Promobit
Promobit
Artigos

Tipos de frigideira: veja quais são e principais usos de cada um

Frigideiras não são todas iguais: omeleteira, panquequeira, wok, bistequeira… os tipos são diversos e aqui você conhece os principais usos de cada um.

Tipos de frigideira: veja quais são e principais usos de cada um

30 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Quem procura um resultado incrível na hora de cozinhar os alimentos sabe da importância de contar com os tipos de frigideira certos para cada preparo, como frituras, panquecas, refogados e mais. Para que você conheça todos eles e consiga tirar o máximo proveito de cada um, fizemos este guia completo sobre o assunto.

Quer receber avisos sempre que aparecer frigideira?

Tipos de frigideira: quais são os principais e como usá-los?

Existem pelo menos oito tipos de frigideira disponíveis para você aproveitar o melhor delas na cozinha. Feitas para preparar omeletes, pratos orientais, espanhóis, carnes, legumes e outros pratos, elas vão facilitar muito o seu dia a dia.

Leia também: 
  • Gourmet iniciante: como escolher o jogo de panelas?
  • Quais os tipos de panela e seus principais usos?
  • Qual a diferença entre panela cerâmica e teflon?

Frigideira comum

Essa quase todo mundo tem em casa. É aquela utilizada para cozinhar com óleo ou azeite, fritar ovos, carnes, dar aquele trato nos legumes, etc. Como o modelo é bem versátil, para escolhê-lo é importante prestar atenção no material (recomendamos, no mínimo, escolher uma frigideira antiaderente, mas se quiser uma que não gruda mesmo, opte pela de cerâmica), espessura e tamanho (que vai variar de acordo com o tamanho do seu fogão ou com a quantidade de alimento que você deseja preparar).

Atualmente também tem sido possível escolher frigideiras com cores, cabos e desenhos diferentes, já que esse tipo de decoração agora está na parte externa de algumas frigideiras. Embora isso não seja uma característica essencial ou eliminatória para escolher entre um ou outro modelo, você pode optar por uma que combine com as cores da sua cozinha ou dos seus eletroportáteis e eletrodomésticos.

Quer receber avisos sempre que aparecer Frigideira em promoção?

Panquequeira

A panquequeira é mais rasa do que a frigideira comum, por isso fica mais fácil virar e manusear massas de panqueca nela. Esse tipo de frigideira não tem tampa e geralmente permite que você espalhe o caldo de maneira uniforme em toda a superfície, o que também facilita o preparo de massas fininhas e crocantes se você quiser.

Mas, só é possível fazer panquecas na panquequeira? Não. Crepiocas, por exemplo, são totalmente possíveis e até omeletes, embora seja mais difícil tirá-las se elas forem recheadas.

Quer receber avisos sempre que aparecer Panquequeira em promoção?

Para saltear

Essa frigideira tem um formato curioso e é mais difícil de ser encontrada, mas ela é feita para que você consiga mover os alimentos na panela sem que eles caiam no fogão ou no chão. Como é possível ver na imagem, uma das extremidades dela é mais alta e larga, justamente para saltear sem problemas.

Para ovo poché

O ovo poché também é chamado de ovo escalfado. E para prepará-lo é necessário que os ovos sejam colocados inteiros numa panela com água quente, até cozinharem de dentro para fora. O pulo do gato desse prato é que, mesmo que não leve óleo, ele se assemelha bastante a um ovo frito de gema mole.

É para ajudar na preparação um pouco complicada que o frigideira para ovo poché existe. Ela possui uma divisória e uma tampa. Assim, é possível deixar a água fervente na base da frigideira e quebrar o ovo na divisória, para que cozinhe numa espécie de banho-maria.

Omeleteira

É possível fazer omeletes na frigideira comum, mas numa omeleteira elas podem ficar muito melhores. A estrutura é uma frigideira tapando a outra, então fica muito mais simples virar os ovos, ainda mais se eles tiverem recheios.

Para um resultado ainda melhor, você pode optar por omeleteiras antiaderentes, que não precisam de quase nenhuma quantidade de óleo ou azeite.

Quer receber avisos sempre que aparecer Omeleteira em promoção?

Bistequeira 

Bistecas, bifes e filés são ótimas comidas para preparar numa bistequeira. Ela tem um formato mais quadrado que acomoda bem a carne e conta ainda com ranhuras para dar aspecto de grelha aos alimentos.

Paellera 

Já a paellera, chamada de sarten na Espanha, é uma frigideira mais específica, utilizada para preparar um prato típico espanhol, a paella. É um modelo grande, com duas alças, já que a paella leva muitos ingredientes que devem ser cozidos juntos e geralmente em grande quantidade.

Numa paella tradicional geralmente temos lula, camarão, açafrão, um arroz específico e outros ingredientes que a deixam com um sabor inconfundível.

Wok

Assim como a paellera, o wok também é um tipo de frigideira específico. Ela é mais procurada para o preparo de yakissoba e pad thai (um prato de macarrão de arroz frito) e tem formato profundo, ótimo para refogar e cozinhar a vapor.

Quer receber avisos sempre que aparecer Wok em promoção?

Preciso ter todas essas na minha cozinha? 

Não é necessário ter todos os tipos de frigideira para se dar bem na cozinha. Podemos dizer que as essenciais são: a frigideira comum, a panquequeira e a bistequeira. As outras são complementares, se você quiser aprimorar suas técnicas.


Agora que você já conhece alguns dos tipos de frigideira, não perca nossas ofertas de utilidades domésticas e cupons de desconto, como um cupom Americanas, para economizar ainda mais na sua compra.