Promobit
Promobit Explica

Como saber se o perfume é original ou falsificado?

Além de baixa durabilidade, os perfumes falsificados podem gerar irritações e problemas alérgicos. Por isso, veja como saber se o perfume é original e acerte na compra do seu.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

29 de jul de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Usar um perfume se tornou parte da rotina de autocuidado e higiene de muitas pessoas. Borrifar a fragrância antes de sair de casa pode até trazer autoconfiança para um encontro ou para chamar atenção no barzinho, dependendo da fragrância transmite autoridade no trabalho e até a sensação de um banho tomado e relaxante. Apesar das experiências olfativas extraordinárias, os aromas podem causar um desfalque no bolso, especialmente perfumes importados, por isso comprar um perfume falsificado pode ser uma péssima experiência. Então no texto de hoje vamos ver como saber se um perfume original ou falsificado.

Sabia que dá para garantir o seu cheirinho favorito original gastando pouco? Aqui no Promobit postamos as melhores promoções de perfumes, de lojas confiáveis, para você aproveitar. Crie sua lista de desejos e já se prepara para as ofertas da Black Friday 2023.

Compre agora o La Vie Est Belle Lancôme – Perfume Feminino na Amazon

Por que é importante saber se um produto é original ou não?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando o preço está muito baixo pode até ser tentador adquirir, contudo o estoque, venda e recebimento de produtos falsificados é crime previsto pelo artigo 184 do Código de Propriedade Industrial (Lei 9279/96). Mas não para por aí, produtos falsificados podem ter a fabricação alterada e nem sempre o que estiver escrito na embalagem poderá corresponder ao que foi elaborado durante a produção do produto. Ou seja, as matérias-primas utilizadas podem ser contaminantes e causar alergias, além de, em casos mais graves, contaminar o organismo humano.  

5 dicas para saber se um perfume é original ou falsificado?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para evitar adquirir produtos falsificados, existem algumas formas bem simples e fáceis de se saber se o perfume é original. Ao comprar esteja atento aos pontos que listamos a seguir e certifique-se de não estar comprando um produto falsificado.

Compre agora o Deo Colônia Coffee Duo Woman Boticário na Amazon

1. Loja

Certamente é normal se animar em comprar um perfume em promoção, especialmente se o preço estiver muito baixo. Mas cuidado com ofertas que não condizem com a realidade, muitas vezes o preço extremamente baixo significa que o produto não é original.

Assim como os preços, sempre é bom verificar a procedência do estabelecimento que está vendendo aquele produto. Para não ter erro, procure comprar de lojas ou revendedoras oficiais como O Boticário ou Zattini.

2. Embalagem 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mais uma forma de saber se o perfume é original, é analisar bem a embalagem e ficar atento aos detalhes. Em perfumes falsificados, as fontes das grafias podem estar distorcidas e as cores um pouco diferentes do produto original, além de saturadas. Parece óbvio, mas preste atenção também se a embalagem está lacrada e se o vidro não está trincado ou rachado. Mesmo se o perfume vier em embalagem plástica, ele deverá estar em perfeito estado. 

3. Número de série ou batch code

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nacionais

No Brasil, os produtos originais são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, por causa disso, apresentam número de série na embalagem, normalmente junto com informações da empresa e do CNPJ dela, fornecido pelo Ministério da Saúde. Além disso, também é importante verificar se a embalagem contém informações da fabricante do perfume e algum número para contato. Isso garante que o consumidor possa relatar algum problema, se acontecer. 

Importados

Já para os perfumes importados é possível encontrar nas caixas ou frascos um código chamado “batch code”, que, quando decifrado, contém a data de fabricação e de validade do produto, lote e outras informações importantes. Ele é importante para você saber se o produto é original e também é legal verificar se o código contido na caixa é o mesmo contido na embalagem. Se não for, já sabe… Para decifrar o batch code, basta consultar alguns sites especializados nisso, como o Cosmetic Calculator.  

Compre agora o Perfume Invictus Edt 100Ml Paco Rabanne na Amazon

4. Cor e textura do perfume

Quando um perfume é falso, ele pode sofrer oxidação rápida, mudanças de cor e ficar mais viscoso, com uma consistência mais grossa, parecida com mel ou leite. Por isso, antes de finalizar sua compra, é importante analisar o conteúdo da embalagem por dentro. Se a caixa estiver lacrada, você pode falar com quem estiver te vendendo o perfume que deseja abri-la. 

5. Aroma e durabilidade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, uma outra possibilidade de saber se o perfume é original é pelo aroma e durabilidade. Perfumes falsificados normalmente não tem muita durabilidade de fragrância, e seu cheiro contém nuances diferentes da original. Uma forma de fazer essa identificação é pedindo amostras do aroma. Essa técnica certamente pode ser mais fácil para quem já está familiarizado com o aroma do perfume que procura, mas vale também comprar o mesmo perfume em lojas diferentes para ter certeza da originalidade.


Então agora que você já sabe como identificar se um perfume é original ou falsificado, não espere até a Black Friday para garantir o seu, use o cupom Natura e ganhe desconto na sua compra.