Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Afinal, perfume tem data de vencimento?

Muitos dos perfumes vendidos no Brasil vêm com uma data de vencimento definida. Mas esses produtos realmente vencem?

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

2 de ago de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Caso compre um perfume hoje no Brasil você verá que a embalagem informa, entre outras coisas, a data de vencimento do produto. A data especifica contendo dia e mês, assim como a de qualquer outro produto (ex: 30/01/2024). Mas perfumes realmente têm data de vencimento?

No artigo de hoje o Promobit responde uma dúvida bem comum da comunidade e que afeta àqueles que desejam comprar um perfume e querem saber até quando ele ainda estará bom para usar, ou aqueles que acabaram de comprar e descobriram que o produto vence em poucos meses — ou, em alguns casos, já está vencido.

Compre agora perfume masculino na Amazon 

Perfume tem data de vencimento?

A resposta para a pergunta que intitula o artigo é: depende.

Sim, perfume tem data de vencimento, mas não da forma como o leite ou o arroz que temos em casa. O vencimento de um perfume é um fator que varia dependendo da composição química de cada essência e forma de armazenamento.

Compostos químicos estão sujeitos a sofrer mudanças ao longo do tempo, resultado da exposição ao oxigênio, luz solar, calor, umidade, dentre outros fatores. Tais mudanças afetam perfumes de formas diferentes, tornando-os melhores ou piores com o tempo, dependendo da composição de cada um.

Segundo especialistas, fragrâncias orientais com notas amadeiradas mais fortes tendem a ficar melhores com o tempo. Já aqueles com notas florais, verdes ou cítricos tendem a durar menos por serem mais leves e evaporarem mais rápido. Mas qual a diferença de tempo entre o vencimento de um ou outro? Não é possível dizer.

Perfume Yves Saint Laurent Opium
A fragrância oriental Yves Saint Laurent Opium é um exemplo de perfume que “fica melhor com o tempo”

Especialistas normalmente fazem recomendações e dão dicas para aqueles que desejam comprar um certo tipo de produto a fim de que a fragrância, a fixação e seus efeitos mantenham-se inalterados pelo maior tempo possível.

Devido às diferentes mudanças que o tempo e fatores externos podem exercer sobre cada fragrância, não é possível determinar uma data exata para a expiração do perfume — embora ela exista e cada marca consiga estimá-la.

E se não há uma data de vencimento exata para perfumes, por que todos os vendidos no Brasil a informam?

Data de validade para perfumes no Brasil

Produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes têm validade de 5 anos no Brasil. Essa é uma regra descrita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em Resolução que regulamenta a definição, classificação, requisitos técnicos e rotulagem de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Assim, a Agência define que a validade descrita nas embalagens de perfumes seja de cinco anos, mesmo que não haja provas de que aquela é a real validade do produto.

A data pode ser revalidada por períodos iguais e sucessivos pela marca que comercializa o produto, ou seja, a data de validade pode ser alterada para mais cinco anos, caso a empresa assim deseje.

É claro que nem todas fazem isso, por isso é bem comum acharmos perfume sendo vendidos com data de vencimento para daqui a alguns meses, ou, em alguns casos, que já venceram! Na verdade eles não venceram, apenas passaram da data inserida pela ANVISA na embalagem.

perfume validade
Muitos perfumes no exterior não possuem qualquer data ou período de validade

A regulamentação, embora defina um padrão para a categoria de produtos, cria alguns problemas que afetam tanto clientes como marcas e lojas que realizam a revenda de perfumes:a baixa qualidade que os produtos podem ter.

Imagine que você sempre usou o Perfume Ralph Lauren Polo Red e gosta da fragrância. Decide comprar um novo frasco em sua loja de confiança, mas, ao abri-lo, descobre que o cheiro não é o mesmo com o qual você já se acostumou e a fixação é baixa. A primeira ideia que vem à mente é a de que se trata de um perfume falso, certo?

Muitas vezes o perfume comprado é original, mas já venceu devido ao tempo que foi armazenado ou das condições às quais ficou exposto. Como o vencimento “padrão” pode ser revalidado e estendido, só há como saber o quão velho é o produto consultando a data de fabricação.

Não são raros os relatos que acusam lojas de vender perfumes falsos simplesmente porque a fragrância e fixação não são as mesmas que o cliente está acostumado. Na maioria dos casos as lojas realizam a troca do produto sem colocar muitos obstáculos.

Comprou um produto que não atendeu às suas expectativas? Não hesite em trocá-lo. A sua satisfação é prioridade!

Compre agora perfume feminino na Amazon  

Postergando o vencimento do perfume

Como dissemos, não é possível que nós, consumidores, saibamos quando o perfume que temos em casa irá de fato expirar e deixar de apresentar as características esperadas.

Com o passar do tempo a a fragrância pode ser quebrada e a coloração do líquido pode mudar, bem como o aroma do perfume, o que resulta no vencimento do mesmo. Embora não haja como evitar que isso aconteça, há formas de prorrogar a validade do produto conservando-o de maneira adequada e no lugar indicado. Saiba quais são os fatores que podem diminuir a vida útil do seu perfume

  • Luz: exposição constante a luz degrada ao poucos os ingredientes da fragrância do perfume, inclusive alguns frascos de possuem são feitos com vidro na cor escura para amenizar esse efeito da exposição a luz. 
  • Temperatura: não expor seu perfume a temperaturas elevadas evita que o líquido sofra reações químicas decorrentes do calor excessivo. 
  • Oxigênio: mesmo o oxigênio já é capaz de gerar reações químicas que alteram o estado original do perfume. Portanto, não fechar o perfume direito ou deixá-lo aberto é péssima ideia.

Calor e iluminação são dois fatores que quebram a fragrância e podem acabar com o seu perfume. Evite armazená-lo em locais onde haja muitas mudanças de temperatura, como no banheiro ou interior do carro; evite também deixá-lo em locais expostos à luz do sol, como cômodas ou janelas (!).

perfume tem data de validade?

Armazene seus perfumes em lugares frescos e arejados, onde não bata luz do sol. Armários e gavetas de roupas de baixo são os lugares ideais, embora algumas pessoas também usem freezers para preservar as fragrâncias dos perfumes — caso decida tomar essa iniciativa mais radical, lembre-se de não deixar a temperatura muito baixa e não armazenar comida no mesmo lugar.

Mantenha o frasco sempre fechado, pois o contato com oxigênio poderá resultar na aceleração da evaporação do álcool, oxidação e quebra da composição, o que acelerará a deterioração. O contato com ar também pode deixar o conteúdo exposto a bactérias, um risco que é maior em perfumes que tenham de ser usados removendo a tampa do frasco, deixando-o completamente aberto — a vida útil destes é muito menor do que a daqueles que possuem spray anexado ao frasco.

Se você utiliza diferentes perfumes para diferentes ocasiões e também para o dia a dia, lembre-se de alternar o uso entre eles e armazenar todos os frascos de forma correta. Não deixe seu perfume parado por muito tempo, aprecie a fragrância enquanto ela dura!


Agora você já sabe como funciona a validade dos perfumes vendidos no Brasil e as melhores formas de armazenar aqueles que tem em casa. Não deixe de aproveitar as promoções de perfumes no Promobit e adicionar alertas em sua Lista de Desejos para aqueles que você deseja comprar assim como aproveitar nossos cupons de desconto.