Promobit
Promobit Explica

Como escolher o tecido do sofá: saiba a diferença

Conheça a diferença entre os tipos de tecido para sofá e os pontos que deve observar na hora da compra.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

23 de jun de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Na hora de escolher o melhor sofá para a sala, preço, tamanho e cor normalmente são os itens que todo mundo observa primeiro. Embora não seja um dos fatores que mais chamam atenção dos consumidores, definir o tecido do sofá é fundamental para aproveitar melhor o móvel, já que o material irá influenciar no uso do dia a dia.

Couro, jacquard, suede, chenille, sintético. Com tantas opções de tecido de sofá, encontrar o material mais indicado para a casa não é tarefa tão simples quanto parece, mas com a observação de alguns pontos e nossas dicas, você será capaz de escolher o modelo mais indicado.

Sofá

Beleza não forra sofá

Claro, deixar o ambiente mais bonito e combinar com a decoração do ambiente são pontos fundamentais na hora de escolher o tecido do sofá. No entanto, essas preocupações só devem ser consideradas após avaliar o uso do móvel e como ele poderá ser influenciado pelo ambiente.

Crianças e animais

Quem tem crianças em casa ou precisa de um produto que aguente um uso mais intenso (não estamos falando de ficar o dia todo deitado vendo Netflix), deve optar por um tecido mais resistente, como os sintéticos. Esse material vai garantir ao sofá maior durabilidade.

Já os donos de animais de estimação devem optar por um material mais simples de limpar, como o couro (natural ou sintético). Esse material não absorve a sujeira, sendo necessário apenas um pano úmido com detergente para realizar a higienização do móvel.

sofá animais

Atenção para os alérgicos

Outro ponto a ficar de olho é se o tecido possui a trama aparente (quando os emaranhados de fios são visíveis). Apesar de oferecerem um diferencial estético bem interessante, a poeira costuma se acumular neles, o que será um problema bem grande para quem possui alergias e doenças respiratórias.

Temperatura

Um sofá de couro pode ser muito bonito, mas não vai ser nada agradável se sentar nele no calor escaldante. A capacidade de reter ou dispersar o calor é um ponto importante a ser analisado quando escolher o tecido do sofá. A regra é bastante simples: em locais frios, opte por tecidos quentes, como couro e camurça. Já em lugares quentes, aposte em fibras naturais, principalmente que tenham algodão em sua composição, como linho e sarja.

Qual a diferença entre os tecidos de sofá?

Cada material possui seus pontos fortes e fracos. Além dos fatores citados acima, preço, aparência e qualidade do material também devem ser observados na hora da escolha. Conheça os principais tecidos e seus diferenciais.

Sofá de Suede

Presente na grande maioria dos sofás que irá encontrar, o suede é um tecido confortável, fácil de limpar e que apresenta um bom custo. O material é um tipo de camurça sintética, feita com poliéster e sem trama aparente, o que evita o acúmulo de poeira. Apesar de ser considerado quente, ele pode ser utilizado em locais com calor moderado.

sofa suede

Sofá de chenille

O tecido ganha destaque por sua maciez e grande beleza, provocada pela textura das suas fibras. Antes de surgir o suede, o material era o mais utilizado nos sofás, porém, ele tem sido deixado de lado por ser mais difícil de limpar. Os vincos característicos desse tecido acumulam poeira com certa facilidade e são um problema para quem tem alergia.

sofa chenille

Sofá de tecido sintético

A resistência e facilidade para limpar são os principais pontos positivos do tecido sintético, que é o mais indicado para casas com crianças e ou animais de estimação. Se optar por esse material, é importante ficar atento a porcentagem de poliéster da sua composição, pois tecidos com 100% podem pinicar e esquentar.

Jacquard

Um dos tecidos mais resistentes e bonitos disponíveis no mercado, os sofás de jacquard podem apresentar estamparias bem interessantes para combinar com a decoração da sala. Apensar de possuir uma tecelagem complexa, o material é bastante fácil de limpar e não acumula poeira. O preço é o principal ponto negativo do jacquard, por isso ele é mais fácil de ser encontrado em moveis luxuosos.

sofa Jacquard

Sofá de couro

Resistente e fácil de limpar, o sofá de couro dá um toque de luxo e sofisticação ao ambiente. Diferente do couro sintético, o natural não resseca ou fica craquelado com o tempo, embora exija cuidados para hidratá-lo e impermeabilizá-lo para permanecer bonito. Considerado um tecido quente, ele não é indicado para ambientes e regiões onde faça muito calor. Assim como o modelo anterior, o preço é um dos pontos negativos de quem escolhe esse modelo.

sofa de couro

Sofá de linho

O tecido é um dos mais indicados para quem tem alergias, devido a suas propriedades antialérgicas. O visual formado por sua tecelagem, apesar de simples, chama atenção pela qualidade do acabamento. Apensar de ser um material frágil e que pode encolher, se todos os cuidados forem tomados, a aparência do sofá de linho se manterá inalterada por anos. O preço também é um ponto negativo dos sofás de linho, o que pode ser reduzido quando há a combinação de outros materiais em sua composição.

sofá linho

Sofá de sarja

Um dos tecidos mais baratos, a sarja cai muito bem em ambientes e regiões mais quentes, pois não absorve tanto calor e permanecerá agradável mesmo em temperaturas mais altas. A sarja é bastante resistente e conta com a vantagem de não absorver sujeira, sendo bastante fácil de limpar. Como ponto negativo, o tecido proporciona uma aparência mais pesada que outros tecidos materiais.

sofa de sarja

Nosso post conseguiu ajudar você a decidir sobre o melhor sofá para você? Ficou com alguma dúvida? Conta para a gente nos comentário.


No Promobit, você encontra as melhores promoções de sofá da internet! Além das ofertas, na nossa plataforma é possível encontrar diversos códigos promocionais, como os cupons Americanas e cupons Pontofrio para garantir abatimentos ainda maiores no preço final do móvel.