Take a fresh look at your lifestyle.

Como escolher a tábua de carne ideal?

Utilizada para cortar carnes, vegetais e frutas, uma tábua de corte pode ser de madeira, plástico, vidro e outros materiais. Aprenda a escolher a sua tábua de carne.

Cortar carnes, queijos, vegetais, frutas… Para tudo isso serve uma tábua de carne, mas não é tão simples quanto parece escolher o produto. Ele está disponível em diferentes materiais, como madeira, plástico e vidro e por isso, tem diferentes instruções de manuseio e limpeza, por exemplo. Além disso, algumas são mais higiênicas do que outras. Por conta de todas essas características, resolvemos esclarecer a você como escolher a tábua de carne ideal para a sua casa. 

Leia também:

Defina a finalidade que a tábua terá

Para escolher a tábua de carne ideal, primeiro você precisa saber que finalidade ela terá. Você vai cortar carnes, verduras ou queijos? Vai usá-la apenas para servir alimentos e garantir a boa apresentação da mesa? Vai cortar temperos, como cebola e salsinha? 

Responder essas perguntas é importante, pois o recomendado é que você tenha uma tábua para cada tipo de alimento, para não ocorrer a contaminação cruzada. Isso pode acontecer da seguinte maneira: imagine que você cortou na tábua algum alimento cru que possa conter salmonela, como os de origem animal; logo depois, mesmo após lavar, decide cortar cenoura ou batata para cozinhar com a carne. Esses alimentos podem ser contaminados pelas bactérias presentes na carne, pois ficaram impregnados na tábua (neste caso, principalmente as de madeira). 

Por isso mesmo, também é essencial escolher o material da tábua de carne. Ela ser de vidro, plástico ou madeira vai influenciar ainda na durabilidade das suas facas de churrasco. 

Escolha o material

As tábuas de carne podem ser de vidro, madeira, bambu, plástico e até de mármore. Cada material exige um tipo de limpeza diferente e pode trazer resultados de corte diferentes para os alimentos, além de influenciar na durabilidade das facas de cozinha. 

Tábua de madeira

A tábua de madeira é a melhor opção se você quiser conservar suas facas, pois ela é mais macia (isso garante a conservação do fio de corte). Além disso, essas tábuas são pouco escorregadias, o que dá firmeza na pegada do alimento e para fatiá-lo. Porém, quanto à higiene, elas não são a melhor opção: o corte da faca pode provocar ranhuras no utensílio, o que facilita a proliferação das bactérias. Além disso, a madeira é mais absorvente que os outros materiais por ser porosa, o que dificulta a limpeza. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Tábua de Madeira em promoção?

Tábua de bambu

A tábua de bambu é a mais durável de todas, além de ser muito resistente, o que garante boa performance no momento do corte de carne, principalmente (a tábua de bambu é a mais indicada para churrasco). Além disso, por ser feita de um material natural, ela tem ação antibactericida natural. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Tábua de Bambu em promoção?

Tábua de plástico

A tábua de plástico pode apresentar os mesmos problemas da tábua de madeira, pois com o tempo pode ficar com ranhuras de faca. A diferença é que elas costumam durar menos e, além disso, pode aparecer manchas com o tempo, pois o plástico é um pouco absorvente. Essa coloração pode vir de tomates e carnes temperadas, por exemplo. Contudo, ela ainda assim é bastante segura para o corte e não escorrega.  

Quer receber avisos sempre que aparecer Tábua de Plástico em promoção?

Tábua de vidro 

A tábua de vidro é a mais higiênica, mas também a menos recomendada, pois acaba com o fio das facas muito rapidamente. Essa tábua, apesar de ter pés de silicone para um bom apoio, tem a superfície escorregadia, o que não dá firmeza para segurar e cortar os alimentos. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Tábua de Vidro em promoção? 

Saiba como higienizar e conservar a tábua

Cada material de tábua exige uma maneira diferente de conservação para garantir a máxima eficiência no uso e a durabilidade do produto. Se você comprar uma tábua de madeira, o ideal é esfregá-la com água quente e sabão imediatamente após o uso. Se possível, deixe-a secar ao sol. Já se a tábua for de plástico, é possível lavá-la normalmente, com água e sabão, ou então colocá-la na lava-louças. Se ela estiver muito manchada, uma dica é passar metade de um limão na superfície. Já se a tábua de carne for de vidro, a sujeira vai sair muito mais facilmente, também ao lavar a louça. Tanto na tábua de bambu quanto na de madeira, é necessário passar óleo mineral para proteção; na primeira, a cada seis meses; na segunda, após cada uso. 

Utilize o Promobit para economizar

Seja qual for a tábua de carne que você for comprar (de vidro, madeira, bambu ou plástico) pode usar o Promobit para isso. Aqui nós reunimos as melhores promoções de utensílios domésticos para você economizar. Nossa equipe avalia cada promoção antes de ela ser liberada na plataforma para garantir o preço baixo de verdade. 


Quem acompanha as ofertas do Promobit paga mais barato em qualquer produto. Utilize um cupom Americanas ou cupom Amazon para economizar ou aproveite nossas promoções de utensílios domésticos!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!