Take a fresh look at your lifestyle.

Como escolher um sofá-cama confortável?

Selecionamos algumas dicas práticas para você conseguir escolher um sofá-cama confortável, de qualidade e com preço justo para você ou sua família.

Um sofá é um dos itens mais importantes para se ter na sala, além de possivelmente uma TV para poder assistir Amazon Prime ou Netflix e outros tipos de entretenimento e informação. Para ganhar em custo benefício, algumas pessoas acabam optando por um sofá-cama, quando a sala é espaçosa. Por isso, neste artigo separamos algumas dicas para você escolher um sofá-cama confortável para você ou sua família. 

Leia também: 

Quais são os modelos de sofá-cama? 

Existem diversos modelos de sofá-cama para você escolher e não é só a cor ou o tecido que vai mudar. Dependendo da quantidade de pessoas que moram na sua casa ou no seu apartamento, você vai ter que escolher entre um sofá-cama de solteiro, de dois lugares, de três lugares e até mais. Além disso, dá para optar se ele terá braços ou não e como será o estilo: reclinável em algumas posições, de puxar a cama embaixo ou de abrir a estrutura do sofá para que ele se transforme em cama. 

Sofá-cama de solteiro, de dois ou de três lugares 

Sofá-cama de solteiro com braços e encosto

O sofá-cama de solteiro se assemelha a uma poltrona, com a diferença de que é um tanto mais largo do que esse tipo de móvel. Ele ainda pode ter braços e um encosto, mas vai ficar comprido e se tornar uma cama após a alça ser puxada. Muito provavelmente, também vai contar com pés de apoio adicionais para sustentar a outra extremidade que ajuda a formar a cama. 

Em um sofá cama de solteiro, a cabeça fica voltada para o encosto do sofá na hora de dormir e dá para utilizar tanto as almofadas do próprio estofado como pegar um travesseiro diferente e que você ache mais confortável. Também recomenda-se utilizar jogo de lençol no sofá-cama.  

Já se o sofá-cama for de dois lugares, ele vai ser basicamente igual às opções de sofá-cama de solteiro, mas a diferença é que o encosto vai reclinar também, como pode ser visto na imagem abaixo.

Sofá-cama reclinável de dois lugares e com braços

Ainda falando das opções de sofá de dois lugares, você também pode optar por um que não tenha braços. Essas opções também estão disponíveis se você quiser comprar um sofá-cama de três lugares ou mais.

Sofá-cama reclinável, de puxar ou de abrir 

Como já antecipamos no tópico anterior, um sofá-cama confortável pode ter a estrutura feita para reclinar, puxar ou abrir. Quando falamos que o sofá é reclinável, é muito provável que você consiga regular a altura dos braços e do encosto dele, para fazê-lo se transformar em cama. Já se for de puxar, significa que há uma estrutura de cama embaixo do sofá, adicional ao estofado. Quando ele é de abrir, quer dizer que você pode transformar o sofá em cama. 

Devo escolher um sofá cama com braços ou sem?  

Sofá-cama de três lugares com encosto reclinável e sem braços

A resposta a essa pergunta vai depender do espaço que você tiver em casa. É verdade que um sofá-cama em si já demanda um ambiente maior, mas o braço acaba se tornando um espaço não tão útil quando você vai transformar o sofá-cama em cama. Por essa razão, fica mais assertivo optar por um sofá-cama sem braços. Mesmo assim, atente-se que com isso vai ficar mais difícil apoiar a pipoca e alguma bebida se você quiser fazer aquela sessão de cinema em casa. 

Como escolher um sofá-cama confortável?

Depois de conhecer quais são os modelos de sofá-cama, está na hora de saber verificar se ele é confortável mesmo. Primeiramente, precisamos dizer que é muito difícil saber se um sofá-cama será confortável sem testá-lo antes. 

Por isso, sugerimos que você vá a loja, teste o modelo que estiver mais propenso a comprar e depois faça a compra pela internet, que vai ter valores mais atrativos e ainda a possibilidade de uso de cupons de desconto. Além disso, pode seguir as recomendações que sugerimos a seguir. 

O mais importante no sofá-cama confortável é a densidade 

Quando você for comprar um sofá-cama terá que saber se a densidade da espuma dele é adequada para o seu corpo de acordo com o seu peso. É importante pensar que quanto mais densa a espuma, mais rígido o sofá será. Além disso, considere também que pessoas de pesos diferentes vão fazer uso dele. 

Basicamente, sofás-cama com densidade D33 são os mais indicados, porque capacita pessoas de até 100 quilos a utilizá-los. No entanto, uma outra opção é o sofá-cama com densidade D28, que é aconselhada para pessoas de até 80 quilos. No entanto, se alguém com peso maior do que isso utilizar o sofá, vai ficar mais fácil de a espuma sofrer deformações com o tempo. 

O tecido também faz diferença para um sofá-cama confortável 

espuma sofa

Um sofá-cama confortável pode ser dos mais diversos tipos de tecido: podem ser feitos com os sintéticos, como corino, couro ecológico, suede e outros; também podem ser de tecidos naturais, como couro, camurça e linho. Por fim, podem ser de um tecido comum, mas com toque aveludado. 

A diferença é que alguns tipos de tecido podem se tornar desconfortáveis quando o sofá ficar um pouco antigo. Os sintéticos podem ganhar ranhuras, principalmente onde colocamos a cabeça e ficar pouco atrativos, principalmente se não forem hidratados corretamente, o que não acontece com os sofás-cama de tecido comum. 

Porém, apesar disso, dificilmente a espuma vai começar a sair, o que pode acontecer com um sofá de espuma, ainda mais se você tiver um pet arteiro. Outra parte importante relacionada ao conforto é que os sofás-cama de tecido sintético são mais frios, o que é bom nos dias de sol, mas ruim no inverno. Os de tecido são mais quentes, o que os tornam problemáticos no calor, mas bem gostosos no inverno. 

Outras características para considerar antes de comprar sofá-cama

sofa suede

Até agora, priorizamos as características que você tem que considerar para encontrar um sofá-cama confortável. Porém, existem outras que você vai precisar estar ciente para comprá-lo. 

Uma delas é o tamanho. Não se esqueça que, para escolher o modelo do sofá-cama, você vai ter que ter todo o espaço dele aberto no cômodo e ainda deixar caminhos para andar. Por isso, meça a sala ou onde você for colocar o sofá cama. Assim, você vai saber se poderá comprar um sofá-cama de solteiro, de dois, de três ou de mais lugares.

Para que a disposição dos móveis e estofados fique adequada, recomenda-se um espaço de no mínimo 60cm entre o sofá-cama aberto e o restante dos itens. Esse vão também vai definir que modelo de sofá-cama você vai poder comprar: o que reclina, o de puxar ou o de abrir, etc. 

Além disso, você também vai ter que escolher a cor do sofá-cama. Lembre-se que as cores claras aumentam o ambiente, enquanto as escuras dão a sensação de requinte e sofisticação. Não se esqueça de combinar a cor do estofado com as dos outros móveis do cômodo. 


Agora que você já sabe como escolher um sofá-confortável, não se esqueça de aproveitar nossas promoções de sofá para encontrar o seu! Use um cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!