações.

O modelo indicado para quem dorme dessa forma deve ser um pouco mais alto. A altura deve corresponder à largura dos ombros, garantindo que se forme um ângulo de 90º entre eles a cabeça.

Dormir de barriga para cima

A distância entre a cabeça e o colchão será menor nesse caso, portanto, é recomendado utilizar um travesseiro baixo ou médio para garantir o alinhamento da coluna vertical e do tronco. Também é indicado posicionar outro travesseiro embaixo dos joelhos para assegurar o melhor alinhamento da coluna.

Nessa posição, o travesseiro inadequado pode causar a hiperflexão do pescoço, ocasionando dores.

Dormir de bruços

Essa é a posição menos aconselhada por especialistas, pois pode gerar problemas sérios, como contratura muscular e perda da curvatura da cervical. Mas caso não consiga dormir de outro jeito, opte por travesseiros baixos e posicione outro embaixo do abdômen, para a curvatura da coluna na região da cintura.

Altura e densidade do travesseiro

Depois de definir a forma como dorme, deite-se de maneira com que a coluna fique alinhada e confira quantos centímetros de distância há entre sua cabeça e o colchão (em qualquer uma das posições). A grande maioria dos modelos traz a informação referente a sua altura na embalagem, facilitando o processo de decisão.

Quem dorme de lado, basta medir a distância da cabeça até a ponta dos ombros. Já quem dorme de barriga para cima, pode deitar tentando manter a coluna cervical o mais reto possível e ver quantos centímetros são necessários para isso. Para quem dorme de bruços, será um pouco mais difícil determinar essa altura.

Quanto maior a densidade do travesseiro, ele será mais firme e, quanto menor, mais macio ou maleável. O ideal é escolher um travesseiro que tenha densidade entre 29 a 34. O travesseiro deve ser macio e confortável, mas por outro lado, não pode afundar quando a cabeça está apoiada sobre ele.

Tipos de travesseiro

A principal diferença entre os diversos modelos de travesseiros disponíveis é o material utilizado como enchimento. Confira um resumo sobre os mais utilizados no Brasil.

Travesseiro da Nasa (viscoelástico)

Esse travesseiro é feito com viscoelástico, tecnologia desenvolvida para uso em naves. O material possui capacidade de se moldar de acordo com a pressão, voltando ao normal assim que ela é desfeita. Ou seja, ele se adapta ao formato da cabeça para proporcionar mais conforto, até mesmo para quem rola muito durante o sono.
Na hora da compra, é preciso prestar bastante atenção às características do produto, pois há vários modelos que apesar do nome travesseiro da Nasa, possuem uma quantidade pequena de viscoelástico em sua composição ou apresenta o material apenas na camada externa.

Penas e plumas

Os travesseiros de plumas e penas são os mais tradicionais e preferidos por muitos pela sua capacidade de se adaptar ao formato da cabeça e maciez, especialmente os de penas de ganso. Na hora da compra, é preciso ter um cuidado especial com dois pontos: densidade e tratamento antibacteriano.
Modelos com penas ou plumas com densidade baixa irão afundar e/ou deformar quando apoiar a cabeça sobre eles. Como penas e plumas são propícias ao desenvolvimento de bactérias e fungos, na hora de comprar o travesseiro, é importante ficar atento para que ele tenha proteção contra proliferação de micro-organismos.

Espuma compacta

Os modelos que utilizam este material e possuem densidade adequada, não deformam facilmente com o peso da cabeça. Outra vantagem é o preço, que costuma ser bem inferior quando comparado com outros. A desvantagem é que ele não é tão macio e não é capaz de evaporar o suor, podendo gerar desconfortos durante o sono. Ele é mais indicado para quem dorme de lado.

Flocos de espuma

Este modelo de travesseiro provavelmente é o mais barato, mas também com a qualidade mais inferior. Apesar da maciez, não acomoda a cabeça tão bem quando apoiada sobre ele. Pode ser uma opção para quem dorme de barriga para cima e, pelo preço, até uma boa escolha para usar como apoio para os joelhos e coluna.

Molas

Este travesseiro combina molas e espuma em seu enchimento e deforma apenas o suficiente para acomodar a cabeça confortavelmente. Também é indicado para quem dorme de lado, pois ele garante um alinhamento da coluna cervical com o trono. O preço dele é um pouco mais elevado, porém sua durabilidade também é superior aos modelos feitos com espuma.

Quer receber avisos sempre que aparecer enxoval?

Percebeu que precisa trocar seu travesseiro? Adicione à sua lista de desejos para receber alertas de promoções. Aproveite também os cupons Ponto e cupons Casas Bahia para garantir o preço mais baixo.