Promobit
Guias de Compra

Como comprar máquina de lavar? Tudo que precisa saber!

Saiba quais detalhes fazem a diferença na hora de comprar uma máquina de lavar.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

21 de set de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Vale a pena gastar mais em uma lava e seca, existe alguma diferença entre lavadora com abertura frontal ou superior, qual o tamanho ideal da máquina de lavar, quais as tecnologias e recursos que realmente fazem diferença no dia a dia? Muitas são as dúvidas na hora de comprar máquina de lavar.

Com todos esses questionamentos, aliado a grande quantidade de modelos e marcas de lavadoras encontradas no mercado, fica muito difícil encontrar o eletrodoméstico ideal para a sua necessidade. Pelo menos, não sem o nosso guia de compras de máquina de lavar.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de máquina de lavar da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

lavadora
Fonte: pixabay.com

Quais os tipos de máquina de lavar?

Quando pesquisar sobre o eletrodoméstico, especificações como automática, semiautomática, lava e seca, mini lavadora e centrífuga poderão aparecer entre os modelos você que estiver olhando.

Máquina de lavar ou lavadora automática

Esse é o tipo mais comum do eletrodoméstico. Apesar do termo automático não ser sempre usado, sendo mais fácil encontrar apenas os nomes: máquina de lavar ou lavadora, essa denominação significa que ela capaz de realizar todos os processos de lavagem, entregando as roupas prontas para estender.

O mais importante é entender que esse tipo centrifuga as roupas, o que as deixa menos molhadas e exige menos tempo para que estejam prontas para uso.

Máquina de lavar ou lavadora semiautomática

Basicamente, esses são outros nomes para o conhecido tanquinho. A grande diferença do tanquinho para a máquina de lavar é que o primeiro não realiza a centrifugação das roupas. Com isso, apesar de limpas, as peças deverão ser torcidas à mão antes de serem estendidas no varal. O nome semiautomático significa que o eletrodoméstico só é capaz de realizar parte do processo de lavagem.

Lava e seca

Ideal para quem quer mais praticidade, as roupas já saem da lava e seca prontas para serem colocadas no guarda-roupa. Diferente do processo de centrifugação, que elimina boa parte de água das roupas ao girá-las com muita rapidez, o eletrodoméstico utiliza ar frio para fazer a secagem completa.

Apesar do valor consideravelmente maior, que pode aumentar o investimento em até dois mil reais, , vale muito a pena optar pelo modelo com , principalmente se puder aproveitar alguma promoção de lava e seca. No dia a dia, o tempo, energia e espaço economizado por não ter que estender as roupas, faz uma grande diferença.

Mini lavadora

Com um tamanho bem pequeno, a mini lavadora ocupa apenas alguns centímetros da lavanderia ou qualquer outro cômodo. Com capacidade de até 3 Kg de roupas, ela é indicada para quem utiliza uma lavanderia e só precisa da máquina para alguma emergência no meio de semana.

maquina de lavar
fonte: pixabay.com

Qual o tamanho ideal da máquina de lavar?

Essa resposta depende diretamente da quantidade de pessoas que vivem na casa e do perfil de uso de quem irá utilizar a máquina. A primeira coisa a avaliar é o espaço disponível para instalação da lavadora. Depois, é importante verificar qual o volume de roupas gerado na semana e quantas vezes por semana é possível lavar roupa.

Outro ponto é o seu perfil. Há pessoas que gostam de separar as roupas em várias pilhas para serem lavadas separadamente, optando por selecionar a programação adequada para cara tipo de tecido e a cor. No outro espectro, existem aquelas que apenas jogam tudo na lavadora. Diferentes perfis irão lavar diferentes quantidades de roupa de uma vez e devem escolher tamanhos adequados para o tamanho da pilha. Saiba mais sobre o assunto no nosso post: como escolher o tamanho da máquina de lavar?

A única recomendação mais genérica que sempre fazemos é optar por lavadoras com mais de 10 Kg, mesmo que você não aproveite sua carga ao máximo, esse é o tamanho mínimo recomendado para lavar edredons e cobertores de casal.

Lavadora com abertura frontal ou superior?

As diferenças entre as máquinas de lavar top load ou front load não se limitam ao preço e estética. A posição da abertura onde são colocadas as roupas influencia diretamente a forma como acontece a lavagem das roupas.

Mais caras, as lavadoras front load também apresentam um desempenho maior, tanto na qualidade da limpeza das roupas quanto na hora de proteger as peças contra danos causados pela lavagem. Isso acontece porque os modelos com essa abertura utilizam um sistema de lavagem por tombamento, que aproveita a força da gravidade para ajudar no processo. Outra vantagem desse mecanismo é economia de energia.

Além do preço, consideravelmente menor, as máquinas de lavar top load possuem uma melhor ergonomia, já que não é necessário abaixar para colocar as roupas para lavar. Outro ponto positivo, principalmente para as pessoas mais desligadas, é poder parar a lavagem e adicionar uma peça a qualquer momento.

Tecnologias e recursos úteis para a lavagem

Um dos pontos mais difíceis na hora de escolher um modelo é avaliar se as tecnologias que ele possui irão realmente fazer diferença no dia a dia. Muitos recursos anunciados como essenciais podem não fazer tanta diferença para o seu perfil de uso e em muitos casos, não farão nenhuma diferença para a lavagem das roupas.

No primeiro caso, é preciso avaliar se as tecnologias farão sentido para o seu perfil de uso. Por exemplo, não vai adiantar optar por um eletrodoméstico que possui 10 programas de lavagem a mais, se normalmente você só faz a separação básica da roupa.

Já o segundo grupo, aquele dos recursos que não entregam o que prometem, a melhor forma de avaliar isso é por reviews e opiniões de quem comprou ou testou o eletrodoméstico que você deseja comprar. O nosso fórum é um ótimo espaço para tirar essas dúvidas. Basta abrir um tópico e esperar que sempre tem algum membro da comunidade do Promobit feliz em ajudar.


Você ainda poderá fazer a sua lista de desejos e receber alertas gratuitos sempre que aparecer o produto desejado com um desconto imperdível, principalmente na Black Friday.