Promobit Explica

Como saber se o perfume é original ou falsificado?

Além de baixa durabilidade, os perfumes falsificados podem gerar irritações e problemas alérgicos. Por isso, veja como saber se o perfume é original e acerte na compra do seu.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

6 de mai de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Usar um perfume se tornou parte da rotina de autocuidado e higiene de muitas pessoas. Borrifar a fragrância antes de sair de casa pode até trazer autoconfiança para um encontro ou para chamar atenção no barzinho, dependendo da fragrância transmite autoridade no trabalho e até a sensação de um banho tomado e relaxante. Apesar das experiências olfativas extraordinárias, os aromas podem causar um desfalque no bolso, especialmente perfumes importados, por isso comprar um perfume falsificado pode ser uma péssima experiência. Então no texto de hoje vamos ver como saber se um perfume original ou falsificado.

Mas antes de conferir as dicas, veja nossas indicações de melhores perfumes masculinos e perfumes femininos para garantir aquela fragrância marcante sem correr riscos de sair no prejuízo e ainda aproveitar o melhor preço.

Melhores perfumes femininos

Botica 214 Verano en FirenzeMelhor perfume nacional para o dia a dia
Madeleine 862 – O.U.iMelhor perfume nacional doce
Carioca – GranadoMelhor perfume nacional cítrico
La Vie Est Belle – LancômeMelhor perfume importado
My Way Intense – Giorgio ArmaniMelhor perfume importado doce

Melhores perfumes masculinos

O Boticário Botica 214 Verano in Firenze Eau de ParfumMelhor perfume masculino nacional
O Boticário PortinariFragrância versátil
Natura Deo Parfum Essencial ExclusivoMelhor fragrância para o inverno
Bleu – ChanelMelhor perfume masculino importado
Chrome Extreme – AzzaroMelhor perfume masculino importado cítrico

Por que é importante saber se um produto é original ou não?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando o preço está muito baixo pode até ser tentador adquirir, contudo o estoque, venda e recebimento de produtos falsificados é crime previsto pelo artigo 184 do Código de Propriedade Industrial (Lei 9279/96). Mas não para por aí, produtos falsificados podem ter a fabricação alterada e nem sempre o que estiver escrito na embalagem poderá corresponder ao que foi elaborado durante a produção do produto. Ou seja, as matérias-primas utilizadas podem ser contaminantes e causar alergias, além de, em casos mais graves, contaminar o organismo humano.  

6 dicas para saber se um perfume é original ou falsificado?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para evitar adquirir produtos falsificados, existem algumas formas bem simples e fáceis de se saber se o perfume é original. Ao comprar esteja atento aos pontos que listamos a seguir e certifique-se de não estar comprando um produto falsificado.

1. Loja

Certamente é normal se animar em comprar um perfume em promoção, especialmente se o preço estiver muito baixo. Mas cuidado com ofertas que não condizem com a realidade, muitas vezes o preço extremamente baixo significa que o produto não é original.

Assim como os preços, sempre é bom verificar a procedência do estabelecimento que está vendendo aquele produto. Para não ter erro, procure comprar de lojas ou revendedoras oficiais como O Boticário ou Zattini.

2. Embalagem 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mais uma forma de saber se o perfume é original, é analisar bem a embalagem e ficar atento aos detalhes. Em perfumes falsificados, as fontes das grafias podem estar distorcidas e as cores um pouco diferentes do produto original, além de saturadas. Parece óbvio, mas preste atenção também se a embalagem está lacrada e se o vidro não está trincado ou rachado. Mesmo se o perfume vier em embalagem plástica, ele deverá estar em perfeito estado. 

3. Número de série ou batch code

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nacionais

No Brasil, os produtos originais são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, por causa disso, apresentam número de série na embalagem, normalmente junto com informações da empresa e do CNPJ dela, fornecido pelo Ministério da Saúde. Além disso, também é importante verificar se a embalagem contém informações da fabricante do perfume e algum número para contato. Isso garante que o consumidor possa relatar algum problema, se acontecer. 

Importados

Já para os perfumes importados é possível encontrar nas caixas ou frascos um código chamado “batch code”, que, quando decifrado, contém a data de fabricação e de validade do produto, lote e outras informações importantes. Ele é importante para você saber se o produto é original e também é legal verificar se o código contido na caixa é o mesmo contido na embalagem. Se não for, já sabe… Para decifrar o batch code, basta consultar alguns sites especializados nisso, como o Cosmetic Calculator.  

4. Cor e textura do perfume

Quando um perfume é falso, ele pode sofrer oxidação rápida, mudanças de cor e ficar mais viscoso, com uma consistência mais grossa, parecida com mel ou leite. Por isso, antes de finalizar sua compra, é importante analisar o conteúdo da embalagem por dentro. Se a caixa estiver lacrada, você pode falar com quem estiver te vendendo o perfume que deseja abri-la. 

5. Aroma e durabilidade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma outra possibilidade de saber se o perfume é original é pelo aroma e durabilidade. Perfumes falsificados normalmente não tem muita durabilidade de fragrância, e seu cheiro contém nuances diferentes da original. Essa técnica certamente pode ser mais fácil para quem já está familiarizado com o aroma do perfume que procura, mas vale também comprar o mesmo perfume em lojas diferentes para ter certeza da originalidade.

6. Compare com uma amostra original

Por fim, se mesmo depois de fazer todas essas averiguações, você ainda estiver desconfiado se o seu perfume é original ou falsificado, vale procurar uma loja física, pedir amostras ou mesmo alguém que também utilize o mesmo perfume para comparar com o frasco suspeito. Isso pode ajudar a identificar diferenças na fragrância, cor e embalagem com mais facilidade.


Então agora que você já sabe como identificar se um perfume é original ou falsificado, não espere até a Black Friday para garantir o seu, use o cupom Natura e ganhe desconto na sua compra.