Take a fresh look at your lifestyle.

Como escolher o jogo de facas ideal para sua cozinha?

Usar as facas certas para cada alimento e armazená-las da forma correta é essencial para manter sua cozinha de forma eficiente

Usar facas diferentes para cada tipo de alimento não é uma questão superficial pois, além de facilitar a sua vida no processo de cortar e preparar sua comida, ajudará você a manter a boa condição de seus utensílios domésticos por mais tempo. Escolher o jogo de facas correto para suas necessidades e os alimentos que você precisa preparar é uma ótima forma de garantir pratos cada vez melhores.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre facas de cozinha, seus tipos e os usos indicados para cada um deles, como manter suas facas em boa qualidade e mais! Não importa se você prepara apenas ovo frito ou é um adorador das práticas culinárias, confira as nossas dicas.

As facas essenciais para qualquer cozinha

Para iniciar seu conjunto de facas na cozinha, são indicados três tipos de facas. Com elas, você já será capaz de preparar uma grande variedade de alimentos, sem dificuldade.

Faca grande ou faca do chef

Essa é uma faca bastante versátil, que costuma medir entre 15cm e 25cm, então na hora da compra veja qual tamanho se encaixa melhor na sua mão. O formato da lâmina do utensílio é reto na parte superior e curvo na inferior. É uma faca importante porque pode ser usada em muitos alimentos, por exemplo, para picar legumes ou preparar carnes.

Quer receber avisos sempre que aparecer Faca do chef em promoção?

Faca de pão ou faca de serra

São facas com a lâmina serrilhada, ideais para cortar alimentos com crosta mais rígida, como pães, sem “machucar” a parte interna. Além de pão, podem cortar também frutas, tortas, bolos e pizzas, entre outros. Uma das principais vantagens da borda serrilhada é que seu formato ajuda a manter a afiação da faca por mais tempo.

Quer receber avisos sempre que aparecer Faca de pão em oferta?

Faca de legumes

Esta costuma ser uma faca menor, com tamanho que varia entre 8 ou 12 centímetros. O modelo serve principalmente para cortar alimentos delicados, como legumes ou frutas, mas você também pode utilizá-la no preparo de temperos (picando alho ou ervas, por exemplo) e até mesmo para descascar frutas, já que, por ser menor, é mais fácil de manipulá-la.

Quer receber avisos sempre que aparecer Faca de legumes em promoção?

Extra: afiador de facas

Pode parecer apenas um item extra, mas o afiador de facas é essencial em qualquer cozinha. De um jeito ou de outro, suas facas vão acabar perdendo o corte e será necessário afiá-las novamente, como parte de sua manutenção. Levar suas facas toda vez para um amolador profissional não é prático e um afiador caseiro custa a partir de R$ 15,00, nos modelos mais básicos.

Quer receber avisos sempre que aparecer Afiador de Facas em oferta?

Facas para quem quer ir além do básico

Se você já quer avançar um poucos nos preparos que realiza em sua cozinha, aqui estão algumas sugestões de facas mais específicas e que serão muito úteis para quem gosta de trabalhar com diversos tipos de ingredientes.

Cutelo ou faca de talho

Para quem gosta e tem o costume de preparar carnes, o cutelo será uma faca extremamente útil, principalmente para grandes pedaços de carnes (para bifes ou pedaços menores, a faca do chef provavelmente dá conta). Essa faca tem um formato mais retangular e é possível usar seu lado cego para bater carne e até amassar alho.

Existem cutelos menores também, de tamanhos medianos, usados para legumes e grandes peças de queijo, além de carnes, e os cutelos pequenos, indicados para vegetais e alimentos mais delicados.

Quer receber avisos sempre que aparecer Cutelo em oferta?

Faca de filetagem

Essa é essencial para quem precisa filetar peixes, mas para outras pessoas ela terá muito pouca utilidade, já que é possível comprar o peixe já limpo e cortado.

Essas facas são longas, com uma lâmina comprida, fina e flexível, que ajuda na hora de limpar e filetar peixes, servindo também para remover a pele dos peixes de forma mais eficiente.

Quer receber avisos sempre que aparecer Faca de filetagem em promoção?

Faca de desossa

Outra faca ideal para quem gosta de preparar carnes, facilitando principalmente a hora de separar a carne dos ossos e até limpar os ossos em algumas situações. Seu tamanho é próximo ao da faca do chef, porém sua largura é consideravelmente menor, o que ajuda na manipulação do utensílio na hora da desossagem.

Quer receber avisos sempre que aparecer Faca de desossa em promoção?

Material das facas e lâminas

É possível encontrar facas de diversos materiais, alguns melhores, mas mais caros, e outros baratos, mas que podem não valer a pena devido a sua menor durabilidade.

A melhor opção de material para facas é o aço carbono, muito presentes em cozinhas profissionais. Esse material torna as lâminas mais resistentes e firmes, não apresentando defeitos em caso de queda e, por ser mais firme, seus cortes também costumam ser mais acurados, além de manter sua afiação por mais tempo. Sua desvantagem é seu preço bem mais elevado do que facas de outros materiais e também possíveis corrosões, exigindo um cuidado extra na manutenção e armazenamento da faca.

Um material que costuma apresentar um bom custo benefício é o aço inox, sendo inclusive encontrados com mais frequências nas cozinhas por esse motivo. Apesar de não serem tão firmes quanto as facas de aço carbono, elas são ótimas na conservação da lâmina e não sofrem corrosão, como acontece com o aço carbono.

Um ponto muito importante a se prestar atenção na hora de comprar uma nova faca é na forma como a lâmina está presa ao cabo. As lâminas devem estar sempre fixadas dentro do cabo, de preferência até um terço da lâmina estando dentro do cabo, e não apenas “grudada” neles, pois isso pode fazer com que a lâmina e o cabo acabem descolando.

Manutenção

Uma das dicas mais básicas de manutenção para conservar sua faca em bom estado é sempre lavá-la logo após ao uso, com sabão neutro, água e uma esponja macia. Manter a afiação também é importante, então não deixe de investir em um afiador de facas. A cada dois anos, é interessante levar as facas em um amolador profissional.

É importante também cuidar do armazenamento de suas facas. Cepos de madeira são uma excelente opção, podendo ser encontrados em diferentes tamanhos, para caber na sua cozinha. Algumas tábuas de corte mais sofisticadas trazem buracos em sua lateral para o armazenamento dos utensílios. Existem também apoios de faca em tecido, que podem dar um visual legal para sua cozinha. 


O Promobit é o melhor lugar para você encontrar ofertas de kit de facas e facas individuais, além de incríveis promoções de eletroportáteis para tornar sua cozinha ainda mais moderna. Aproveite também nossos cupons de desconto Americanas para sua casa.

O que você achou desse post?
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!