Take a fresh look at your lifestyle.

Será que o tênis de caminhada precisa de amortecedor?

Veja porque é importante comprar um calçado adequado para a prática da atividade e se o tênis de caminhada precisa de amortecedor mesmo.

Escolher o tênis para caminhada adequado para os pés não é uma tarefa fácil, pois temos que levar em consideração diversos fatores: nosso tipo de pisada no chão, o material dele, o quanto é respirável, a qualidade do solado, entre outros. Mas, será que além de tudo isso o tênis de caminhada precisa de amortecedor também? É isso que vamos responder neste artigo. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Tênis em promoção?

O que considerar na hora de comprar tênis de caminhada? 

O primeiro passo para comprar um bom tênis de caminhada para você é saber qual é o seu tipo de pisada: pronada, supinada ou neutra. A pisada pronada caracteriza-se por, no momento de colocar os pés no chão, o peso pender um pouco para dentro, seja ao caminhar ou correr. Sendo assim, nesses casos, a carga maior da pisada fica nos tornozelos, joelhos, dedões e parte “interna” do calcanhar.

Na pisada supinada, a sobrecarga do andar fica para as laterais do pé, já que nesses casos pisa-se mais “para fora”. Normalmente, na marca digital da pisada supinada (imagine que você tenha colocado tinta vermelha nos pés e saído andando por aí), observa-se um arco “vazio” e uma linha reta bem marcada, feita pela lateral do pé.

Já na pisada neutra, o peso é distribuído por igual quando colocamos o pé no chão e não há sobrecarga de nenhum lado.

É importante ressaltar que todos esses tipos de pisada são naturais do corpo humano de acordo com cada pessoa e não necessariamente precisam ser corrigidos. O problema ocorre somente quando a pronação ou supinação é causada por outras características físicas, como joelhos voltados para dentro, fraqueza nos músculos que ajudam no suporte do arco do pé ou repetição de um movimento errado durante uma atividade e por isso a adaptação do corpo a esse vício.

Para saber qual é o seu tipo de pisada de uma forma simples, você pode observar o desgaste da sola de outro tênis que você tiver, mas o ideal é consultar um fisioterapeuta. 

Leia também: 

Outras características

Depois, você precisará analisar o tênis em si (e não os seus pés) e perceber outras características: se o tecido dele é respirável (o melhor é evitar tênis emborrachados, pois eles deixam o pé muito quente), se ele é macio, leve e confortável. 

Tênis de caminhada precisa de amortecedor? 

Sim! O amortecedor é importantíssimo no tênis de caminhada, pois ele diminui o impacto da passada e evita lesões no músculo, nos tendões e até fraturas por estresse no osso. E, quanto maior impacto a caminhada tiver, mais amortecimento o tênis tem que ter. Isso quer dizer que se a caminhada for leve, ele pode estar presente apenas no calcanhar, mas se você costuma aumentar o ritmo dos passos aos poucos, o melhor é que o amortecedor esteja em todo o solado. 

Além disso, pense que você não deve, necessariamente, abdicar do tênis somente quando ele estiver com aspecto de velho. Tênis com amortecimento possuem uma espécie de “prazo de validade”, traduzido em até 800 horas de corrida, segundo especialistas. Depois disso, o tênis acaba se tornando incapaz de absorver os impactos. 

Para escolher e decidir sobre o melhor tipo de amortecimento para você, dê uma olhada no nosso texto sobre as principais tecnologias de amortecimento para tênis


Quem compra tênis esportivos ou tênis Adidas pelo Promobit paga mais barato. Com um cupom de desconto, dá para economizar ainda mais!

Não conhece o Promobit?

O Promobit foi criado em 2014 para ajudar o consumidor a encontrar as melhores promoções da Black Friday. Hoje somos a maior Comunidade de Ofertas da internet, reunindo as melhores promoções de TV, Celular, Fraldas, Geladeira, Notebook Gamer e muito mais, além dos mais variados cupons de desconto.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!