Promobit
Promobit Explica

Como funciona o carregamento rápido? Mais velocidade, praticidade e segurança para o seu celular

A tecnologia de carregamento rápido é de grande utilidade para diminuir o tempo em que o celular permanece ligado à tomada

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

30 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

O carregamento rápido presente em boa parte dos celulares atualmente é uma tecnologia que surgiu para amenizar o principal gargalo dos aparelhos móveis: a bateria. Embora ainda seja bem provável que você plugue seu celular na tomada a cada noite, o carregamento rápido facilitou muito a vida dos usuários ao diminuir em até 40% o tempo de recarga. Ideal para situações em que só é possível deixar o celular plugado à tomado por alguns minutos.  

Apesar de estar presente nos smartphones desde 2013, muitas dúvidas sobre o carregamento rápido permanecem. Ele pode ser prejudicial a bateria dos aparelhos? Quais são as marcas que fazem uso da tecnologia? Posso usar o carregador mais potente em qualquer celular? Neste artigo explicaremos como o carregamento funciona e porque ele é uma opção segura para a bateria do seu aparelho. 

O que é o carregamento rápido?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A tecnologia de carregamento rápido como a conhecemos hoje foi criada em 2013 pela Qualcomm, o Quick Charge 1.0 apareceu com a proposta de oferecer mais carga ao aparelho em menos tempo graças ao processador da Qualcomm, localizado em muitos smartphones, que comunica-se com o carregador para determinar a quantidade máxima de carga que o celular pode receber. Desde então, outras versões do Quick Charge já foram lançados e atualmente a tecnologia encontra-se na versão 4.0.

O carregamento que ocorre quando o celular é plugado à tomada não pode ser acelerado apenas acrescentando amperes a carga de energia levada pelo carregador, pois além do risco de “fritar” o aparelho, a energia não seria totalmente aproveitada.

O carregamento rápido acontece graças a comunicação entre o processador do celular (Qualcomm) e o chip (também Qualcomm) localizado no carregador. O processador informa ao carregador a potência exata que deve ser usada para carregar o aparelho de acordo com a sua porcentagem atual de bateria. No decorrer do processo, o chip diminui paulatinamente a entrada de corrente elétrica para manter o aparelho em uma temperatura segura. 

Tipos de carregamento rápido

Atualmente, quase todas as fabricantes de celular possuem a sua versão de carregamento rápido, que são baseadas na tecnologia do Quick Charge da Qualcomm, mas acrescentando detalhes e especificações de acordo com a categoria e o modelo do smartphone.

Qualcomm Quick Charge

quick-charge-3.0

É a versão mais consolidada e com maior penetração no mercado. Utilizada por diversas marcas como Asus, Sony, ZTE, Nokia, LG e outras de forma indireta. Para que o carregamento rápido aconteça é necessário que o aparelho possua o suporte a tecnologia da Qualcomm. 

Apple Fast Charge

carregador-apple-18w
Carregador da Apple de 18W

A versão de carregamento rápido da empresa foi implementada nos smartphones a partir do iPhone 8 e posteriormente nos iPhones da linha X. Baseados na tecnologia USB Power Delivery, os modelos compatíveis da empresa promovem o carregamento de 0 a 50% em 30 minutos, porém é necessário comprar o carregador de 18W separadamente. Um custo a mais para o consumidor. 

Turbo Power da Motorola

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A tradicional marca de celulares utiliza uma versão do Quick Charge com algumas adaptações para os seus aparelhos. De acordo com a Motorola, as baterias de seus celulares são projetadas para obter o melhor desempenho possível do carregamento rápido. Celulares mais baratos da empresa utilizam versão anteriores do Quick Charge para não inflacionar o custo final. 

Samsung Adaptive Fast

Adaptive-fats-samsung

O carregamento rápido da fabricante coreana é uma das mais tímidas em velocidade de carregamento, mas em compensação é a que mantém a temperatura do aparelho mais estável durante o processo. Os aparelhos compatíveis da Samsung suportam a função Samsung Adaptive fast e Qualcomm Quick Charge 2.0. 

Huawei Supercharge 

Huawie-Super-Charge

Usando tecnologia própria, já que a empresa também fabrica os próprios processadores, o Super Charge da Huawei carrega 3000 mAh em menos de 40 minutos. O sistema está disponível apenas no modelos mais recentes da Huawei e também é compatível com a tecnologia Quick Charge. Nos quesitos velocidade e potência, o Supercharge ficou em primeiro lugar no ranking do site Hometop.

Existe risco no carregamento rápido?

A vida útil das baterias é um assunto recorrente, pois normalmente ela está entre os primeiros componentes do smartphone que apresentam diminuição de desempenho. Por este motivo é comum relacionar o uso do carregamento rápido a uma possível queda de capacidade das baterias. Mas como já relatado o carregamento rápido acontece de forma inteligente, sendo uma troca de informações entre o aparelho e o carregador para que a corrente elétrica liberada em maior quantidade seja na medida da necessidade do aparelho e em patamares que não representem perigo de superaquecimento. 

celular-carregando

O superaquecimento que também poderia ser prejudicial a vida útil da bateria não ocorre, pois as fabricantes cientes de que haverá variações de temperatura em situações de carregamento rápido projetam suas baterias para comportar temperaturas dentro da margem que será disponibilizada pelo carregador. 

Outra dúvida frequente é sobre a possibilidade de usar o carregador rápido em aparelhos não compatíveis com a tecnologia e a resposta é sim. Não existe problema em usar o modelo mais potente de carregador em outros celulares e até outros aparelhos eletrônicos. O aumento de potência por parte do carregador só acontece com a comunicação entre ele e o aparelho, quando compatíveis. Não sendo o caso a carga será feita normalmente e na velocidade suportada pelo aparelho. 


O seu celular possui carregamento rápido? no Promobit você encontra os melhores preços em Smartphones, principalmente na Black Friday. Fique atento aos cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Carrefour para que suas compras fiquem ainda mais baratas.