Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Comprar presente de Natal pela internet: 7 dicas para não errar

Listamos sete dicas para ajudar quem vai comprar presente de Natal pela internet a não ter dor de cabeça no processo e ainda acertar na escolha do mimo.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

8 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Trocar presentes no Natal já é uma tradição para algumas pessoas, principalmente em amigo secreto, confraternização de empresa e entre amigos. Este ano, essa prática continua em alta, mas os modos de fazer mudaram um pouco: para a segurança de todos, os preparativos para esses eventos serem realizados online já estão acontecendo. E isso também inclui comprar presente de Natal pela internet, que possibilita um combo: evitar aglomerações e entregar o pacote diretamente em um endereço útil da pessoa que receberá o mimo. 

Para embasar essa perspectiva, descobrimos que, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 54% das pessoas devem presentear alguém no Natal e que o local preferido para fazer essas compras é justamente a internet e lojas online (foi a escolha de 47% dos entrevistados). Então, vamos para nossas dicas. 

Organize tudo numa lista e pesquise preços 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Essa dica é para você não ultrapassar o orçamento e nem se esquecer de alguém importante. Primeiro, liste todas as pessoas que você tem intenção de presentear; depois, veja qual o seu orçamento máximo para presentes no Natal (se você ainda não tiver definido um, vai precisar) e estabeleça uma quantidade máxima de dinheiro para gastar com cada uma delas. 

Você não precisa necessariamente dividir o seu orçamento total pelo número de pessoas, mas pode balancear de outra forma, como dar um item mais especial para o seu filho e apenas uma lembrança para alguém do trabalho, como uma garrafa de vinho. 

Além disso, estabelecer limites vai te ajudar na hora de pesquisar os preços dos itens que está pensando em comprar: talvez, se perceber que algo que pretendia dar estiver muito caro, você deva substituir por algo mais em conta. Para fazer pesquisas mais assertivas, você também pode usar comparadores de preço, como o Comparaí, que vão te mostrar qual o menor preço de um produto nos últimos 6 meses, 3 meses e 30 dias. 

Investigue quem vai receber os presentes 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Seguir essa dica pode impedir que a pessoa que você for presentear tenha que trocar a lembrança reservada para ela. Tenha em mente que comprar presente de Natal pela internet exige mais do que saber os gostos da pessoa: você sabe o tamanho de roupas e calçados dela, se for dar algo nessa linha? Será que ela possui alergia a algum ingrediente cosmético ou é vegana e não compra itens (principalmente de maquiagem) que sejam testados em animais? 

Além dessas perguntas para se fazer, pensamos em algumas outras dicas: se você for presentear com um item de vestuário, é importante ficar atento às tabelas de medidas das lojas: a Under Armour, por exemplo, recomenda comprar um número maior de calçado do que o normal, por conta da forma diferente que a loja utiliza. 

Se for comprar brinquedos como presente de Natal, pode apostar em peças Lego, por exemplo, cuja idade recomendada vem na caixa. Para te guiar ainda mais, temos uma lista com sete brinquedos que estimulam a criatividade para presentear no Natal.  

Já se optar por livros, existe uma maneira simples de encontrar um tema que a pessoa goste: sobre o que ela comenta muito quando vocês conversam ou sobre qual assunto você sabe que ela gostaria de aprender mais? Se comprar uma obra relacionada a esses temas, terá mais chance de ela não preferir trocar o livro. Você ainda pode seguir as outras dicas do texto sobre como escolher um livro de presente de Natal para acertar na escolha. 

Verifique avaliações de outros usuários sobre o produto

Quando estiver na página do produto que pretende comprar, dê uma olhada nas avaliações dos usuários antes de finalizar a compra. Se for uma roupa, verifique, por exemplo, se o tecido é respirável e fácil de lavar; se for um calçado, se ele é confortável e durável; se for um livro, veja fotos que os próprios consumidores postaram sobre a edição, a qualidade das páginas, a capa, se o livro tem orelhas ou não, etc. Isso vai te ajudar a presentear aquela pessoa especial com mais qualidade. 

Fique atento aos prazos e fretes 

amazon anúncia 3 centros logísticos

Não adianta nada comprar o presente de Natal pela internet perfeito se ele não for chegar antes do feriado. Por isso, é preciso comprar com antecedência e ainda ficar de olho no prazo do frete, principalmente se a encomenda for para outro estado. 

Para se ter uma ideia, estou com um pedido em aberto na Amazon que vai para Santa Catarina; embora eu tenha feito o pedido no dia 30 de novembro, ele está previsto para chegar no endereço de entrega no dia 10 de dezembro, mesmo com a assinatura do Amazon Prime (serviço que garante frete grátis para qualquer lugar do Brasil e entregas mais rápidas), por isso é importante se programar. 

Pesquise a política de troca das lojas 

É muito importante saber qual é a política de troca das lojas em que você irá comprar o presente, para você conseguir informar aos interessados depois. Saiba, pelo menos, em até quantos dias a loja poderá ser contactada para trocar o produto mediante apresentação da nota fiscal e de que forma fazer isso, principalmente por meio online.  

Conheça seus direitos como consumidor

Esse tópico é para se você tiver algum problema com a sua compra, seja no processamento do pedido, na chegada do produto (ele pode não ser o que você pediu, mas torcemos para que isso realmente não aconteça) ou até mesmo com as trocas. Existem alguns pontos importantes para você pesquisar, todos assegurados pelo CDC: 

E ainda, um texto geral, explicando o que fazer se você tiver problemas com uma compra

Aproveite o Promobit

Nossa última dica, mas nem por isso menos valiosa, é aproveitar o Promobit para comprar presente de Natal pela internet. Aqui, nós reunimos os melhores cupons de desconto, para você economizar em grandes varejistas como Americanas, Amazon e Magazine Luiza; selecionamos as melhores ofertas de presentes de Natal, itens de decoração natalinos (quem sabe você não dá um presente para si mesmo?) e muito mais, para você não errar na hora de demonstrar carinho para alguém especial. 

Você também pode adicionar os itens que pretende dar de presente na sua Lista de Desejos, e assim será notificado quando alguma promoção deles aparecerem aqui na plataforma. 


Quem compra os presentes de Natal pelo Promobit paga mais barato. Aproveite algum celular em promoção, fone de ouvido em promoção ou TV em promoção para não errar!