Últimas TOP Comentários Sugerir Oferta
Compartilhe esse Post

Curiosidades e Sugestões de Presentes para o Dia dos Namorados


Comemoramos o Dia dos Namorados todos os anos sem sabermos como essa data surgiu, afinal, o que importa é quem está ao nosso lado. Mesmo assim existe muita curiosidade sobre o porquê do Dia dos Namorados no Brasil ser diferente do de outros países. Quem é São Valentin? É dia 12 de Julho ou 14 de fevereiro?


O Promobit responderá todas estas questões e ainda te dará dicas sobre como presentear, fique ligado ao longo dos próximos dias para encontrar as melhores promoções!


O Valentine’s Day (Dia dos Namorados) é comemorado em várias partes do mundo no dia 14 de fevereiro, e a data foi definida pela história, originada na Roma Antiga e mantida até os dias de hoje. Aqui no Brasil comemoramos no dia 12 de junho e esta data foi escolhida pelo comércio.


Há controvérsias sobre qual dos santos chamados ‘São Valentim’ deu origem à data, já que segundo a Catholic Encyclopedia há três santos com esse nome. O primeiro foi um padre em Roma, outro foi um Bispo em Terni e o terceiro é relativamente desconhecido, sendo que a única informação disponível é a de que ele morreu na África. Apesar das controvérsias, uma informação bate: a vida dos três “St. Valentines” terminou em 14 de fevereiro.


A história mais conhecida e considerada verdadeira é a do Padre Valentine, que desagradou o Imperador de Roma Claudius II, por volta de 270 d.c. Segundo a lenda, o Imperador havia proibido casamentos de jovens na época, justificando que homens solteiros eram soldados melhores. Padre Valentine continuou unindo casais através do matrimônio, foi descoberto, preso e condenado à morte. Outra lenda diz que o Padre, ainda na prisão, se apaixonou pela filha cega do carcereiro, supostamente devolvendo sua visão e deixando para ela uma carta antes de ser levado para a execução com a assinatura “from your Valentine”, frase usada até hoje em cartões do Dia dos Namorados.


A data, porém, só foi relacionada ao amor no século XIV, quando o escritor Geoffrey Chaucer fez um poema em homenagem à união de Richard II e Anne de Bohemia, rei e rainha da Inglaterra, ligando o casamento real à primeira data de acasalamento dos pássaros e nomeando o dia como ‘Valentine’s Day’.


E no Brasil? Bom, por aqui a comemoração do Dia dos Namorados é relativamente recente - a data não existia até 1949. Quem a inventou foi o publicitário João Dória (sim, o pai do atual prefeito de São Paulo), que percebeu que no mês de junho não havia um feriado comercial e fez uma campanha em parceria com a Confederação de Comércio de São Paulo usando o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. A data escolhida foi 12 de junho, dia que antecede a comemoração de Santo Antônio, o “Santo Casamenteiro”. A ideia, é claro, foi um sucesso, e até hoje celebramos o Dia dos Namorados nesse dia.


Enquanto no exterior costuma-se dar cartões, nós brasileiros criamos o hábito de presentear, visando agradar nossa(o) parceira(o), fortalecer a relação ou apenas mostrar que nos importamos com ela. Mas é bem difícil encontrar o presente ideal que caiba no bolso, por isso o Promobit resolveu te ajudar nessa missão com uma série de guias.


Nas semanas que antecedem o Dia dos Namorados postaremos diversos guias com dicas de presentes considerando os diversos perfis de casais para que você escolha o melhor presente sempre economizando. ♥$♥