Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Como comprar o micro-ondas mais indicado para suas necessidades?

Você sabe como escolher a potência do micro-ondas? Qual o melhor tamanho e se é uma boa ideia comprar um modelo com grill? Confira no nosso artigo como comprar o micro-ondas ideal para você!

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

5 de out de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Quem hoje em dia consegue imaginar a sua vida sem um micro-ondas? O aparelho já se tornou um item essencial nas casas brasileiras para algumas pessoas, mais importante até do que o próprio fogão. Fato é que ele torna o processo de aquecer, descongelar e até mesmo cozinhar alguns alimentos muito mais simples e prático, o que, com o nosso tempo escasso, é um fator com um peso enorme.

Com tanta importância para nossas vidas, conhecer quais pontos você precisa ter atenção quando for comprar o micro-ondas é fundamental para ter êxito na escolha e ficar satisfeito com o aparelho por longos anos.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de micro-ondas da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Também pode te interessar:

Qual a melhor potência do micro-ondas?

Apesar de não existir uma resposta exata para essa pergunta, esse é um dos pontos mais importantes a serem observados ao escolher um micro-ondas. Nós recomendamos escolher um micro-ondas com potência de 900w no mínimo,  pois com menos do que isso ele terá dificuldade de realizar diversas funções, o que significa mais tempo para a comida ficar pronta e pior o resultado.

Em termos simplistas, a potência pode ser comparada com a temperatura em um forno. Quanto maior a potência, mais rápido e eficiente é o aquecimento dos alimentos. Dá mesma forma que o forno, nem toda a comida poderá ser preparada no máximo.

Quer saber mais sobre esse tópico? Confira o nosso artigo: Como escolher a potência do micro-ondas?

micro-ondas-2

Qual o tamanho ideal do micro-ondas?

Essa é mais uma pergunta comum, mas que não possui resposta exata. O tamanho do micro-ondas deve ser equivalente à necessidade de quem vai utilizá-lo, ou seja, ele deve ser capaz de suportar o uso de recipientes com a quantidade de comida que você irá consumir.

Nós aconselhamos sempre evitar modelos com menos de 20 litros, pois aparelhos menores poderão ter problemas para preparar alguns tipos de alimento, como, por exemplo, quando a pipoca não consegue rodar dentro do micro-ondas. Para pessoas solteiras e casais sem filhos, um modelo com 20 ou 30 litros será suficiente. Já para famílias maiores, será melhor optar por um aparelho com maior capacidade.

É preciso ficar ciente de que o tamanho influencia diretamente na escolha da potência do micro-ondas. Basicamente, quando maior for o tamanho ou a quantidade de comida colocada de uma vez no aparelho, mais potência será exigida para realizar o trabalho. Por isso, quanto maior for o eletrodoméstico, maior deverá ser a potência escolhida.

Fique atento às funcionalidades

Uma das vantagens de ter um micro-ondas em casa é a praticidade de poder preparar a comida com o apertar de alguns botões, sem se preocupar com mais nada. Nesse sentido, avaliar se o aparelho possui funções e programações úteis é uma das coisas mais importantes na hora da compra.

Basicamente, as funções ou programações são configurações pré-definidas que determinam qual a potência e o tempo necessário para um alimento ficar pronto. Por exemplo, caso vá fazer brigadeiro no micro-ondas e o aparelho não contar com essa função, será necessário, além de colocar o tempo, configurar a potência certa para o trabalho, que é o mais importante.

Por isso, na hora de escolher o melhor aparelho, dê uma conferida nas programações que ele traz e se elas realmente são interessantes para você.

Micro-ondas com grill é uma boa escolha?

Os consumidores que gostam da praticidade do aparelho, mas sentem falta do gostinho característico de quando o alimento é feito no forno ou fogão, vão gostar do micro-ondas com grill. Com a capacidade de utilizar tanto o processo de cozimento pelo calor quanto por ondas eletromagnéticas, o aparelho consegue combinar sabor, praticidade e rapidez.

Esse resultado é possível devido a uma resistência colocada em sua parte superior, que é responsável por irradiar calor. Com isso, o aparelho consegue fazer com que a comida passe pelos mesmos processos de quando feita no forno e ganhe um sabor mais marcante.

Porém, quem optar pelo modelo precisar ficar ciente de que apesar dos alimentos ficarem mais gostosos, nada que se compare ao sabor obtido no forno ou fogão.

micro-ondas-grill2

Tecnologia inverter

Outro ponto bastante interessante a se observar na hora de comprar o aparelho é se o modelo escolhido conta com a tecnologia inverter. Criado pela Panasonic, esse recurso basicamente significa que o eletrodoméstico é capaz de controlar a potência utilizada para o preparo de cada alimento.

Como explicamos acima, cada alimento necessita de uma intensidade da potência para ficar pronto. Para chegar ao nível configurado, o aparelho alterna entra uma porção do tempo com a potência total e outra sem o envio de ondas. Como o processo acontece com uma grande velocidade, o efeito é praticamente o mesmo que o obtido com o uso da potência exata.

Mas como “praticamente” é diferente de “exatamente”, o resultado com um micro-ondas inverter é superior, tanto na velocidade com que os alimentos ficarão prontos, quanto na qualidade de cozimento por completo.

micro-ondas-inverter

Não se esqueça de verificar o consumo

Por último, mas não menos importante, o consumo possui um peso considerável na escolha entre um e outro modelo de micro-ondas. Isso porque esse fator vai interferir diretamente na conta de luz e nos custos totais de ter o aparelho em casa. Apesar do aparelho ter um consumo relativamente baixo quando comparado a outros eletrodomésticos, a intensidade com que o usamos faz com que cada Kw/h a menos faça uma boa diferença. Por isso, não se esqueça de verificar o nível do consumo antes de comprar eletrodoméstico.


Agora que você já sabe como escolher o micro-ondas, aproveite o Promobit para encontrar o micro-ondas em promoção que melhor atenderá as suas necessidades. Aqui também tem cupons de desconto americanas e um equipe pronta para selecionar as melhores ofertas na Black Friday!