Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Robô aspirador com mapeamento faz diferença na hora da limpeza?

Conheça um pouco mais sobre a função de mapeamento que alguns robôs aspiradores tem e saiba se faz uma diferença na hora da limpeza.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

1 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Existem robôs aspiradores mais simples que funcionam bem para uma limpeza. E tem aqueles que são mais premium que contam com mil e uma utilidades diferentes e, dentre tantas, eles trazem um sistema de mapeamento da casa disponível em um aplicativo, usualmente. Mas será que um robô aspirador com mapeamento faz diferença na hora da limpeza?

É isso que vamos explanar neste texto e, para quem está em busca de um robô aspirador, pode encontrar as ofertas em robô aspirador de pó.

Qual a diferença entre um robô aspirador com sensor de mapeamento e um modelo sem?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Na hora da limpeza o robô aspirador que não tem o sensor faz um determinado movimento aleatório e precisa que você retire tudo do local antes da limpeza ou ele vai levar os objetos pelo caminho, se prender em um canto até descarregar ou cair de uma escada. Além disso, ele não é capaz de aprender onde estão localizados cada objeto na casa. 

Enquanto que um robô que possui sensores de mapeamento, ao esbarrar em um objeto pelo trajeto, arquiva a informação da localização e, nas próximas vezes, vai passar pelo objeto desviando dele. Somando-se a isso o seu ciclo de limpeza é mais organizado e permite que você controle quando e onde o serviço vai ser realizado.

Fazendo uma analogia, é como andar pela casa no escuro, você já passou tanto tempo no espaço que sabe mais ou menos onde cada móvel vai estar. Evitando esbarrar e até sofrer um acidente.

Já os robôs costumam vir com alguns sensores, como de queda, para conseguir identificar melhor e saber o que evitar e como desviar. Isso contribui, claro, para o preço final do produto que tende a ser um pouco maior que um modelo sem esses sensores.

Quais são os benefícios de um robô aspirador realizar mapeamento na hora da limpeza?

Diante do que já foi apresentado no ponto anterior, o maior benefício de um robô aspirador com mapeamento é evitar esbarrar em móveis.

Outro benefício é conseguir delimitar onde o robô pode acessar mais facilmente. Geralmente eles com sensores possuem um aplicativo onde é mostrado a localização do dispositivo, também possibilita a pessoa estabelecer as barreiras virtuais para ele não passar em certas áreas e onde o serviço será feito. Ainda permitindo acompanhar todo o processo e ser notificado da conclusão da limpeza.

Certos modelos, como o da Xiaomi, permite ainda acionar o ciclo de limpeza pelo aplicativo mesmo fora de casa e também alterar o padrão de limpeza, para um modo em ziguezague, ou apenas tirando a sujeita dos cantos ou mesmo acrescentar mais um ciclo, para fazer o serviço duas vezes seguidas.

Afinal, um robô aspirador com mapeamento faz diferença na limpeza?

É inegável que um robô aspirador ajuda bastante na hora da limpeza, mesmo que não tenha os sensores de mapeamento. Porém, um robô aspirador com mapeamento pode ser bastante útil para fazer o trabalho sem precisar se preocupar com ele cair de uma escada ou ir para uma área que não deveria, porque você esqueceu de colocar a barreira física ou fechar uma porta.

Eles costumam ser robôs mais caros e valem como um investimento, justamente pelos sensores e ainda conseguirem retornar sozinhos para as bases, sendo mais independentes.

Agrega em administrar os horários dessa limpeza melhor se tem uma vida agitada, se está em busca de praticidade e deseja sair e deixar o robô fazendo o serviço sabendo exatamente onde ele está e quando acabou.


Aproveita que já conhece um pouco mais sobre os robôs e confere as ofertas em robôs aspiradores de pó. Ainda dá para comprar com desconto, utilizando um cupom da Americanas.