Take a fresh look at your lifestyle.

Vou morar sozinho: o que é essencial comprar?

Cama, geladeira, máquina de lavar. Já se imaginou sem esses itens? Veja esses e outros produtos essenciais para comprar quando vamos morar sozinho, separados por cômodo.

2

Morar sozinho é uma conquista e tanto. Seja quando vamos para uma faculdade em outra cidade, quando optamos por estar mais próximos do trabalho ou quando queremos mais independência, é nesse momento que percebemos que vamos ter mais responsabilidades e realmente tocar a própria vida.

No meio disso tudo, uma das necessidades que surgem é escolher os itens básicos fundamentais em casa, para que não haja apuros nos primeiros dias e você não tenha que improvisar ao jantar na cama, por exemplo. Para te ajudar, montamos esse artigo com produtos essenciais para comprar quando vamos morar sozinho, separados por cômodo. 

Cozinha

A cozinha é o cômodo que mais demanda atenção na escolha dos produtos essenciais e o espaço que exige mais investimento.

Geladeira

Tamanho Geladeira

Os itens listados aqui são os primariamente necessários para ter na cozinha quando vamos morar sozinho e a prioridade por alguns deles vai depender do seu perfil. É claro que ter uma geladeira é essencial, mesmo que você seja propenso a pedir comida pronta ao invés de fazê-la. Isso porque é com ela que você conseguirá água gelada para o verão, armazenar bebidas, alimentos e principalmente, congelados (há quem prefira preparar a comida da semana no sábado ou domingo e depois congelá-la em potes menores).

Fogão ou Micro-ondas?

Micro-ondas

Ainda no item de preparação da comida, você pode se perguntar: para fazê-la ou aquecê-la, é melhor eu comprar um fogão ou micro-ondas? Isso depende. Se a sua rotina é bastante corrida e você não costuma ficar em casa, talvez seja mais legal optar por um micro-ondas, porque muitos deles, além de aquecimento, oferecem opções pré-prontas de cozimento, como descongelar comida, fazer pipoca, brigadeiro, pudim etc, o que acaba cumprindo algumas funções que seriam do fogão.

Leve em consideração também que adquirir um micro-ondas sai muito mais em conta do que um fogão, então se a sua intenção é estar minimamente instalada em casa para depois pensar nos detalhes, pode priorizar o micro-ondas e aos poucos juntar dinheiro para o fogão.

Uma outra opção é adquirir eletroportáteis elétricos, como panela de pressão elétrica, fritadeira, cafeteiras, etc. Tome cuidado apenas para que no todo eles não saiam mais caros do que o próprio eletrodoméstico.

Utensílios Domésticos

É muito comum ao mudarmos de residência lembrarmos de itens maiores, como eletrodomésticos e eletroportáteis, mas esquecermos de necessidades básicas para o dia-a-dia: utensílios domésticos. Aqui estou falando de talheres, pratos, copos, tigelas, panelas e itens obrigatórios para a preparação e apreciação das refeições.

Repare que, como você irá morar sozinho, não há necessidade de comprar um aparelho de jantar completo, até porque você não dará conta de usá-lo todo. Calcule apenas o suficiente para te contemplar até o dia em que você lavará as louças e terá peças prontas para uso novamente. 

Mesa e Cadeira

À primeira vista, pode não parecer tão essencial comprar uma mesa e cadeiras para ter em casa, mas não é muito confortável comer em cima da cama, não é mesmo? Afinal, você também merece um pouco mais de comodidade para comemorar essa nova fase da vida.

Considere ainda que, para trabalhar em casa ou passar um tempo no computador, é legal ter um apoio fixo para cansar menos. Você pode utilizar sua mesa para isso, ao invés de ficar com o notebook no colo.

Escorredor de louça e pano de prato

Na correria de mudança, a probabilidade de você se esquecer desses itens é muito grande, mas são bastante úteis, já que se você lavar a louça e deixá-la apoiada no lado limpo da pia vai demorar muito tempo para secar e você terá que esperar pelo menos um pouco para utilizá-la.

Armário

Para guardar os itens de cozinha que citamos no artigo, nada melhor do que comprar um armário ou pelo menos um gaveteiro para que tudo fique organizado e você não tenha que deixar espalhado pela cozinha. Quando tudo está guardado, também fica mais fácil localizar cada item e não perdê-lo ou não lembrar onde foi colocado.

Quarto

Cama estrado

O quarto é o seu cantinho, espaço onde você pode colocar um pouco mais da sua personalidade e seus gostos. Mas, provavelmente, não é logo de cara que você vai conseguir fazer isso. O essencial mesmo é comprar uma cama para dormir (é legal optar por uma box, para poder guardar o que precisar embaixo, como suas roupas – ainda mais se você não tiver como comprar um guarda-roupas logo de cara – ou outros itens) e jogos de cama, com lençol, fronha e cobertor ou edredom. Para este último item, lembre-se de comprar pelo menos dois, para usar um enquanto o outro está no processo de lavagem.

“Ah, mas onde vou deixar minhas roupas?”. A verdade é que se a grana estiver bastante apertada, você vai ver que a saída é deixá-las na mala em que usou para trazê-las ao apartamento ou casa em que vai morar, pelo menos nos primeiros dias. Ao longo do tempo, tente conseguir um gaveteiro e uma arara, para que as roupas que necessitam ficar penduradas não amassem. Depois, invista sim em um guarda-roupas, para que suas peças fiquem mais organizadas e seja fácil de encontrá-las.

Lavanderia

Se você for morar em apartamento, já deve saber que o espaço destinado à lavanderia é bastante reduzido e, na verdade, os itens necessários para ela também. Você vai precisar de uma máquina de lavar ou um tanque (recomendamos a máquina de lavar, pois ela centrifuga a roupa e torna mais rápido o processo de lavagem e secagem), um varal para estendê-las (que pode ser de chão ou de teto) e prendedores de roupas. Você também pode optar por comprar um balde para deixar peças mais delicadas de molho separadamente.

Banheiro

No banheiro, é muito importante contar com jogos de toalha (e aqui aplica-se a mesma regra dos jogos de cama: compre mais de um para poder variar enquanto outro está lavando), cesto de lixo, cesto para roupa suja e, é claro, nunca se esqueça de ter sempre papel higiênico disponível (ele acaba nas piores horas!).

Sala

Para a sala não pensamos em nenhum item realmente essencial. O sofá serve para acomodar visitas e não necessariamente para proporcionar conforto para você, então podemos dizer que ele pode esperar um pouco na fila. O mesmo pode se dizer para uma TV (dá para assistir Netflix pelo celular, por exemplo) e para um rack.

A situação só muda de figura se você já tiver algum tipo de console na sua casa antiga, como um PS4, e trazê-lo para a nova. Aí sim vai precisar de uma TV para jogá-lo e um móvel para se acomodar confortavelmente enquanto joga.

Dica extra

Antes de se mudar e começar as mudanças na sua casa nova, é muito importante verificar se ela já se encontra com instalação de chuveiro e fogão prontas, além de acesso à energia elétrica e internet.


Ajude-nos a completar essa lista! Deixe nos comentários qual item você acha essencial para quem vai morar sozinho. Dê uma olhada nas nossas promoções de eletrodomésticos e nos nossos cupons de desconto para garantir os menores preços!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!