Promobit
Artigos

Como aumentar a eficiência energética de uma geladeira, de acordo com a Samsung

Confira algumas dicas da Samsung para garantir o menor consumo das geladeiras que podem ser aproveitadas em modelos de qualquer marca.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

21 de abr de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Os eletrodomésticos e eletrônicos vieram para facilitar a nossa vida. Cada vez mais atividades são otimizadas com o uso desses equipamentos, desde esquentar aquela lasanha no micro-ondas ou eliminar a poeira e partículas de sujeira com o aspirador de pó. Se, por um lado, esses aparelhos nos permitem fazer tudo com mais rapidez, por outro, o consumo de energia e a conta de luz aumentam consideravelmente.

Um dos principais “vilões” nesse caso são os refrigeradores, que ficam ligados ininterruptamente e possuem um peso maior na conta. Por isso, a Samsung reuniu algumas dicas para aumentar a eficiência de refrigeradores, que podem ajudar mesmo se você escolher um modelo de outra marca.

Tudo começa na hora da compra

Escolher um eletrodoméstico que não vá pesar tanto na sua conta de luz é o primeiro passo para ter um produto com boa eficiência energética. Para auxiliar nesse trabalho, nós temos um texto bem legal que ensina de forma fácil como calcular o consumo de energia em eletrodomésticos.

Mas além disso, a Samsung destaca que é preciso verificar a existência de algumas tecnologias que melhoram consideravelmente a eficiência energética da sua geladeira, principalmente a presença da tecnologia inverter.

melhor-marca-geladeira

Uso no dia a dia

Depois de comprar a geladeira, ainda existem algumas atitudes que, se tomadas no dia a dia, ajudam a reduzir a conta de luz. As primeiras são bem simples e devem ser aplicadas por todos que moram na casa: parar de abrir o refrigerador sem muita ideia do que tem dentro e não colocar alimentos quentes diretamente nele.

Toda vez que ar quente entra no eletrodoméstico, a temperatura média dentro dele sobe e o equipamento precisa de mais força para voltar à temperatura correta, gastando mais energia no processo.

Além disso, a Samsung recomenda otimizar o consumo escolhendo o modo de uso correto, que em geral tem entre três e cinco opções. Normalmente existe opção econômica, para quando a geladeira estiver mais vazia, um modo normal e um turbo para quando precisa gelar tudo com mais rapidez.

Em alguns modelos, como os da linha 5 em 1 da Samsung, existem mais quatro modos especiais que mantém:

  • Freezer desligado
  • Refrigerador desligado
  • Freezer funcionando como refrigerador
  • Refrigerador funcionando como freezer

Em todos esses casos, utilizar o modo de resfriamento correto para cada situação garantirá a melhor eficiência energética da sua geladeira.

Confira outros produtos da marca em promoção

Nem toda a economia vale a pena

Existem algumas funções que exigem um maior consumo de energia do refrigerador, mas que são tão importantes para o dia a dia que não compensam serem sacrificadas para reduzir a conta de luz. A principal é a tecnologia frost free, que dispensa a necessidade de precisarmos descongelar a geladeira. Voltar a ter que desligar o eletrodoméstico duas vezes no ano e esperar todo gelo ensopar a cozinha não vale a pena os pouco kWh economizados.

Para quem gosta de praticidade, contar com um modelo inverse (cujo freezer é localizado na parte inferior e o refrigerador na superior) também valerá mais a pena do que um consumo menor de energia.


Gostou das dicas da Samsung? Tem alguma informação para complementar o artigo? Comenta aqui embaixo!