Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Por que faz toda a diferença impermeabilizar o sofá?

Forma de se proteger de acidentes e aumentar a durabilidade do seu móvel

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

24 de dez de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Por mais que tomarmos cuidado, acidentes acontecem, no caso do sofá, isso pode significar acidentalmente uma coqueteleira se abrir e derramar caipirinha em todo o sofá, junto com às lágrimas que rolaram imediatamente após ver a cena (qualquer semelhança com a realidade pode não ser coincidência). Normalmente, é nessa hora que pensamos que deveríamos ter impermeabilizado o sofá na hora da compra.

Mas além de proteger o tecido do sofá contra acidentes líquidos, o processo de impermeabilização também vai aumentar a durabilidade do móvel e é indispensável para quem sofre com alergias e problemas respiratórias.

Explicando o processo de impermeabilização

Basicamente, é aplicada um tipo de resina sobre o tecido do móvel que ao secar cria uma camada protetora que impede que substâncias entrem na trama do sofá. Por mais que pareça sólido, assim como todo tecido, o estofo do móvel é formado por uma grande variedade de fios entrelaçados até que o espaço entre eles seja mínimo e dê a impressão de ser totalmente maciço. Quando um líquido cai sobre um tecido, ele adentra nos espaços dentro das tramas impregnando em todos os fios.

Assim como acontece com os líquidos, poeira, ácaros, fungos e bactérias e outros elementos que podem ser uma complicação para quem tem e quem não tem problemas respiratórios.

Além disso, a impermeabilização do sofá protege o móvel contra manchas e aumenta a sua durabilidade. Outra vantagem é facilidade da limpeza, que poderá ser feita apenas com um aspirador de pó e um pano úmido.

impermeabilizar-sofa

Sofá se mantém fofo e confortável após impermeabilização?

Um dos maiores medos que quem vai impermeabilizar o sofá é o tecido endurecer e perder o toque macio quando nos jogamos sobre ele. Ainda mais se gastamos mais para ter esse conforto.

A verdade é que depende, já que depende, tanto do produto quanto da forma correta de aplicação. Além de endurecer, o tecido poderá quebrar com o tempo. Outros problemas provocados pela aplicação incorreta do impermeabilizante é a formação de manchas ocasionadas pelo ressecamento e a baixa efetividade na hora de repelir líquidos e outras substâncias.

Quando e como impermeabilizar o sofá?

Idealmente esse processo deve ser realizado logo após a compra do móvel. Algumas lojas inclusive, como a Etna, oferecem a opção de impermeabilização do sofá na hora da compra. Apesar do preço ser um pouco mais alto que outras empresas, você já recebe o produto literalmente pronto para o uso.

Se você tem experiência com DIY, é possível fazer pessoalmente a impermeabilização do sofá, o que é uma opção mais em conta. Nesse caso, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada entre as diferenças dos produtos e qual o mais indicado para o tecido do seu sofá, o que vai garantir os benefícios sem prejudicar o conforto.

sofa-pillow-top

Sofá antigo

Para proteger e aumentar a durabilidade daquele seu sofá que gosta e está em ótimo estado, vale a pena realizar o processo de impermeabilização. Nesse caso, é importante realizar limpeza profunda do móvel antes de iniciar o processo. Muitas das empresas do ramo trabalham com ambos serviços e é possível até negociar um desconto contratando ambos.

Se decidir por impermeabilizar seu sofá você mesmo, também será necessário realizar uma limpeza profunda no móvel, que é mais recomendada que seja realizada por uma empresas especializada.

Quanto tempo dura a impermeabilização?

Isso vai variar bastante, podendo durar de 1 a 3 anos em média. Variáveis como, qualidade da aplicação, produtos usados, limpeza correta e na frequência certa, manutenção, queda de líquidos e o uso do sofá em si.


Na hora de aproveitar aquela promoção de sofá, separe uma parte do orçamento para impermeabilizar o móvel. Para economizar ainda mais, conte com cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Casas Bahia.