Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como escolher os eletrodomésticos da sua lista de casamento?

Selecionamos cinco dicas para ajudar você a não errar na hora de escolher os eletrodomésticos para sua lista de casamento

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

19 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Para alguns, o casamento é uma das etapas mais importantes da vida. No meio de tantos afazeres (juntar dinheiro, mudar de casa, decidir se vai ter lua-de-mel ou não, escolher vestido, terno, entre tantas outras coisas) às vezes esquecemos de mais uma etapa muito importante: a lista de casamento. Pensando nisso, montamos esse guia com cinco dicas para ajudar noivos e noivas a fazê-la, com foco nos eletrodomésticos.

Lembre-se que a lista deve ser feita a dois

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro passo para escolher os eletrodomésticos da lista de casamento é lembrar que eles devem ser selecionados a dois e não somente por um ou outro. Isso porque os dois vão cozinhar, lavar roupa, assistir à televisão, limpar a casa e tudo mais, então a decisão deve ser tomada a quatro mãos. Definido isso, vamos para as próximas dicas.

Repare no que é indispensável

Não dá para fugir, alguns eletrodomésticos são indispensáveis em uma casa ou apartamento. Para este artigo, separamos alguns em tópicos para você saber exatamente o que procurar sobre cada item.

Fogão

Boca Fogão

Na hora de escolher qual fogão colocar na lista de casamento, primeiro de tudo você deve prestar atenção em quantas pessoas terão acesso a ele e para quantas pessoas será feito comida, além da frequência em que ele vai ser utilizado. É óbvio que devem ser incluídos pelo menos você e seu par nessa lista, mas algum de vocês já têm filhos? Pretendem ter um logo ou não? Costumam receber amigos em casa? Algum de vocês gosta muito de cozinhar?

Se você e sua companhia pretendem cozinhar somente o básico do dia-a-dia, um fogão de quatro bocas deve ser suficiente. Agora, se vocês gostam de fazer pratos mais elaborados e chamar mais pessoas, talvez seja legal investir em um fogão de cinco ou seis bocas, porque ele facilita o preparo de pratos específicos, já que fica mais fácil controlar a intensidade da chama em cada boca, que pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade delas no fogão.

Preste atenção também no tamanho da sua cozinha, para saber quanto do espaço dela será usado pelo fogão. Às vezes, mesmo que vocês cozinhem bastante, um fogão de seis ou cinco bocas pode se tornar inviável por bloquear a circulação de pessoas no cômodo ou deixar tudo muito apertado. Nestes casos, talvez o cooktop seja uma alternativa, pois pode ser instalado em bancadas, apesar de ser mais caro (tente reparar também no orçamento geral das pessoas que você chamar para seu casamento – pode ser legal pedir um fogão desses se algum padrinho, que normalmente dá os presentes mais caros, perguntar o que vocês precisam ou querem ganhar).

Leia também: Guia de compras: como escolher o fogão certo

Máquina de lavar

maquina de lavar

Assim como no caso do fogão, na hora de escolher a máquina de lavar para adicionar à lista de casamento é importante observar quantas pessoas vão usufruir dela e o espaço disponível na lavanderia. Pensem na quantidade de roupa vocês costumam usar durante a semana e com que frequência elas serão lavadas: uma vez por semana? Talvez duas?

Repare no jeito que vocês já lavam as roupas na casa de vocês e veja se costumam colocar tudo junto na máquina de lavar (o que diminui a quantidade de lavagens por mês) ou se gostam de separar as peças por cor, para conservá-las melhor. Apenas reforçamos que não é interessante comprar uma lavadora com menos de dez quilos, porque esse é o tamanho mínimo recomendado para lavar cobertores e edredons de casal.

Observe também qual tipo de lavadora se encaixa melhor no perfil do casal: elas podem ser automáticas (a comum que conhecemos hoje), semiautomáticas, lava e seca ou mini lavadoras. Conheça mais sobre cada modelo neste outro artigo que preparamos: Como comprar máquina de lavar? Tudo que precisa saber!

Geladeira

Tamanho Geladeira

Na hora de escolher a geladeira, é necessário prestar atenção no quanto de comida vocês costumam consumir e, consequentemente, quantas vezes por mês vão ao mercado. Se vocês costumam guardar muita comida congelada, vão precisar de um freezer maior. Agora, se preferem comer a comida mais fresca, não precisam necessariamente de um tão grande.

Se você não sabe como avaliar isso, saiba que as fabricantes recomendam um refrigerador de 120 a 250 litros para casas em que moram duas pessoas. Mas lembre-se, isso pode variar conforme as suas necessidades.

Existem diversos tipos de refrigeradores: com uma porta, duas, modelo inverse (aquela em que o congelador fica na parte de baixo), side by side e french door. Além disso, o tipo de degelo de cada geladeira pode mudar conforme o produto que você escolher. Saiba mais sobre esse assunto no artigo: Guia de compra: como escolher a melhor geladeira.

Micro-ondas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O micro-ondas torna o processo de esquentar, descongelar e cozinhar os alimentos mais fácil e muito mais rápido, então é bastante necessário para as casas, principalmente na correria do dia-a-dia.

Ao escolher um para colocar na lista de casamento, preste atenção em qual potência vocês vão querer (ela vai influenciar diretamente no tempo em que o alimento ficará esquentando – quanto maior a potência, menos tempo) e também no tamanho dele (para isso, dê uma olhada nos recipientes que vocês pretendem comprar e repare se eles vão caber dentro do aparelho).

Também é interessante verificar quais funcionalidades eles apresentam, como “fazer pipoca”, “descongelar feijão”, “brigadeiro”, entre outras e escolher um micro-ondas que se encaixe no perfil de vocês para facilitar ainda mais a correria da rotina, pois nessas programações é o próprio produto que determina qual será o tempo necessário para preparação dos alimentos.

Leia também: Como comprar o micro-ondas mais indicado para suas necessidades?

Televisor

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para definir qual televisor vocês querem ter em casa, existem alguns quesitos a levar em consideração. O primeiro deles é se ela será Smart ou não (é esse recurso que permite ter acesso à outros tipos de conteúdo na televisão, como filmes e séries da Netflix, acesso ao Youtube e jogos).

Depois, você precisa prestar atenção na resolução da imagem, que pode ser HD, Full HD ou 4K (o mais atual do mercado e mais investido pelas marcas e, por conta disso, também o mais caro).

Adiante, defina qual será o tamanho da TV adicionada à sua lista de casamento. Isso pode variar de acordo com qual será o tamanho da sua sala ou quarto (depende de onde ela será instalada) e com suas preferências de consumidor. O mais comum é encontrar TVs de 32 a 55 polegadas.

Por fim, para o som, recomendamos que você adicione à sua lista (ou compre) um soundbar ou home theater, pois não são encontradas muitas televisões no mercado que agradam os mais entusiasmados nesse quesito.

Leia também: O que saber antes de comprar uma TV?

Saiba qual seu estilo de vida e do seu par

Definidos os eletrodomésticos indispensáveis (sinta-se livre para acrescentar alguns na nossa lista), hora de observar quais não são exatamente primordiais, mas facilitam o andamento do dia-a-dia ou mesmo são o sonho de consumo do casal.

Secadora

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se vocês vão morar em um apartamento e já sabem que lá não bate muito sol, talvez seja interessante adquirir uma secadora – um complemento à máquina de lavar -, tanto por esse fator como por ela entregar as peças praticamente prontas para colocar no guarda-roupas (por meio de um sistema de rotação e ar frio).

Para isso, fique atento a quantos quilos de roupa ela suporta (pode chegar até a 12 quilos), aos programas de secagem que apresenta (como lavagem pesada, normal, delicada, rápida, entre outras) e, novamente, ao espaço que ela vai ocupar no seu imóvel.

Leia também: Qual a diferença entre centrífuga e secadora de roupas?

Depurador

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Você já deve ter visto um depurador quando foi visitar alguém, ainda mais se essa pessoa morar em apartamento. Depuradores são altamente indicados para lugares com pouca ventilação, pois servem para renovar o ar da cozinha quando uma pessoa faz frituras ou resolve assar alimentos no forno. Funciona da seguinte maneira: ele fica logo acima do fogão e ao captar o ar, só o devolve para a cozinha depois de filtrado, ou seja, além de tirar o cheiro forte da comida também facilita a limpeza da sua cozinha (por conta das gorduras que ficam retidas nele).

Quando for definir qual deles irá para sua lista de casamento, preste atenção em qual potência você vai escolher, à estética (escolha uma cor e design que combine com a sua cozinha) e, principalmente, ao tamanho (os de 60cm são indicados para fogão de quatro bocas e os de 80cm para os de cinco ou seis).

Lava-louça

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro eletrodoméstico que pode ser interessante adicionar à lista de casamento é uma lava-louça. Antes de tudo, verifique se a sua cozinha terá capacidade para uma (para serem instaladas, elas precisam de um ponto de abastecimento de água, um ponto de escoamento e uma tomada para ser ligada na energia elétrica).

Depois, defina quantos serviços (a capacidade de lavagem por ciclo, que vai variar de acordo com quantas pessoas vão usufruir dela na casa) ela vai ter, podendo ser de 6, 8, 10, 12 ou 14 serviços. Saiba também que nas lava-louças não é utilizado detergente e sim um sabão especial em pastilha ou granulado, além de um líquido que evita manchas e auxilia na secagem. Por último, leve em consideração também que as lava-louças consomem bastante energia elétrica.

Apesar disso, elas podem ser uma boa ideia se a rotina do casal é muito corrida e se a prioridade é passar um tempo juntos a mais e não cuidar dos afazeres domésticos. Basta colocar os custos na balança e verificar o que vale mais a pena: lavar na pia e ser menos prático ou ter uma lava-louças e mais tempo para dispor em outras necessidades.

Adega de vinho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por último, mas não menos importante, também colocamos nesta lista uma adega de vinho, ideal para apreciadores que gostam de tomar uma taça por dia ou quando se reúnem no fim de semana com a família e amigos.

Primeiro de tudo, perceba com que frequência você consome os vinhos e, assim, quantos a sua adega terá que guardar. Se você é um consumidor assíduo, não adianta muito armazenar apenas oito vinhos, não é?

Depois, está na hora de olhar outro ponto importante: a temperatura. Procure por adegas que mostrem a temperatura e permitam a regulagem dela pelo lado de fora, assim você não vai precisar abri-la sempre para ajustes e conservará muito melhor os seus vinhos.

Observe ainda o material da porta da adega. Se ele for de vidro, verifique se protege as garrafas dos raios UV, porque o contato direto com o sol afeta o sabor e a qualidade da bebida. Já pensou que triste seria querer apreciar uma taça e perceber que ela já não está tão boa para consumo?

Por fim, fique atento ao sistema de refrigeração que você vai escolher para a adega da sua lista de casamento. O mais recomendado é o com compressor, pois ele resfria o interior da adega até a temperatura que você escolher e a conserva, diferentemente do outro sistema, o termoelétrico. Este último troca calor com o ambiente externo (ou seja, o retira de dentro da adega o tempo todo, mas não o mantém), o que deixa os vinhos mornos em dias muito quentes.  

Procure referências

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Converse com a sua família sobre os eletrodomésticos que vocês já têm em casa e pergunte sobre a marca, durabilidade, eficiência e quais os prós e contras que eles podem contar sobre cada produto, para ajudar você na decisão final.

Também repare se já não existe algum produto que você goste muito e se identifique, assim você pode repetir a marca na hora de colocar na lista (é muito provável que não dê para repetir o modelo, porque eletrodomésticos têm longa duração e possivelmente já exista um modelo mais atualizado do que você procura).

Pesquise muito

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, pesquise bastante sobre os produtos (pode ser por meio de vídeos, resenhas escritas, o que você preferir) e reputação das marcas no Reclame Aqui. Leia também os Guias de Compra do Promobit que buscam auxiliar você a fazer as melhores escolhas e, bom, feliz casamento!


Ajude os noivos você também! Qual produto você acha que é muito necessário numa casa nova? Aproveite nossas promoções de eletrodomésticos e nossos cupons de desconto!