Take a fresh look at your lifestyle.

Como aumentar a eficiência energética de uma geladeira, de acordo com a Samsung

Confira algumas dicas da Samsung para garantir o menor consumo das geladeiras que podem ser aproveitadas em modelos de qualquer marca.

0

Os eletrodomésticos e eletrônicos vieram para facilitar a nossa vida. Cada vez mais atividades são otimizadas com o uso desses equipamentos, desde esquentar aquela lasanha no micro-ondas ou eliminar a poeira e partículas de sujeira com o aspirador de pó. Se, por um lado, esses aparelhos nos permitem fazer tudo com mais rapidez, por outro, o consumo de energia e a conta de luz aumentam consideravelmente.

Um dos principais “vilões” nesse caso são os refrigeradores, que ficam ligados ininterruptamente e possuem um peso maior na conta. Por isso, a Samsung reuniu algumas dicas para aumentar a eficiência de refrigeradores, que podem ajudar mesmo se você escolher um modelo de outra marca.

Leia também:

Tudo começa na hora da compra

Escolher um eletrodoméstico que não vá pesar tanto na sua conta de luz é o primeiro passo para ter um produto com boa eficiência energética. Para auxiliar nesse trabalho, nós temos um texto bem legal que ensina de forma fácil como calcular o consumo de energia em eletrodomésticos.

Mas além disso, a Samsung destaca que é preciso verificar a existência de algumas tecnologias que melhoram consideravelmente a eficiência energética da sua geladeira, principalmente a presença da tecnologia inverter.

melhor-marca-geladeira

Quer receber avisos sempre que aparecer Geladeira em promoção?

Uso no dia a dia

Depois de comprar a geladeira, ainda existem algumas atitudes que, se tomadas no dia a dia, ajudam a reduzir a conta de luz. As primeiras são bem simples e devem ser aplicadas por todos que moram na casa: parar de abrir o refrigerador sem muita ideia do que tem dentro e não colocar alimentos quentes diretamente nele.

Toda vez que ar quente entra no eletrodoméstico, a temperatura média dentro dele sobe e o equipamento precisa de mais força para voltar à temperatura correta, gastando mais energia no processo.

Além disso, a Samsung recomenda otimizar o consumo escolhendo o modo de uso correto, que em geral tem entre três e cinco opções. Normalmente existe opção econômica, para quando a geladeira estiver mais vazia, um modo normal e um turbo para quando precisa gelar tudo com mais rapidez.

Em alguns modelos, como os da linha 5 em 1 da Samsung, existem mais quatro modos especiais que mantém:

  1. Freezer desligado
  2. Refrigerador desligado
  3. Freezer funcionando como refrigerador
  4. Refrigerador funcionando como freezer

Em todos esses casos, utilizar o modo de resfriamento correto para cada situação garantirá a melhor eficiência energética da sua geladeira.

Confira outros produtos da marca em promoção

Nem toda a economia vale a pena

Existem algumas funções que exigem um maior consumo de energia do refrigerador, mas que são tão importantes para o dia a dia que não compensam serem sacrificadas para reduzir a conta de luz. A principal é a tecnologia frost free, que dispensa a necessidade de precisarmos descongelar a geladeira. Voltar a ter que desligar o eletrodoméstico duas vezes no ano e esperar todo gelo ensopar a cozinha não vale a pena os pouco kWh economizados.

Para quem gosta de praticidade, contar com um modelo inverse (cujo freezer é localizado na parte inferior e o refrigerador na superior) também valerá mais a pena do que um consumo menor de energia.


Gostou das dicas da Samsung? Tem alguma informação para complementar o artigo? Comenta aqui embaixo!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!