Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

SSD PNY é bom? Conheça a marca e descubra se vale a pena

Com produtos bem avaliados pelos consumidores, o SSD PNY pode melhorar a performance do seu computador ou notebook com um bom custo-benefício

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

29 de jul de 2023

0 comentários

Compartilhe:

O SSD é um dos componentes responsáveis por turbinar o desempenho de computadores ou notebooks. Os dispositivos já são velhos conhecidos de quem precisa de muita performance para rodar programas pesados, como edição de áudio e vídeos, e também do público gamer. Algumas marcas são bem consolidadas no mercado, como é o caso da PNY, mas mesmo assim, durante a busca por um SSD, é comum aparecer dúvidas sobre a sua eficiência e qualidade. Por isso, para ajudar você a fazer uma boa escolha, descubra se o SSD PNY é bom e conheça mais sobre a empresa.

Para que serve o SSD?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mas antes de conhecer a marca e alguns modelos, confira um breve resumo sobre o que é o SSD e para que serve. As principais características do SSD (Solid State Drive) é aumentar a velocidade de leitura e gravação de arquivos e a memória da sua máquina. Ele possui a mesma função do HD, porém com funcionamento mais eficiente.

Além de oferecer maior velocidade, é mais silencioso, possui melhor gerenciamento de energia e vida útil maior que o HD. Um exemplo simples é o tempo que um dispositivo demora para ligar. Alguns PCs e notebooks costumam levar algum tempo até que ligue completamente. Quando este possui um SSD instalado, liga em apenas alguns segundos. 

Existem vários modelos de SSD, para diferentes tipos de públicos, finalidades e preços. A grande maioria de notebooks mais avançados, já vem com SSD instalado de fábrica, mas é muito fácil encontrar os componentes no mercado para quem deseja turbinar sua máquina.

A marca PNY

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A marca PNY pode até parecer desconhecida para algumas pessoas, mas é uma das maiores fabricantes de produtos e componentes tecnológicos no mundo. A empresa foi fundada na cidade de Nova York em 1985 com foco inicial em chips de memória.

Com o passar dos anos, a marca foi expandindo sua atuação para outras partes do mundo, e, atualmente, já está presente em mais de 50 países. O seu portfólio de produtos também cresceu durante os mais de 35 anos de mercado, contando com memória RAM, carregadores, notebooks de alta performance para trabalho, cartões MicroSD, carregadores, adaptadores e muito mais. A PNY também é bastante conhecida pela qualidade de suas placas de vídeo e possui parcerias com outras empresas renomadas como a NVIDIA, GeForce e HP.

Avaliações dos consumidores

Como dissemos anteriormente, a PNY está por trás da fabricação de periféricos de alta qualidade para outras empresas e, por isso, aquelas pessoas que não estão tão envolvidas no mundo tecnológico podem acabar não a reconhecendo. Contudo, a empresa possui bons feedbacks de consumidores, que costumam elogiar muito a qualidade de construção dos componentes, a eficiência e custo-benefício das peças. 

A marca não é muito ativa no Reclame Aqui, tendo poucas reclamações. Mas consultando as avaliações na comunidade do Promobit, em grandes lojas e reviews de compradores, a PNY mantém uma boa reputação, sendo bem comum usuários falarem que não se arrependem da compra de diversos tipos de produtos.

Modelos de SSD PNY

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
SSD PNY CS2130

Para saber se o SSD PNY é bom, vamos falar um pouco sobre as características dos modelos disponíveis no Brasil. A PNY possui dois tipos de SSD para abranger diferentes tipos de público: SSD PNY CS2130 e SSD PNY CS900, com opções diferentes de armazenamento.

Os modelos da marca utilizam a interface SATA, que garante transferência mais rápida e eficiente de arquivos, aprimoramento do sistema operacional e carregamento mais rápido de arquivos. O SSD PNY CS2130 possui o padrão NVMe PCIe Gen3 x4 e proporciona até 3.500 MB/s seq. de leitura. Já o SSD PNY CS900, oferece até 535 MB/s seq. de leitura. 

O tempo de velocidade de gravação vai variar de acordo com a quantidade de memória de cada modelo. No CS2130, varia de  925 MB/s seg. (500GB) a 1, 800 MB/s seg. (1TB). No CS900, a velocidade de gravação varia de 500 MB/s seg. a 515 MB/s seq.

Memória

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
SSD PNY CS900

Agora falando sobre a capacidade de armazenamento, o SSD PNY CS2130 possui opções de 500GB, 1TB e 2TB. O SSD PNY CS900 pode ser escolhido entre 120GB, 240GB, 480GB e 1TB. Mesmo sendo diferentes entre si, a memória dos dois modelos funcionam da mesma forma. Por isso, vamos falar sobre qual é indicada para cada perfil.

Os modelos de 120GB são os mais simples, indicados para quem deseja apenas melhorar a performance e velocidade do computador. Para jogos não é muito interessante por conta da baixa memória e, para evitar ficar com pouco espaço, é muito utilizado em conjunto com o HD (externo ou não) ou armazenamento em nuvem de alguns arquivos. Já os de 240GB já podem armazenar alguns jogos sem prejudicar tanto o espaço para o sistema operacional e outros arquivos, proporcionando um melhor custo-benefício.

Passando para o SSD PNY de 480GB e 500GB, oferecem uma boa quantidade de espaço interno para armazenar muitos dados, aplicativos e jogos. Estas são boas opções para quem trabalha com softwares de edição ou tenha alguns jogos mais pesados. Os modelos de 1TB e 2TB oferecem espaço para muitos arquivos, sem se preocupar tanto com espaço disponível. Geralmente é utilizado por usuários gamers, editores e outros profissionais que desejam fluidez, o máximo de performance, tanto para armazenamento, quanto em velocidade de carregamento e leitura.

SSD PNY é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Depois de conhecer melhor os modelos e a marca, podemos dizer que o SSD PNY é bom e confiável. O componente é capaz de melhorar muito o desempenho de sua máquina, independente da escolha e deve atender até os usuários mais exigentes. Vale lembrar que quanto maior for a memória, mais alto será o investimento para suprir suas necessidades.

A marca também tem uma boa reputação no mercado, com periféricos bem avaliados e consumidores satisfeitos. O fato de trabalhar na fabricação de produtos para grandes nomes como GeForce e NVIDIA, também é um ponto positivo para ficar tranquilo com a sua compra. Além de tudo, o SSD PNY é capaz de melhorar a experiência dos usuários, oferecendo um bom custo-benefício.


Aproveite para conferir as melhores promoções em artigos de informática aqui no Promobit e utilize os cupons Amazon e cupons Kabum! para economizar ainda mais.