Topbanner - Shoptime
Promobit
Promobit
Guia de compras

Soundbar: vale a pena comprar?

Analisamos qual a melhor opção para melhorar a qualidade de áudio da sua TV, entre soundbar ou home theater.

Soundbar: vale a pena comprar?

30 de out de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Soundbar é um aparelho utilizado para amplificar o som e é um desejo de muitas pessoas. Porém, outras ainda se perguntam se de fato ele é um eletrônico que faz sentido para seu ambiente e conhecer sobre ele é a melhor resposta para decidir se ele é ou não uma opção para você.

Apesar de oferecerem imagens incríveis e conectividade com os outros aparelhos da casa, as TVs atuais, sejam smart ou não, ainda apresentam áudio baixo ou de pouca qualidade. Uma alternativa econômica e compacta para melhorar a experiência sonora é a instalação da Soundbar.

Embora não substitua todas as funcionalidades de um home theater, a Soundbar pode ser uma opção clean, prática, acessível e de qualidade, principalmente para quem não tem espaço de sobra ou não pretende investir muito dinheiro. 

Você sabe o que é uma Soundbar? Reunimos vantagens e desvantagens para que você entenda se esse é o aparelho ideal para você. Acompanhe!

Quer receber avisos sempre que aparecer soundbar?

O que é e para quem serve a Soundbar?

A Soundbar, ou barra de som, é um acessório de som estéreo desenvolvido para ser ligado às TVs de tela plana, sejam de LED, LCD ou Plasma, melhorando a capacidade de áudio ao acrescentar camadas sonoras.

Geralmente, este eletrônico possui dois alto-falantes, configurando o chamado sistema 2.0 de áudio. Porém, é comum encontrarmos modelos que integram em sua estrutura um subwoofer (tipo de alto-falante específico para a reprodução de sons mais graves), dando origem ao sistema 2.1, composto por duas peças: a Soundbar e o subwoofer.

Existem Soundbares de até 7.1, ou seja, com mais canais de áudio fazendo parte do sistema. Em resumo, o número à esquerda indica quantos alto-falantes integram o dispositivo, e o número à direita aponta a quantidade de subwoofers.

Por serem compactas, são discretas e muito fáceis de encaixar na decoração. Além disso, são de fácil instalação, podendo ser conectadas com o cabo HDMI, cabo óptico, USB ou por Bluetooth. Logo, são ideais para quem não pretende gastar muito tempo configurando um aparelho.

Ideal para espaços pequenos, de até 15m², é comum encontrarmos Soundbar fazendo parte de um setup com home theater, para uma experiência sonora ainda mais completa.

Embora não proporcione a mesma experiência sonora de um home theater, o dispositivo eletrônico é capaz de turbinar o som emitido pela TV, pois normalmente vem com a tecnologia surround, que contribui para dar a sensação de imersão dentro do conteúdo.

Podemos dizer que a Soundbar oferece um ótimo custo/benefício em relação ao home theater, cabendo não só em qualquer espaço, como também em seu orçamento.

Leia mais:
  • Melhores soundbars para comprar
  • Conheça os novos soundbars Samsung e descubra se o preço justifica a melhoria sonora
  • Descubra a vantagem de um soundbar com subwoofer

A importância do subwoofer

Como dito anteriormente, a Soundbar fica no meio termo entre a qualidade de áudio nativa das televisões e a oferecida por um home theater. É comum encontrar modelos simples deste equipamento, ideais para espaços menores, e modelos mais sofisticados, acompanhados por um subwoofer externo, que acrescenta tons mais graves ao sistema de som.

Assim, é importante destacar que um subwoofer faz toda diferença na Soundbar, uma vez que torna o áudio e suas variações ainda mais pulsante e imersivo. Mas atenção, pois existem dois modelos de subwoofer: o ativo e o passivo.

No modelo ativo, os amplificadores são embutidos e funcionam com alimentação separada, o que confere um som mais potente, também são de fácil instalação e podem ser utilizados separados da Soundbar.

Já o modelo passivo não apresenta uma qualidade de som tão potente quanto o ativo, costuma ser mais barato e não possui amplificador próprio. Funciona como uma unidade, impulsionado diretamente pela Soundbar e dependendo dela para operar.

Em resumo, prefira uma Soundbar com subwoofer, pois o som ficará mais equilibrado e a experiência virtual surround do áudio será superior, originando um som mais envolvente e vibrante.

Quais as vantagens e desvantagens de uma Soundbar?

Se está querendo em investir num gadget para tornar sua experiência audiovisual ainda mais impactante, mas ainda não se decidiu pela Soundbar, veja as vantagens e desvantagens de usar esse eletrônico na sua TV.

Vantagens:

  • Design discreto, clean, moderno e compacto;
  • Ideal para espaços até 15m²;
  • A qualidade do áudio é superior ao dos alto-falantes de um modelo premium de TV, agregando tecnologias que potencializam a experiência de quem procura por um som mais limpo e com notável fidelidade;
  • Fácil instalação e conectividade;
  • Alguns modelos incluem recursos avançados, como compatibilidade com Dolby Atmos ou alto-falantes surround (ou a possibilidade de incluí-los posteriormente);
  • É independente, por esse motivo não precisa de caixa separada para funcionar;
  • Opção mais econômica em relação a um home theater.

Desvantagens:

  • Não é indicada para quem busca a máxima qualidade de áudio;
  • Potência inferior a outros equipamentos, em ambientes maiores que 15m² (uma Soundbar com 50 a 100 watts geralmente é suficiente para cobrir um cômodo de até 15m²);
  • Normalmente não é possível atualizar componentes individuais ou adicionar novos formatos surround.

Soundbar ou Home Theater?

Ao compararmos Soundbar e home theater, não podemos afirmar se um dispositivo é melhor ou pior que o outro, afinal são dois equipamentos diferentes que apresentam a mesma finalidade: otimizar a percepção sonora ao assistir a TV.

Também é preciso considerar as particularidades dos consumidores, que habitam ambientes diversos, onde os aparelhos serão instalados. Além disso, cada um deles tem necessidades e expectativas diferentes em relação ao uso desses eletrônicos.

Ou seja, primeiro é preciso compreender qual é a sua necessidade e, depois, fazer a escolha adequada a ela. Responda a algumas perguntas antes de começar a sua jornada com um dos equipamentos, e descubra qual o dispositivo certo para você.

Pergunte-se, por exemplo: O local é menor? O espaço disponível ao redor da TV é muito reduzido? Neste caso, invista em uma Soundbar. Quer mais potência de som? O cômodo é maior que 15m²? Pretende fazer uma instalação com vários fios? Priorize um home theater.

O que você já sabia sobre Soundbar? Você já pensou em comprar esse tipo de aparelho? Aproveite nossas dicas e entenda o que faz mais sentido de acordo com seu objetivo!


Para encontrar as melhores promoções de soundbar, basta acessar o Promobit. Você pode economizar ainda mais aproveitando o cupom Casas Bahia ou o cupom Americanas.

Veja também