Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit
Promobit Explica

Como escolher seguro viagem?

Obrigatório para visitar alguns países, o um seguro viagem é essencial para ter mais tranquilidade e segurança na hora de viajar

Como escolher seguro viagem?

7 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Não via a hora de voltar a viajar, né, minha filha? Pois a hora chegou e os aeroportos e rodoviárias andam cheios de gente em direção ao tão sonhado destino de férias ou a caminho do seu novo endereço. Felicidade estampada no rosto, passagem comprada, malas prontas, hospedagem garantida, mas e o seguro viagem?

Muitas pessoas nem se lembram dele, outras acreditam que o seguro viagem deve ser providenciado apenas quando se trata de viagens longas, internacionais ou para a prática de esportes. Porém, não é bem assim que funciona. Afinal, shit happens em qualquer lugar do mundo! Seja ao ter uma gastroenterite comendo uma comida de origem duvidosa em alguma região do Brasil, ou tendo uma crise de apendicite na Austrália.

Como sabemos que acidentes acontecem, que questões relacionadas à saúde são imprevisíveis e que estamos convivendo atualmente com uma pandemia, estar preparada e evitar passar grandes perrengues é essencial, quando se trata de uma viagem. Por isso, contratar um seguro viagem é tão importante na hora de embarcar para qualquer destino. Confira as nossas dicas e escolha o seguro viagem ideal para você!

Quer receber avisos sempre que aparecer pacote de viagem?

O que é o seguro viagem?

O seguro funciona como um plano de saúde temporário, também garante indenização para diversas situações e suporte em caso de acidentes, ou em outras circunstâncias. Alguns exemplos de imprevistos são extravio de bagagem, desastres naturais e necessidade de assessoria  jurídica. Ele é válido durante o período da contração, que coincide com a duração da viagem, e pode ser feito para destinos internacionais e nacionais, já que alguns planos de saúde brasileiros não oferecem cobertura nacional. 

Leia mais:
  • O que é mala de viagem de ABS?
  • Como comprar passagem aérea com milhas?
  • Como comprar passagem aérea barata?

O que cobre um seguro viagem?

De acordo com a Portaria 315 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que regulamenta os seguros no país, os seguintes itens são obrigatórios e devem estar em qualquer pacote oferecido:

  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas, tanto em território nacional quanto internacional;
  • Traslado de corpo, em caso de falecimento, e médico, em caso de doença;
  • Morte, acidental ou não;
  • Invalidez, total ou parcial, causada por acidente durante a viagem;
  • Regresso sanitário, ou seja, quando o turista fica sem condições de voltar ao seu país de origem em voo regular, por causa de um acidente ou doença grave.

Mas o seguro de viagem vai muito além de assistência médica, o usuário pode incluir outros serviços, fazer contratações de pacotes mais completos ou contrações avulsas, sem se restringir apenas às despesas com saúde. Portanto, você também pode incluir no seguro assistência jurídica, cancelamento de viagem, extravio, furto, roubo, ou dano de bagagem, funeral, regresso de menor desacompanhado, gastos por atraso no voo, convalescença em hotel e demais benefícios.

Quer receber avisos sempre que aparecer mala?

Como escolher o seguro viagem?

Para escolher o seguro com a cobertura ideal para a sua viagem é preciso considerar os seguintes pontos:

– Seguros de viagem variam de acordo com os países de destino, assim é importante informar à seguradora para onde vai para que ela analise se há alguma especificidade no seu caso. Lembrando que há cerca de 32 países onde o seguro para brasileiros é obrigatório e a pessoa corre o risco de ser deportada, caso não comprove a cobertura mínima exigida.

– Os planos contratados podem ser básicos ou completos, portanto, no momento da contratação informe detalhes para que a seguradora ofereça algo dentro das suas expectativas e que esteja bem coberto.

– Informe-se sobre a prática de esportes radicais ou de aventura com a seguradora. Pois esportes como escalada, mergulho, esqui, snowboard, entre outros, raramente são contemplados pela cobertura comum do seguro.

– Verifique se o seguro cobre doenças pré-existentes, caso tenha alguma.

– Informe os dados dos viajantes corretamente, pois idosos e mulheres grávidas costumam ter valores segurados diferenciados.

– Lembre-se de que o limite para o seguro é o quanto pretende investir. Portanto, você pode contratar desde um plano básico até franquias de atendimento e indenizações muito específicas.

– Caso utilize o seguro do cartão de crédito, peça informações e detalhes do contrato, de acordo com o seu país de destino.

– Opte por seguradoras conhecidas, confiáveis e, de preferência, que estejam no Brasil. Isso facilitará contatá-la e ter um atendimento mais eficiente, caso precise acioná-la. 

No mais, tenha sempre a apólice do seu seguro em mãos durante a viagem, para qualquer emergência, ainda mais se você estiver sozinho. Inclusive, é lá que estão os telefones para os quais você tem que ligar se precisar de atendimento. Faça cópias de todas as páginas e dos seus documentos, por segurança. É interessante deixar essas informações com a família ou algum amigo: caso não consiga acionar o seguro, eles podem fazer isso por você.

Viu como o seguro viagem pode deixar qualquer estadia mais tranquila, especialmente em tempos de pandemia? Agora você já sabe um pouco mais sobre o seguro viagem, os motivos para contratá-lo e o que considerar na hora de escolher o seguro ideal para você.


Agora que conferiu nossas dicas sobre o seguro viagem e já sabe escolher o seu pacote com a seguradora, que tal aproveitar as nossas promoções de passagem aérea e de pacotes de viagem? Fique de olho, também, nos nossos cupons de desconto para aproveitar os menores preços!