Promobit
Promobit Explica

SSD externo vale a pena para todo tipo de uso?

O SSD externo é melhor que o HD externo, mas o preço e a necessidade de usuários interferem na escolha.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

27 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O SSD é uma tecnologia de armazenamento mais rápida, resistente e menor que o HD e aqui no blog nós já explicamos que instalar um SSD em seu desktop ou notebook pode ser um upgrade vantajoso. Porém, existe uma outra forma de usar o disco de estado sólido, que é o SSD externo. Ele funciona de forma semelhante ao HD externo, mas com os benefícios do SSD. Confira em quais situações vale a pena usar um SSD externo. 

O SSD é mais rápido, mas fique atento às conexões

Seja interno ou externo, o SSD oferece muitas vantagens em relação ao HD devido à sua construção sem componentes mecânicos, que faz do SSD mais resistente a quedas e impactos, mais leve, silencioso e com  velocidades maiores em suas operações e transferências de arquivos. Um ponto em que o SSD interno diferencia-se do externo é na capacidade de oferecer respostas mais rápidas ao sistema operacional, já que não fica instalado na máquina. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Porém, como nem tudo são só flores, o SSD externo exige alguns detalhes para funcionar em sua plenitude e o principal deles é o tipo de conexão presente em seu computador. Muitos modelos de SSD externo possuem velocidade de transferências de mais de 500 mb por segundo tanto em leitura quanto em escrita, mas esse potencial pode encontrar gargalos em conexões USB inferiores a USB tipo C. 

Assim como no SSD convencional, o SSD externo possui preço por espaço de armazenamento mais alto que no HD. Então, caso a sua necessidade seja apenas armazenar muitos arquivos ao invés de precisar transferir documentos pesados com frequência, um HD externo é uma compra com melhor custo-benefício. 

Adaptador para SSD é uma alternativa

Para quem já possui um SSD e pretende comprar um SSD mais novo e com mais capacidade de armazenamento, converter o SSD convencional em um driver externo é uma ótima alternativa. Inclusive, marcas como a Kingston possuem até conteúdo próprio incentivando a prática através de adaptadores USB/ Sata. O mesmo pode ser feito com SSDs do tipo M2, usando um adaptador com extremidades M.2 e USB 3.1. 

O SSD externo é melhor que o HD externo, porém é mais vantajoso?

Diferente do uso para armazenamento interno em que o SSD é recomendado para todos que podem fazer o upgrade, com o SSD externo podemos afirmar que as melhorias são menos indispensáveis. Claro que é muito bom transferir arquivos com mais velocidade, mas no momento de comprar o primeiro SSD, opte pelo modelo interno.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O único fator em que o HD externo leva vantagem sobre o SSD externo é na equação preço por espaço de armazenamento. Para uso convencional em que a principal função é armazenar muitos arquivos para backup e acessá-los quando preciso, o HD externo de 1 TB por um preço médio de R$500 é uma alternativa com melhor custo benefício do que um SSD externo de 240GB que pode chegar facilmente aos R$400. 

Já usuários como fotógrafos, designs, videomakers, entre outras categorias, que precisam acessar com frequência programas e arquivos pesados, como vídeos em 4K ou animações gráficas, e transferi-los com rapidez, provavelmente já possuem um SSD instalado em suas máquinas e podem encontrar no disco em estado sólido externo uma ferramenta bastante útil para melhorar o fluxo de trabalho, inclusive com uso compartilhado.


Confira as melhores promoções de notebook no Promobit. O modelo que você precisa por ficar com uma economia ainda maior aproveitando algum cupom de desconto como o cupom Submarino ou cupom Kabum.