Promobit
Guias de Compra

Monitor HQ é bom? Confira análise sobre a marca e os monitores

Fomos descobrir mais se o monitor HQ é bom, suas características e a variedade de monitores que a marca possui para você saber se vale o seu investimento

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

15 de jul de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Monitores são essenciais para quem deseja usar um computador desktop ou usar como segunda tela junto ao notebook e, dentre tantos modelos, as principais opções costumam ter um preço elevado. E sendo uma marca que busca ter preços mais acessíveis, será que um monitor HQ é bom? Confira nossas descobertas.

Compre agora o monitor WHQ-LED HQ 19.5′ na Amazon

Como definimos se o monitor HQ é bom ou não?

Infelizmente não conseguimos testar pessoalmente algum monitor da marca, porém vimos vídeos, olhamos comentários de membros da comunidade sobre o monitor HQ e também de outras pessoas da internet para poder informar uma opinião com maior embasamento.

HQ Screen e Bel Micro Tecnologia

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Bel Micro Tecnologia é o nome da fabricante dos monitores HQ e de tantos outros produtos de informática que são de outras marcas, mas todas integrantes do grupo empresarial. Ela é uma fabricante nacional que existe há quase 30 anos e suas outras marcas incluem: World PC, Skill, 3Green Technology e a HQ Screen. A compra dos produtos costuma acontecer em e-commerces de marketplaces, como Magazine Luiza.

No Reclame Aqui, a Bel Micro possui nota geral 5.8, considerada ruim, tendo respondido 805 de 847 reclamações e, desses números, 34.6% de pessoas voltariam a fazer negócio com a marca. As reclamações envolvem problemas no pós-venda, produto que deu defeito com pouco tempo de uso ou falta de assistência técnica, dificuldade de entrar em contato com a empresa, dentre tantos outros assuntos.

Já a HQ Screen, que também tem perfil no Reclame Aqui, possui uma note geral de 6.4, considerada regular, tendo respondido 1753 das 1778 reclamações. Além de um maior índice de respostas, 46.6% das pessoas voltariam a fazer negócios com a marca. Todas essas avaliações tem como base o período de Julho de 2023.

Características dos monitores HQ

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha de monitores da HQ conta com diferentes opções de tamanhos, resoluções e tecnologias, muitos deles voltados a serem opções entrada no meio. Alguns de seus principais modelos vão de 15 até 27 polegadas, com telas LED e resoluções que vão do HD até o Full HD+. Modelos como o 16HQ-LED se destaca por ser uma opção custo benefício, com conexão VGA e HDMI, apesar da resolução HD básica.

Já modelos mais completos, como o 27HQ-LED PRO R3000 , conta com conexões tanto HDMI quanto USB, taxa de resposta de 0,5 ms, resolução Full HD+ e 240Hz de taxa de atualização, sendo um modelo mais voltado para o público gamer. Porém, apesar da marca contar com essas opções mais robustas, seu preço ultrapassa os 1500 reais, desvirtuando do grande chamariz da HQ que são os monitores baratos.

Portanto, quanto as versões mais simples, há comentários positivos sobre ele, porém uma reclamação que aparece com bastante frequência é a questão das cores, uma vez que elas apresentam certa distorção. Então ele não é indicado para quem trabalha com edição de vídeo, de fotos e qualquer outra profissão que envolva imagens.

Compre agora o 27HQ-LED PRO R3000 na Amazon

Mas, afinal Monitor HQ é bom?

Os monitores HQ tem um bom preço e é comum serem vistos por menos de mil reais. E há quem relate ter uma boa experiência com o produto, mas esses dois pontos não são fortes o suficiente para definir que um monitor HQ é bom.

Diante dos relatos de problemas com o pós-venda, principalmente para resolver problemas nos monitores, que tudo indica serem de entrada, por um valor baixo, defeitos e questões de qualidade, é possível dizer que um monitor HQ não é bom.

É possível encontrar monitores que apresentem um bom desempenho e custo benefício melhor do que gastar quase mil reais para passar por tanta dificuldade para entrar na lista de reclamações devido a falta de assistência técnica, produtos com defeito, atendimento de má qualidade, entre outros. Marcas que são referência no meio, como Dell, LG e Samsung, até podem vender produtos mais caros, mas com uma qualidade superior, sendo opções mais confiáveis.


Aproveite para encontrar mais produtos de diferentes marcas, na seção de monitores e ainda dá para conseguir aquele desconto com um cupom da Kabum.