Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

Guia de compra: como escolher a melhor geladeira

Duplex, inverse, side by side, french door, conheça os diferentes modelos de geladeira e as funcionalidades que fazem toda a diferença.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

19 de jun de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Com vida útil de até 10 anos e um valor considerável, a compra de um refrigerador é um importante investimento. Escolher o modelo mais indicado para a sua casa vai muito além do menor preço e tamanho adequado para suas necessidades. Fatores como número de portas, eficiência energética, design e tecnologias de descongelamento e resfriamento rápido possuem um peso considerável na hora de tomar a decisão sobre as melhores geladeiras.

Mas se você não sabe a diferença entre frost free e cycle defrost ou quais as vantagens do modelo side by side para o duplex, nós separamos um guia com todas as principais informações que vão ajudar a fazer a melhor compra.

refrigerador

Qual o tamanho da geladeira?

As fabricantes recomendam uma conta simples para saber essa resposta. Pessoas que moram sozinhas e casais sem filhos terão suas necessidades supridas com um refrigerador de 120 a 250 litros. Famílias e casas com até 3 indivíduos necessitam de um modelo maior, com até 360 litros de capacidade de armazenamento. Já os refrigeradores mais robustos, com espaço interno superior a 400 litros, são indicados para imóveis com mais de 4 pessoas.

No entanto, o tamanho ideal do refrigerador é aquele que atente às necessidades das pessoas que moram na casa, por isso, entender como o eletrodoméstico será utilizado e quais os hábitos de consumo dos moradores é tão importante quanto o número de pessoas que vivem no local.

Por exemplo, uma pessoa que mora sozinha, mas que tem o costume de armazenar carnes e comidas congeladas precisará de um freezer maior. Por outro lado, famílias que fazem compras com frequência e que consomem todos os produtos em pouco tempo podem ter suas necessidades satisfeitas com um modelo menor.

Principais modelos de refrigerador

Existem diversos tipos de geladeira, com designs, capacidades de armazenamento e estruturas diferentes. Conhecer as características de cada uma delas é fundamental para tomar a decisão correta.

Geladeira com uma porta

geladeira de uma porta

O preço mais baixo e tamanho adequado para cozinhas pequenas tornam o modelo um dos mais procurados pelos consumidores. Por ter espaço interno reduzido e freezer com menor capacidade, ele é indicado para quem mora sozinho e casais que não tem o hábito de armazenar carnes e comidas congeladas.

Geladeira duplex

O modelo com duas portas conta com maior espaço interno e separação entre refrigerador e freezer, o que garante maior praticidade na hora de selecionar os alimentos. Com grande variedade de tamanhos, estilos e funcionalidades, o refrigerador duplex se adapta bem às diferentes necessidades dos consumidores, sendo mais indicados para famílias, pessoas que cozinham com frequências e quem precisa de mais espaço para alimentos congelados.

Brastemp BRM44HBANA

Geladeira inverse

Com objetivo de tornar ainda mais prático o dia a dia de quem cozinha, o design desse modelo traz o freezer na parte inferior e o refrigerador na superior. Dessa forma, os alimentos mais utilizados ficam em uma altura mais confortável, característica interessante para idosos e pessoas que têm dificuldade para se abaixar. No entanto, essa configuração pode ser um obstáculo para as crianças, que perderão autonomia ao deixar de alcançar sozinhos os alimentos nas prateleiras.

geladeira inverse

Geladeira side by side

Seu nome se deve a estrutura de duas portas lado a lado, uma para o refrigerador e outra para o freezer, que ganha um espaço considerável em relação às demais. Com capacidade de armazenamento superior a 500 litros, ela é maior que todos os outros modelos. Embora sua largura exija uma cozinha mais ampla para comportá-la bem, a geladeira side by side possui uma profundidade menor, o que faz com que fique tão bem em nichos e cozinhas planejadas. Outro ponto que chama atenção é a presença de dispenser de água e/ou gelo na porta.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Geladeira French Door

Com design inovador, o modelo utiliza 3 portas para aumentar a praticidade na hora de cozinhar. Os congelados, utilizados com menor frequência, ficam na parte inferior. Já a parte superior conta com portas duplas e um espaço maior para organizar os alimentos. Assim como o modelo side by side, a geladeira french door possui capacidade acima de 500 litros e exige um espaço maior na cozinha, além de contar com funções como dispenser de água e/ou gelo na porta.

Brastemp BRO80AKANA

Fique atento ao tipo de degelo

Com o tempo, o ar frio cria camadas de gelo nas paredes do freezer, que começam a prejudicar o funcionamento de todo o refrigerador. A função de degelo é responsável por eliminar o gelo acumulado e evitar problemas no eletrodoméstico. Existem diferentes tipos de degelo. Eles podem tornar a sua vida mais ou menos fácil, dependo da sua escolha.

Frost Free

As geladeiras frost free possuem um sistema de circulação de ar frio que impede a formação de gelo em suas paredes internas, dessa forma, não é necessário realizar o processo de descongelamento. A praticidade possui um preço, o que faz com que os modelos com essa função sejam mais caros e consumam mais energia.

Cycle defrost

Quase tão práticas quanto as frost free, as geladeiras cycle defrost possuem um sistema que diminui a acumulação de gelo no congelador, sendo necessário realizar o descongelamento apenas duas vezes por ano, processo que deve ser realizado manualmente. O modelo exige um pouco mais de trabalho, mas a economia e menor gasto de energia podem compensar.

Degelo manual

Opção bastante comum em refrigeradores mais básicos, modelos com degelo manual são mais baratos, porém, de tempos em tempos, será preciso desligar o eletrodoméstico da tomada, retirar todos os alimentos e esperar que o gelo derreta por completo. O processo deve ser realizado sempre que a camada chegar a 1 cm de espessura. Normalmente, a água se acumula em uma bandeja logo abaixo do freezer.

Degelo semiautomático

Seu funcionamento é bem parecido com o degelo manual, porém, com a vantagem de não ser necessário desligar o eletrodoméstico da tomada, permitindo que o refrigerador funcione normalmente enquanto acontece o descongelamento do freezer.

Degelo seco

Opção interessante para quem busca praticidade e menor preço, as geladeiras com degelo seco possuem um sistema de descongelamento semiautomático em que toda a água vai direto para um compartimento na parte lateral ou traseira, onde é evaporada. Isso permite que o processo seja realizado de forma fácil e sem molhar a cozinha.

geladeira degelo

Recursos que vão facilitar a sua vida

Existem alguns equipamentos e funções que podem passar despercebidos na hora de comprar o eletrodoméstico, mas fazem toda a diferença no dia a dia. Separamos alguns deles:

Otimização de espaço interno

Itens como prateleiras reguláveis e porta latas são fundamentais para organizar os alimentos e bebidas para maximizar a capacidade de armazenamento do eletrodoméstico, adaptando o interior para comportar itens de tamanhos e formatos diferentes. Outro recurso interessante são os espaços de resfriamento rápido, que ficam próximos ao congelador e podem ser usados para gelar bebidas rapidamente.

Dispenser de gelo e/ou água

Localizado na parte externa da porta do eletrodoméstico, o equipamento permite pegar água fresca ou gelo sem a necessidade de abrir o refrigerador, o que, além de ser mais prático, economiza energia. Existem basicamente dois tipos: manual e com ligação no encanamento da cozinha, sendo que o último exige a realização de obras na cozinha para adaptação.

Display digital

Presente nos modelos mais modernos, esse recurso permite o controle de muitas funções do eletrodoméstico por meio de um painel eletrônico. Por ele, é possível regular a temperatura interna, ligar o supercongelamento, acessar o timer e o controle de consumo de energia.


Agora ficou mais fácil encontrar o refriogerador para a sua casa? Aproveite a nossa comunidade para tirar dúvidas sobre os modelos e marcas disponíveis no mercado e acompanhe as promoções de geladeira e códigos promocionais como cupons Americanas e Cupons Pontofrio para economizar na sua compra!