Promobit
Notícias

Claro anuncia internet 5G no Brasil usando frequências já disponíveis

Empresa fará uso da tecnologia Dynamic Spectrum Sharing (DSS) e Motorola Edge é o primeiro smartphone compatível.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

2 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 2, a Claro anunciou que vai passar a oferecer internet 5G, por enquanto, em caráter de teste. Apesar do leilão de frequências para internet 5G por parte da Anatel estar previsto apenas para o final de 2021, a Claro, em parceria com a Ericsson, Motorola e Qualcomm, divulgou a pré-lançamento da conexão ultrarrápida, porém não em toda a sua potencialidade.

A internet 5G da Claro vai usar a tecnologia de padrão Data Distribution Service (DDS) da Ericsson, que possibilita que a operadora faça uso de frequências já existentes e usadas também paras outras conexões, como 2G, 3G e 4G, para distribuir conexões 5G. O processador Snapdragon 765 da Qualcomm presente no Motorola Edge comporta a tecnologia.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Claro não forneceu maiores informações sobre a capacidade de conexão nem a quantidade de megabits por segundo, mas limitou-se a afirmar que sua rede 5G terá velocidade até 12x maior que a atual internet 4G. A Tecnologia DDS é diferente do 5G, que usa faixas sub-6GHz que oferecem frequências mais altas e que ainda serão leiloadas pela Anatel. 

Tanto Motorola Edge quanto Edge+, que chegaram ao Brasil na última quarta-feira, 1, possuem compatibilidade com a rede 5G, porém, apenas o primeiro é capaz de usufruir da rede 5G DDS implementada pela Claro, enquanto o Motorola Edge+ pode conectar-se a redes 5G no exterior que fazem uso de outras tecnologias, ou por aqui quanto estiverem devidamente implementadas. 


Os celulares com as tecnologias mais atuais estão mais baratos no Promobit. Confira nossas promoções de smartphone e economize ainda mais aproveitando algum cupom de desconto, como o cupom Submarino ou cupom Americanas.