Campanha Super Deals - Aliexpress
Notícias

Telegram não receberá atualização para iOS

Aplicativo foi bloqueado no mundo todo pela Apple, após decisão do governo russo

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

1 de jun de 2018

0 comentários

Compartilhe:

O aplicativo de mensagens russo Telegram teve suas atualizações bloqueadas pela Apple, o que significa que usuários do sistema operacional iOS não receberão as novas versões do rival do Whatsapp. A decisão da Apple vai valer para o mundo todo, depois do governo da Rússia ter ordenado o bloqueio ao Telegram.

A acusação veio do fundador e CEO do Telegram Pavel Durov. Segundo ele, há dois meses o aplicativo não tem suas atualizações liberadas na loja da Apple e que a empresa americana bloqueou as novas versões do app de serem baixadas pelos usuários após o governo russo ter ordenado que Apple, Google e APKMirror retirassem o aplicativo de suas lojas virtuais.

Telegram

De acordo com uma reportagem publicada no portal Engadget, algumas funções disponibilizadas pelo aplicativo – como os stickers – já deixaram de funcionar. Para os usuários do sistema operacional Android, o aplicativo continua a funcionar normalmente.

A questão russa

O governo russo decretou o bloqueio do Telegram no país após a equipe do app se recusar a entregar a chave de criptografia de seis usuários acusados de terrorismo no país.

As chaves de criptografia do aplicativo são utilizadas para que funcione o chat secreto oferecido pelo Telegram. Isso significa que apenas o usuário e o destinatário das mensagens conseguem acessar o conteúdo, tanto de texto quanto de mídia, que não podem ser acessadores pelo servidor de internet, administrador de rede ou mesmo pelo próprio Telegram.

Durov defende a posição do Telegram de não entregar as chaves de criptografia dos usuários investigados, dizendo que é missão do aplicativo defender a privacidade de seus usuários. “Acreditamos que fizemos a única coisa possível, preservando o direito de nossos usuários à privacidade em um país problemático”, disse Durov.

As novas políticas da Europa

Um dos maiores problemas que o bloqueio da Apple causou para o Telegram foi a impossibilidade do aplicativo seguir as novas diretrizes de privacidade da União Europeia, o GDPR.

Ainda não ficou claro quais podem ser os problemas que o Telegram terá que enfrentar por não conseguir atualizar o seu aplicativo de acordo com a nova lei de privacidade. O mais esperado é que seu funcionamento seja suspenso até a UE resolver a questão.