Take a fresh look at your lifestyle.

Como planejar uma viagem para a Europa?

Continente europeu conta com algumas particularidades que exigem especial atenção, por isso selecionamos dicas sobre como planejar uma viagem para a Europa.

0

Já fizemos um texto aqui no Promobit sobre como planejar uma viagem sozinho, em que demos dicas gerais de planejamento e ação (como escolher o destino, como montar um roteiro diário, etc) para maior tranquilidade na viagem. Entretanto, dependendo do local para onde você vai, existem alguns pontos específicos que merecem sua atenção. Por isso, para este artigo, separamos dicas sobre como planejar uma viagem para a Europa, especificamente.

Organização para a escolha do destino

Para começar, selecionamos algumas etapas de planejamento mesmo, como escolher os dias da viagem, comprar passagem, hospedagem e escolher os pontos turísticos e restaurantes que você vai visitar.

Descubra quando é a alta temporada na Europa

Optar por viajar ou não no período de alta temporada da Europa vai definir se sua viagem ficará mais cara ou mais barata, além de determinar se visitará lugares mais cheios ou vazios.

Lá, a alta temporada é o verão (entre junho e setembro), justamente quando a maioria das pessoas está de férias e pode aproveitar a falta de frio. Nesta época, os restaurantes e bares ficam cheios e os preços sobem, justamente pela grande procura.

Já o inverno é a baixa temporada (entre dezembro e fevereiro) e as temperaturas podem chegar a ficar negativas, dependendo de onde você estiver. Nesta época, as pessoas procuram se recolher e os locais se tornam menos badalados. Por outro lado, aqui está uma ótima oportunidade de conhecer a neve e se divertir com os amigos ou com o seu par. Dá para aproveitar e fazer a figura de anjinho ou um boneco de neve.

Saiba quanto tempo livre você vai ter

Às vezes, temos a oportunidade de escolher em que mês preferimos tirar nossas tão sonhadas férias, por isso é importante saber quando são a alta e baixa temporada na Europa antes de escolhermos quando nos ausentar do trabalho.

Quantos dias ou semanas poderá separar para a viagem para Europa irá influenciar diretamente quantos países você poderá visitar (ou se vai ficar somente em um) e, ainda, o valor total que você precisará investir para que a viagem de fato aconteça.

Agora, se você já tem um dinheiro guardado e quer usá-lo para visitar a Europa, o cálculo será sobre o que que poderá realizar com ele (dependendo do valor guardado, você terá que diminuir a quantidade de dias de viagem ou, por exemplo, escolher uma hospedagem bem menos sofisticada, para que ela fique mais barata).

Escolha o(s) país(es)

Definida a duração e as possíveis datas da sua viagem, está na hora de escolher os países ou o país que você deseja visitar. Tente ser um pouco flexível quanto a isso e ter pelo menos três opções, pois facilita a procura por passagens e hospedagens mais baratas.

Para isso, além da condição financeira e do tempo disponível, você deve considerar seus gostos particulares. Pergunte-se: o que eu gosto de fazer? O que, de novidade, eu gostaria de ver ou experimentar? Existe alguma comida típica que eu gostaria de provar? Assim, você vai descobrir se prefere estar em locais com museus, parques, edifícios históricos ou se não gosta tanto da parte de memória, mas sim de agito e, obviamente, escolherá um destino que contemple isso. Tem espaço e lugar para tudo e todos!

Pesquise as passagens

Para a escolha das passagens, você terá que ficar de olho em sites agregadores de ofertas, para encontrar a melhor e mais barata de acordo com as suas datas. É interessante começar essa pesquisa meses antes do seu embarque, para que você consiga tirar uma média de preços e realmente identificar uma promoção. O ideal é realmente fechar o negócio três meses antes da sua viagem. Temos um artigo sobre como comprar passagem aérea barata que pode te ajudar a encontrar bilhetes com menor preço.

Selecione a hospedagem

Saiba que para ir para a Europa é necessário sair com a hospedagem reservada daqui do Brasil. Isso porque o voucher de reserva pode ser requisitado na alfândega e, se você não o tiver, estará correndo o risco de não conseguir entrar no seu país de destino. Já se você for ficar na casa de algum parente, será necessário providenciar e pedir uma carta convite escrita pelos seus familiares.

Uma das dicas neste tópico é escolher hospedagens perto do centro do local onde você estiver ou próximas aos principais pontos turísticos. Essa atitude deixa você mais livre para fazer os trajetos a pé ou, no máximo, de transporte público, o que também acaba deixando sua viagem mais barata.

Como funciona o transporte público na Europa?

Na Europa, é possível utilizar táxis, ônibus, metrôs, trens e, claro, aviões. Dentro do próprio continente, é bastante simples viajar de um país para outro em trens de alta velocidade e as passagens podem ser compradas com poucos dias de antecedência que não há problema.

Em algumas cidades, como Londres, o metrô é completamente integrado e te leva para todas as pontas da cidade. Se for para lá, fique atento apenas ao tipo de cartão-passe que você vai comprar, porque Londres é dividida em áreas e às vezes o cartão funciona para uma área e outra não.

Organização para você

Nesta segunda parte, selecionamos algumas dicas sobre documentação, segurança e dinheiro para que você não passe por nenhum apuro quando chegar ao seu país de destino e, de fato, consiga entrar nele.

Passaporte

Para poder chegar à Europa, você precisa ter um passaporte válido, que pode ser conseguido pelo site da Polícia Federal, por meio de pagamento de taxa (em alguns países, é necessário que o documento tenha seis meses de distância entre a data da sua viagem e a data de validade dele). Se for ficar mais de três meses por lá, é necessário que tire um visto de permanência.

Seguro Viagem

Contratar um seguro viagem é obrigatório se você for para países da Europa que estejam dentro do Tratado de Schengen, que regula a livre circulação de pessoas, capitais e serviços entre seus membros. Da mesma forma que acontece com a reserva de hospedagem, se você não tiver em mãos a apólice de um seguro de viagem internacional, poderá ser barrado na alfândega e correr o risco de não entrar no seu país de destino. Temos um outro artigo que fala sobre como escolher o melhor seguro viagem. Nele, é possível ver também uma lista com todos os países que fazem parte do Tratado.

Internet e formas de contato

Muito provavelmente na sua hospedagem você vai ter acesso ao Wi-fi, assim como em algumas praças mais famosas e restaurantes dos locais que for visitar e a verdade é que dá sim para se virar com somente isso de internet, principalmente se a sua viagem for a turismo. Se preferir, você pode comprar um chip com acesso à internet no próprio país, especialmente para o uso de internet móvel.

Para conseguir realizar chamadas, é preciso falar com a sua operadora para que ela consiga habilitar o chip do seu celular para funcionar fora do país.

Moeda local

Para entrar em alguns países, também é necessário levar uma quantia específica de moeda estrangeira em espécie, que pode ser cobrada na alfândega (é necessário saber se você tem condições econômicas de se manter no país nos dias que ficará lá). Além disso, você também pode utilizar cartão de crédito ou de débito pré-pago (conhecidos como travel-cards).

Na Europa, você pode utilizar o euro em países que fazem parte da zona do euro (Áustria, Bélgica, Chipre, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha), mas terá que comprar moedas específicas se for para outros países do continente (no Reino Unido, por exemplo, o que vale é a libra esterlina e na Dinamarca a coroa dinamarquesa).

Comprar a moeda aqui no Brasil (por exemplo, a libra pode ser conseguida em casas de câmbio normalmente), é a melhor opção. Se não, você terá que optar por comprar euros e trocá-los quando chegar ao seu país de destino.


Agora que você já sabe como planejar uma viagem para a Europa, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de passagem aérea e promoções de pacote de viagem? Veja também alguns cupons submarino para garantir os menores preços!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!