Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

A bicicleta motorizada é vantajosa na flexibilização do isolamento social?

A bicicleta motorizada oferece maior autonomia para os deslocamentos, mas possui desvantagens que devem ser levadas em conta.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

25 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Algumas cidades brasileiras já começaram a flexibilizar o isolamento social e com isso, alguns profissionais que estavam em home office começam a voltar aos seus locais de trabalho. Diante da necessidade de evitar aglomerações e ao mesmo tempo deslocar-se pela cidade, uma alternativa que vem à cabeça são as bicicletas motorizadas, que aliam maior autonomia com menor esforço para pedalar. Mas será que a bicicleta motorizada é vantajosa em tempos de isolamento social? Descubra neste artigo. 

Bicicleta motorizada e elétrica: parecidas, mas não iguais

A primeira distinção que precisa ser feita é a diferença entre as bicicletas motorizadas e bicicletas elétricas. Enquanto a bike elétrica possui alimentação através de uma bateria que é recarregada usando energia elétrica, a bike motorizada já deixa claro em seu nome que possui motor, porém a base de combustíveis fósseis, normalmente uma mistura de óleo e gasolina. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

De acordo com  a resolução 465 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), bicicletas elétricas são modais com potência de até 350 watts, velocidade máxima de até 25 km/hora e que não podem contar com nenhum tipo de acelerador manual, sendo que o motor elétrico deve ser acionado apenas através do giro dos pedais. 

Já a bicicleta motorizada enquadra-se na categoria de ciclomotor, por ser um veículo com motor de combustão de até 50 cc e velocidade máxima de até 50 km/h. De acordo com o Coltran, apenas maiores de 18 anos podem pilotar bicicletas motorizadas. Outro ponto fundamental para quem pretende comprar uma bicicleta motorizada ou ciclomotor é o registro e licenciamento do veículo junto ao DETRAN, assim como o emplacamento do ciclomotor e equipamentos como  retrovisor, farol branco ou amarelo na frente e lanterna traseira. 

Vantagens e desvantagem da bike motorizada

A principal vantagem da bike elétrica certamente é a autonomia do motor, que possibilita deslocamentos em média de 150km, além da facilidade de superar os desafios de relevo, como ladeiras, sem exigir esforço do condutor. Por possuir embreagem, a bike motorizada também facilita para o início do deslocamento com maior velocidade.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre os pontos negativo da bike motorizada estão a dependência de combustíveis fósseis que fazem com que esse tipo de bicicleta não seja sustentável, além de acrescentar um gasto ao proprietário com o abastecimento.  Por possuir capacidade de velocidade superior a 25 km/h, o veículo não pode transitar em ciclovias e ciclofaixas, assim como não podem transitar em vias rápidas e ciclovias sem acostamento. 

O fato de também exigir a habilitação de categoria A ou a ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor -, a bicicleta motorizada exige mais gastos e burocracias para ser usada dentro do que exige o Código Nacional de Trânsito. 

A bicicleta motorizada é a melhor opção para voltar às ruas?

A bicicleta motorizada possibilita o deslocamento por trajetos maiores, evita que o condutor entre em aglomerações e sem chegar suado ao destino. Em média, a bike motorizada é também mais barata que a bicicleta elétrica, com preços a partir de 600 reais e que podem chegar a mais de 5 mil reais em modelos mais sofisticados. Porém, não deve-se esperar durabilidade de modelos muito baratos. 

Entretanto, ao somar o valor da bicicleta motorizada, os gastos com combustível, manutenção (que na bike motorizada é mais cara por ter mais peças e componentes) e custos com licenciamento e IPVA, a bike elétrica pode ser uma opção mais vantajosa a médio e longo prazo para bolso e melhor também para meio ambiente. 


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de esportes e lazer. Artigos esportivos e equipamentos para exercitar-se em casa. Aproveite o cupom Netshoes e economize ainda mais.