Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Qual o tamanho ideal de fogão para a sua casa?

Saber o tamanho certo é um dos passos essenciais para comprar o fogão ideal para você.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

5 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Ter uma cozinha prática, bem planejada e com os melhores eletrodomésticos pode ajudar você a economizar não apenas dinheiro, mas também tempo para fazer outras atividades. Também não é necessário reformar sua cozinha inteira para alcançar o feito: basta conhecer bem o seu espaço e comprar o eletrodoméstico com o tamanho certo para a sua casa.

Um dos eletrodomésticos que mais pode te ajudar em termos de praticidade e organização é o fogão. Seguindo algumas dicas na hora de escolher o tamanho do produto, você pode tornar o seu dia a dia muito mais fácil.

Cozinha

Qual é a medida padrão de um fogão?

Em termos de altura, a maioria dos modelos de fogão podem ser encontrados entre 85cm e 95cm, já contando com a diferença dos pés de apoio, no caso dos fogões de piso.

Para escolher entre essa faixa de medida, pense em sua própria altura: o indicado é escolher um tamanho que não faça com que você tenha que se abaixar demais para cozinhar, nem que fique muito alto a ponto de forçar os seus ombros em uma posição desconfortável.

Uma boa dica é tentar fazer com que o fogão e a pia tenham a mesma altura. Isso vai facilitar em muito o seu dia a dia e suas costas irão agradecer.

Fogão de piso

O fogão de piso pode ser mais simples em alguns aspectos, mas ele traz mais praticidades em outros. Como não precisa ser instalado em bancadas, o tamanho ideal do modelo para você, considerando-se profundidade e largura, será o tamanho que você tem disponível na sua cozinha.

Escolhendo onde você irá instalar seu fogão e medindo o espaço, considerando também quais móveis ficarão ao lado dele, você consegue saber se precisará de um fogão mais compacto ou se pode aproveitar os benefícios de um fogão com 5 ou 6 bocas.

Lembre-se que não é aconselhável colocar o seu fogão ao lado da geladeira, porque assim ela consome menos energia. É importante também deixar um espaço de cerca de 5 cm entre o fogão e os móveis próximos, para ajudar na ventilação do eletrodoméstico.

Fogões embutidos

fogão gourmet iluminado

Já os fogões embutidos possuem uma medida padrão diferente. Como eles são integrados em bancadas e pias, sua altura média costuma variar em torno de 60cm a 70cm. A compensação da altura para ficar confortável ao seu tamanho é feita pela bancada que irá apoiar o fogão.

No entanto, é preciso pensar também nos espaços ao redor do fogão, que deverão facilitar a ventilação do aparelho e ter conexão para uma entrada de gás ou de eletricidade. O tamanho destes espaços vai depender do modelo de fogão que você pretende comprar.

Então antes de decidir por um modelo, procure o manual do fabricante e verifique se sua bancada possui as medidas necessárias para acomodar o fogão.

Cooktops

Além de se preocupar com o tamanho certo de cooktop para instalar na sua cozinha, é essencial que você verifique quais as instruções de espaço para instalação indicadas no manual de cada modelo.

Isso é muito importante por vários fatores. Inclusive porque os fogões de mesa desligam sozinhos quando ficam superaquecidos. Uma bancada que não tenha as medidas adequadas para o modelo pode atrapalhar a ventilação, levando o cooktop a apresentar mau funcionamento e até causando avarias no aparelho.

Cooktop Vitroceramico Moderno

O tamanho recomendável para a bancada de um cooktop vai depender do número de bocas do fogão. Apesar de poderem variar um pouco de modelo para modelo, os aparelhos com o mesmo número de bocas costumam ter tamanhos próximos.

Por exemplo, o Cooktop a Gás Built 4 Bocas BLT4QPR tem medidas de 58 x 5 x 46 cm. O tamanho do nicho, parte inferior que se encaixa na bancada é de 49,5 x 34,5 cm. O tamanho de bancada para acomodar esse cooktop de forma segura seria de, pelo menos, 63 x 51 cm.

Com essas medidas, ela consegue acomodar o nicho do cooktop, servir de apoio para a mesa do fogão e ainda sobra espaço de bancada para auxiliar na ventilação do aparelho.

Para escolher a altura da bancada, considere a altura total como no caso de um fogão de piso.

Outros móveis

Para ter uma cozinha ainda mais completa, é possível coordenar a altura de seus outros móveis, para que haja uma harmonia no ambiente, facilitando a circulação das pessoas pelo cômodo e também melhorando o espaço para a hora de preparar suas refeições.

No caso das pias, por exemplo, a altura padrão recomendada é entre 85cm e 90cm, com uma profundidade de 55cm. Isso vai evitar que você tenha que se abaixar demais para preparar os alimentos ou lavar a louça. No entanto, vale lembrar que isso é uma média recomendada, não uma regra. Dependendo da sua altura (se você for consideravelmente mais alto ou mais baixo), você pode optar para uma medida diferente. O objetivo é sempre tornar as coisas mais práticas para você mesmo.


Encontre as melhores promoções de fogão aqui no Promobit. Além de contar com uma equipe de moderadores que verifica cada promoção, você ainda pode escolher entre fogão 4 bocas, fogão 5 bocas ou fogão 6 bocas!