Take a fresh look at your lifestyle.

Conheça os tipos de faca e para que serve cada um na cozinha

Detalhamos para que servem os tipos de faca de cozinha e como usá-los da melhor forma para você montar um faqueiro completo em casa.

Aparelho de jantar, jogo de panelas, talheres… São vários os utensílios essenciais para se ter na cozinha e ficar confortável em casa, inclusive para receber amigos e familiares. O que também não pode faltar é um jogo de facas completo que te sirva em qualquer prato que você for preparar. Por isso, neste texto detalhamos quais são os tipos de faca existentes e para que serve cada um. 

Leia também: 

Tipos de faca essenciais 

Como são muitos os modelos de faca existentes para adquirir, achamos que ficaria mais fácil dividir o texto entre as facas que são realmente essenciais para o dia a dia e depois mostrar aquelas que são de uso específico para pratos elaborados, como um salmão ou ostras. 

Faca do chef 

Esse é um tipo de faca bastante versátil, com lâmina lisa e que costuma medir entre 15cm e 25cm. Ela serve para cortar filés de carne antes do preparo; fatiar carnes já assadas, como maminha ou peixinho; fatiar peças de embutidos, como salames e queijos; picar temperos; fatiar legumes; etc. Na hora da compra, é importante tentar ajustar o cabo da faca à sua mão para ver se ela está realmente confortável.

Faca de pão ou de serra 

Como o nome sugere, a faca de serra tem a lâmina serrilhada, ideal para cortar alimentos com crosta mais rígida, como pães, sem amassar a parte interna. Além de pão, corta também frutas, como tomate e pêssego; tortas e bolos, sendo ótima para os recheados; entre outros. 

Ao usar essa faca, é importante prestar atenção ao fato de que não é necessário força, mas sim movimentar a faca várias vezes até que ela corte o alimento até o final. Ela costuma ter cerca de 20 cm de comprimento e, como não é lisa, não precisa ser afiada, mas deve ser trocada quando perder o corte. 

Faca de legumes 

Essa é uma faca menor e o tamanho varia entre 8cm ou 12cm. Serve principalmente para cortar alimentos delicados, como legumes ou frutas, mas você também pode utilizá-la no preparo de temperos (picando alho ou ervas, por exemplo) e para descascar frutas, como ameixa e manga, já que, por ser menor, é mais fácil de manipulá-la.

Quer receber avisos sempre que aparecer jogo de facas em promoção?

Outros tipos de faca 

É verdade que com os três tipos de facas que citamos acima você vai conseguir se virar bem na cozinha, mas se quiser aprimorar as habilidades culinárias, pode adquirir ainda outros modelos especiais para cortes específicos, como vamos falar abaixo. 

Faca para desossar

Como o nome sugere, essa faca serve para tirar os ossos das carnes e frangos, mas também pode facilitar a retirada de nervos, peles, fiapos de gordura e até a espinha do peixe. A lâmina é fina, pontuda e longa. 

Faca mezzaluna

Tem dois pegadores ou então um pegador de formato anatômico. A lâmina possui formato de arco e é muito usada para cortar ervas ou pizza. Por ser bastante afiada, garante o preparo mais rápido de temperos ou chás. 

Cutelo

O cutelo é o tipo de faca recomendado para quem quer cortar ossos ou realizar uma serragem precisa. Com um formato retangular e um furo na ponta, é possível usar o lado cego para amaciar carne e até amassar alho.

Faca para ostra 

É uma faca com lâmina bem curta, mas pontuda e resistente para abrir cascas de ostras e nozes, por exemplo. O cabo ocupa quase metade da faca e é bem firme. 

Faca de sashimi

É uma faca de cabo curto e lâmina bem longa e fina. Como o fio é chanfrado, ela fica mais afiada e é indicada unicamente para um corte preciso do sashimi. 

Faca de salmão 

Já falamos aqui que a faca para desossar dá conta de tirar a espinha do peixe, mas para cortá-lo o ideal é utilizar a faca própria para o salmão. Ela lembra uma faca do chef, mas tem a ponta um pouco mais arredondada e entalhes em toda a lâmina, o que garante um corte liso com pouco esforço. 

Faca para massas 

As facas para massas têm o fio ondulado e a ponta arredondada. Esse design é pensado para se parecer com uma espátula de confeiteiro e não danificar a estrutura da massa no momento do corte, que é menos firme do que as carnes e vegetais, por exemplo. 


Agora que você já sabe quais são os tipos de faca, aproveite nossas promoções de utensílios domésticos para encontrar a sua pelo menor preço! Use um cupom Amazon ou cupom Americanas para pagar mais barato!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!