Promobit
Guias de Compra

Como escolher um livro de presente de Natal?

Um livro pode ser um excelente presente. Confira algumas dicas para acertar no título para presentear uma pessoa querida.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

8 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Presentear amigos ou familiares no final de ano não costuma ser uma tarefa fácil, por mais que você conheça a pessoa. Mas, seja alguém próximo, ou um colega de trabalho no sorteio de amigo secreto da firma, um livro pode ser um ótimo presente para as datas comemorativas.

Pode ser que você seja um leitor voraz e queira compartilhar seu amor pela literatura com alguém, ou talvez a pessoa que você queira presentear seja ávida por novos títulos do mercado. Independente da situação, confira nossas dicas para encontrar um livro incrível e acertar no presente.

Entenda o interesse da pessoa pelos livros

Quem é a pessoa que você deseja presentear? Ela lê avidamente, lê de vez em quando ou não mostra muitos interesses pelos livros? Saber isso ajudará na hora de decidir qual título escolher para dar de presente.

Uma pessoa mais próxima da leitura pode querer livros mais desafiadores e de gêneros variados, enquanto uma pessoa que lê menos pode ter um interesse maior em livros casuais.

Redes Sociais podem ajudar nessas horas

Em geral, as pessoas costumam compartilhar seus interesses nas redes sociais, o que faz com que elas se tornem um ótimo local para você buscar informações. Se sua pessoa já for bastante próxima dos livros, saiba que existe uma rede social só desse tema: o Goodreads.

Por lá, você pode conferir o que a pessoa já andou lendo e quais títulos estão na Lista de Desejos dela. Pode ser um bom lugar para buscar inspiração.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pergunte

Na dúvida? Pergunte para a pessoa qual o último livro que ela leu e gostou, ou qual gênero de livro ela gosta. Se for um presente de amigo secreto, essa parte pode ser mais difícil, mas ainda é possível puxar a conversa sem entregar o jogo.

Você pode descobrir que a pessoa adora poemas de um autor específico, ou gosta de ler romances policiais para relaxar.

Peça dicas para um vendedor

Os funcionários de livrarias e até mesmo de sebos podem dar ótimas dicas, principalmente se você já souber um pouco sobre o estilo de livros que seu presenteado mais gosta de ler. São pessoas que trabalham todo dia com isso e costumam ler títulos de vários gêneros, então aproveite seus conselhos.

Aposte nos Clássicos

Clássicos são clássicos e, geralmente, por um bom motivo. E lembre-se que, se por ser um clássico, não precisa ser um livro chato nem mesmo longo demais, é possível encontrar opções bastante acessíveis para qualquer tipo de leitor, indo desde “O Pequeno Príncipe” até “Fernão Capelo Gaivota”, de “Moby Dick” a “Sherlock Holmes” e “Neuromancer”. Tem clássicos para todos os gostos.

Não se esqueça dos outros formatos

A literatura vai muito além dos romances. É possível encontrar quadrinhos incríveis dos mais diversos gêneros. Confira, por exemplo, as obras de Neil Gaiman ou Alan Moore, os quadrinhos clássicas da Marvel e da DC, ou quadrinhos históricos, como Maus, e engraçados, como Nimona.

Livros de contos e poesias também podem ser boas opções, assim como livros que reflitam o interesse da pessoa. Por exemplo, se ela gosta de videogames, porque não dar um livro que conte sobre a história dessa enorme indústria? Ou livros relacionados com filmes que ela goste, como Star Wars.

Evite presentear com séries longas

Existem poucas coisas piores do que ganhar um livro e depois descobrir que a série continua em mais 7 volumes. Evite dar um livro de série como presente, a menos que você tenha certeza de que a pessoa pretende ler tudo (por exemplo, já está na Lista de Desejos dela), ou se ela já tiver começado uma série, aí você pode presenteá-la com um dos volumes que ela ainda não tem.

Considere dar um eReader de presente

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se a pessoa que você deseja presentear é um leitor frequente, você pode deixar o livro um pouco de lado e dar de presente um leitor de livro digital, o eReader, para que a pessoa tenha ainda mais praticidade na hora de aproveitar os títulos que a agradam.

No Brasil, as três principais marcas de eReader são o Kindle, da Amazon; o Lev, da Saraiva; e o Kobo, da Livraria Cultura.

Leia mais:Kindle ou Lev: qual o melhor leitor de livros digitais?


Nossas dicas ajudaram a decidir qual presente você deseja dar? Presenteie você também aproveitando os livros com desconto ou nossa seleção de livros online grátis que nós separados para os membros da comunidade Promobit.