Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Tudo que precisa saber antes de comprar babá eletrônica

Veja tudo o que precisa saber antes de comprar babá eletrônica: o que é o aparelho, como escolhê-lo e vantagens para os progenitores e para a criança.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

24 de jun de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Embora seja necessário manter os bebês e crianças pequenas longe de telas de celulares e tablets, existem alguns produtos eletrônicos que facilitam e muito a vida das mães e pais, como a babá eletrônica. Esse é um dispositivo que ajuda os progenitores a ficarem de olho nas crianças mesmo estando longe delas, por meio de câmeras e áudio. Saiba tudo sobre e o que você precisa saber antes de comprar babá eletrônica no artigo. 

Procurando fraldas em promoção? O Promobit reúne as melhores ofertas da internet!

O que é uma babá eletrônica?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma babá eletrônica é um aparelho que possui transmissores e receptores de informações, utilizando sistemas de comunicação (como ondas de rádio ou wi-fi), para permitir que pais e mães possam ver e ouvir os movimentos e sons produzidos pela criança, seja enquanto ela dorme, brinca ou realiza outras atividades. 

Os receptores são carregados pelos pais e mães (ou podem ser deixados no quarto do casal) e ficam responsáveis por receber os sons e vídeos dos transmissores, que são instalados no quarto da criança e possuem microfone e câmera. Dependendo do modelo de babá-eletrônica, ainda é possível tocar uma música para a criança, dar zoom nas imagens e até falar com o bebê (se você optar por uma babá eletrônica bidirecional). 

Babá eletrônica analógica

Assim é chamada a babá eletrônica que não possui wi-fi. A unidade transmissora de informações é colocada no quarto do bebê (seja no berço, na cômoda ou em um gaveteiro, por exemplo), enquanto a unidade receptora (que geralmente é móvel e pode ser levada de um lugar para outro) fica com o pai e com a mãe. 

O sinal pode ser transmitido por ondas de rádio, bluetooth ou outras frequências, mas a distância máxima dele será definida previamente nas especificações da babá eletrônica, que pode ser de pouco mais de um metro até 300 metros por exemplo (aliás, essa é uma das especificações que você deve olhar antes de comprar o aparelho, por exemplo). A possibilidade de uma babá eletrônica ser hackeada é se alguém interceptar o sinal. 

Babá eletrônica com Wi-Fi

Essa é a babá eletrônica que precisa de conexão com a internet para funcionar, tanto no local em que as informações estão sendo transmitidas quanto onde estão sendo recebidas. A vantagem deste tipo de babá é que é possível monitorar a criança pelo celular ou computador, de onde você estiver (mesmo que seja outro país), mas também é necessário atenção, pois é mais fácil interceptar uma conexão wi-fi não segura do que uma babá eletrônica analógica.

Como escolher uma babá eletrônica?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É ligeiramente simples escolher um produto do tipo: você escolhe entre uma babá eletrônica com wifi ou que seja analógica, define se ela deve ter somente recursos de áudio ou também de vídeo, confere o alcance e verifica se ela deverá ser a bateria ou a pilha, além de outras características. Para cada uma dessas questões, temos um tópico sobre isso. 

Escolha entre babá eletrônica com vídeo ou áudio

A babá eletrônica com áudio é mais simples e possibilitará aos responsáveis apenas ouvir os sons emitidos pela criança, seja de choro ou grunhidos. Já a com vídeo trará imagens e, com ela, você poderá perceber se, por exemplo, a criança está emitindo sons porque está com um problema ou se simplesmente está dormindo. Para maior segurança para o bebê e tranquilidade para os pais, recomendamos optar por uma babá com câmeras. 

Confira o alcance do aparelho 

Como citamos anteriormente, é muito importante conferir o alcance da sua babá eletrônica para saber até onde você pode ir sem perder o contato com a criança. Você quer um aparelho para transitar apenas de um cômodo para outro ou precisa de mais espaço, como conseguir ir até outras casas da vizinhança sem problemas? Responder essas perguntas também vai te ajudar a escolher a melhor babá eletrônica. 

É melhor escolher babá eletrônica à bateria ou pilha? 

A melhor resposta para essa pergunta é que há babás eletrônicas que oferecem os dois: pilhas e baterias. Mas, é importante saber: em algum momento você pode ficar refém dos modelos, a diferença é que se a babá eletrônica funcionar por bateria, será possível saber quando. 

Deixando essa possibilidade de lado, considere que as pilhas demoram mais para ser substituídas do que as baterias, que precisarão ser carregadas frequentemente a cada período de horas. Se faltar energia elétrica durante um longo período de tempo, também é melhor contar com as pilhas do que com as baterias, que podem ficar descarregadas. 

Outras características

Babás eletrônicas também podem ter visão noturna das câmeras, por meio de infravermelho (assim você pode observar o bebê enquanto ele dorme, um recurso que consideramos indispensável); opção de dar zoom nas câmeras apontadas para o quarto e para o bebêm para ser possível observá-lo melhor; e vox (configurar a babá eletrônica para não emitir nenhum som) ou canções de ninar, programadas para tocar para a criança. Não se esqueça de considerar ainda se as babás eletrônicas são certificadas pelo Inmetro. 

Como instalar a babá eletrônica no quarto da criança? 

Para instalar a babá eletrônica corretamente, o primeiro passo é conferir a que distância mínima ela deve estar do bebê para que seja possível ter a visão noturna do infravermelho. Depois, com essa informação em mente, você pode deixá-la perto de onde o bebê for ficar no quarto. Se a babá eletrônica tiver monitor, certifique-se de que ele capta uma visão ampla do quarto e que o produto está longe o suficiente da criança para que ela não alcance os fios e nem a babá. 


Aproveite as melhores promoções de itens para bebês e crianças para comprar babá eletrônica! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino as compras ficam ainda mais baratas!