Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

Tipos de persiana: veja os principais modelos do mercado

As persianas são um jeito moderno, clean e prático de reter a luz que invade os mais diversos ambientes. Por isso, vamos trazer os principais tipos de persiana para você escolher a sua.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

16 de jun de 2022

0 comentários

Compartilhe:

As persianas podem ser usadas para ajudar no controle de luz do ambiente, para reter os raios solares e trazer privacidade de um jeito prático e clean. Muito usada nos escritórios e ambientes comerciais, as persianas também ganharam seu espaço em salas, quartos, cozinhas e até mesmo sacadas. Os mais diversos tipos de materiais, designs, tamanhos tornam essa opção muito prática e moderna, então hoje listamos os principais tipos de persiana para você escolher uma para cada ambiente. 

Qual a diferença entre cortina e persiana?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tanto as cortinas quanto as persianas têm o objetivo de reter a luz e sol que invadem os ambientes em diferentes momentos do dia, mas as cortinas certamente são mais eficientes nesta questão, principalmente os modelos blackout. 

Contudo, as persianas são extremamente práticas em sua manutenção, já que dependo do modelo e material não é necessário a desinstalação para manutenção, sendo também uma opção com maior durabilidade. Além disso, possuem recursos tecnológicos, como o controle remoto para abrir ou fechar, e um design mais moderno no ambiente. 

Por fim, as persianas possuem diversos modelos e materiais, sendo uma opção para pessoas alérgicas ou em ambientes que precisem de um controle mais rigoroso de pó nos itens de decoração.

Principais tipos de persiana

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Desde dos mais tradicionais com controle manual, até as mais modernas com comandos motorizados e designs sob medida, existem diversos tipos de persiana para você escolher a sua. 

Persiana Vertical

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para dar início temos o tipo de persiana vertical, que possui uma grande variedade de cores, padrões, materiais e sistemas, indo desde os manuais até os motorizados.

Sua vantagem certamente é a sensação de amplitude do pé direito, além do poder de direcionamento da luminosidade para o lado direito ou esquerdo do ambiente ou a opção de fechamento completo. Sua desvantagem é ser muito utilizado em ambientes comerciais, não sendo o preferido para ter em casa. 

Persiana Horizontal

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já os tipos de persiana horizontais contam com o sistema de fechamento de cima para baixo e podem ser encontrados em diferentes cores, materiais e até do mesmo com o sistema manual ou mecânico. Diferente do anterior, esse modelo pode compor os ambientes comerciais, mas uma pequena mudança no material pode trazer uma composição mais aconchegante e rústica. 

Suas lâminas possuem uma ótima vantagem para quem deseja um controle de luz sem tirar a ventilação de ar. Esse tipo de persiana é muito procurado em materiais como alumínio e PVC por serem fáceis de limpar, duráveis e não acumulam grandes quantidades de poeira , além de ter um custo baixo. 

Persiana de Rolo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tipo de persiana de rolo também possui sistema de fechamento de cima para baixo, mas diferente do anterior que é de lâminas, esse é de material contínuo. Ou seja, pode ser encontrada em diferentes tipos de tecido que se enrolam em uma barra ao ser fechada. Seu sistema normalmente é manual por uma corrente ou cordão, mas no mercado já existe também o modelo mecânico em alguns países. 

 Sua vantagem é poder ser composta por tecidos isolantes térmicos, blackout ou os mais decorativos. Assim como o sistema de fechamento, sua instalação é fácil e dependendo do material exige apenas higienização com pano úmido. Contudo, esse modelo é mais caro e não é facilmente encontrado como os anteriores, dependo da sua janela é necessário fazer sob medida. 

Persiana Top Down

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As persianas Top Down são normalmente utilizadas em portas com vidros. Isso pois é um modelo que permite que a abertura seja feita tanto da parte superior quanto da inferior. Esse modelo é muito prático e funcional, permitindo a entrada de luz e privacidade dependendo da abertura que escolher. Contudo só é encontrada em sistema mecânico, mas apesar disso, possui um design decorativo e prático. 

Persiana Romana

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Assim como o anterior, as persianas romanas são muito procuradas por sua composição no ambiente e por sua elegância. Esse modelo pode ser feito em diversos tipos de materiais e possui um sistema de fechamento horizontal, semelhante ao de rolo com a diferença de que o tecido é “guardado” em dobras. 

Sua confecção normalmente é feita de tecidos leves como linho, para que as dobras não sejam mais delicadas, mas também já é possível encontrá-las em bambu trazendo um ar mais ecológico e rústico, além de praticidade na higienização. 

Persiana Blackout

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O modelo de persiana blackout, na verdade possui esse nome pelo tecido que tem como objetivo barrar o máximo de luz possível pois pode ser encontrada em diversos tipos de persiana, como o de rolo, horizontal e vertical, por exemplo.

Esse tipo possui maior poder de diminuir a luz do ambiente, trazendo conforto e aconchego ao ambiente, pode ajudar a reduzir a temperatura e proteger móveis, deixando o cômodo escuro, sendo ideal para quartos. 

Persiana de Bambu

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Assim como o modelo anterior a persiana de bambu ou madeira pode ser encontrada em diversos tipos, contudo é mais comum no horizontal. Essa persiana é a mais antiga dentre os modelos, feita com tábuas finas de bambu ou madeira montadas e tecidas para que forme uma tela. Seu material e construção permite uma boa filtragem e controle de luz, mas não tem o mesmo poder de redução como a blackout.

A maior vantagem desse modelo é ser fabricado com material natural, trazendo uma ótima composição decorativa para os mais diferentes tipos de ambientes ambientes. Contudo, é mais recomendado para locais com pouca luz solar, já que os raios podem ressecar facilmente o material. 

Persiana de Painel

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, o modelo de painel é um tipo inovador que já ganhou até versões em vidro que é muito utilizada em sacadas. Seu design consiste em folhas largas na vertical, por isso é recomendado para janelas maiores, já que ocupam maior espaço quando guardadas. Esse tipo é bem versátil e de fácil manuseio, além disso pode ser encontrado nos mais diversos materiais, sendo preferencialmente mais rígidos.

Janela com persiana integrada

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além dos tipos tradicionais de persianas que são instaladas na janela já existente em casa, atualmente é possível encontrar janelas com persiana integrada. Esse modelo mais tecnológico e versátil traz o benefício de não precisar instalar cortinas e persianas dentro de casa, pois já é existente na própria janela, podendo ser feito de alumínio ou PVC. 

Junto à praticidade, essas janelas normalmente já são anti ruído, já que é composta por mais de uma folha, impedindo o som de entrar quando a persiana estiver fechada, além de ter a vantagem térmica ideal para noites frias. 

Mas se não quiser trocar sua janela, não tem problema, também é possível encontrar a versão de sobrepor que é instalada por cima de sua janela, aumentando o desempenho anti ruído e térmico.

Dicas extras para escolher o melhor tipo de persiana

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Dentre tantos tipos de persiana no mercado, pode ser difícil encontrar o melhor modelo e material, por isso separamos algumas dicas extras para você considerar na hora de escolher a sua. 

Qual é o melhor material para persianas?

Apesar dos materiais naturais serem mais elegantes, aconchegantes e ter um alto potencial decorativo, o material sintético promete maior durabilidade em ambientes com muita exposição aos raios solares, pois tendem a envelhecer menos com o tempo. Além do material, dê preferência para tecidos mais claros já que os escuros tendem a desbotar com maior facilidade.

Qual a melhor persiana para proteger do sol?

Se a sua intenção é a retenção do sol no ambiente a fim de proteger móveis e até mesmo deixar o local mais escuro, prefira modelos com tecido blackout com cobertura completa, como os modelos de rolô ou romana, por exemplo. 


Para comprar sua persiana por um ótimo preço use o cupom Americanas aqui do Promobit e ganhe desconto!