Take a fresh look at your lifestyle.

Qual a utilidade de uma TV com inteligência artificial?

Saiba quais são as vantagens em ter uma tv com inteligência artificial na sua casa

0

As principais marcas de TV destacam em suas propagandas a presença de inteligência artificial em seus aparelhos como um grande diferencial. Mas será que está claro a utilidade da tecnologia em uma televisão? Neste artigo explicamos como a inteligência artificial funciona e como ter uma TV com inteligência artificial pode melhorar sua experiência em frente a tela e por toda a casa.

Leia mais:

Como funciona a Inteligência artificial em uma TV?

De maneira simplificada, podemos definir a inteligência artificial como a capacidade que dispositivos e plataformas possuem de executar tarefas, tomar decisões e aprender por meio de padrões e troca de informações. Um bom exemplo de inteligência artificial é o Youtube que recomenda vídeos de acordo com os seus hábitos dentro do site. Ao analisar seu comportamento no site, a plataforma toma a decisão de indicar vídeos que ela considera que podem ser do seu interesse. 

As TVs atuais que possuem inteligência artificial são capazes de oferecer recursos que melhorem a experiência de assistir televisão graças a tecnologia de aprendizado. Muitas TVs 4K quando fazem o upscaling de um conteúdo em resolução inferior para ao 4K estão fazendo uso da inteligência artificial que consulta um banco de dados com milhões de imagens para conseguir predizer os pixels ausentes e aperfeiçoar a qualidade do que está sendo exibido para o mais próximo possível da resolução 4K.  

A TV com inteligência artificial já responde a dúvidas feias pelo usuário e pode ser uma centralizadora da casa inteligente, e a partir dela gerenciar e configurar as ações dos dispositivos conectados, executar tarefas, criar rotinas e até realizar compras usando o controle remoto e comandos de voz. 

O que as TVs com Inteligência artificial podem fazer? 

O leque de opções do que pode ser feito com Inteligência artificial varia de acordo com a marca e modelo da TV. Muitos televisores já possuem a função de comando de voz para executar funções mais simples como abrir a Netflix, programar um horários de desligamento automático da TV ou informar sobre a previsão do tempo. 

As TVs Samsung com tela QLED, vão além da navegação intuitiva e  quando conectadas ao aplicativo Smart Things, também da Samsung, são capazes de controlar diversos dispositivos como a máquina de lavar, a geladeira, as lâmpadas e até criar cenários ou rotinas como “cinema” onde as luzes se apagam, a pipoqueira é ligada e as cortinas se fecham, contanto que todos os dispositivos sejam compatíveis. 

Quer receber avisos sempre que aparecer TV Inteligência Artificial em promoção?

A atual TV topo de linha da Samsung no Brasil, Q900 com resolução 8K, além de possuir grande capacidade de conectar-se a outros dispositivos também usa a inteligência artificial no processo de upscaling ao analisar cada cena e em tempo real preencher a demanda de pixels necessários para aproximar o conteúdo da resolução 8K. Porém, a função já vem configurada de fábrica e funciona sem a necessidade de conexão com a internet. 

Já as TVs LG com tecnologia de tela OLED fazem uso de processadores e inteligência artificial para proporcionar uma experiência ainda melhor no consumo dos conteúdos audiovisuais. As TVs são capazes de  reconhecer o ambiente para aperfeiçoar o brilho de tela e a nitidez. A TV da LG também é capaz de identificar a fonte do áudio e definir se irá priorizar as falas, os efeitos sonoros ou a trilha sonora de acordo com o tipo de conteúdo. 

Pesquisas por meio de comando de voz podem ser feita para a TV que é capaz de retornar resultados sobre quem é o diretor do filme que você está assistindo ou outros filmes com o mesmo ator que está em cena. Além da inteligência artificial da empresa, a ThinQ AI, as OLEDs da LG são compatíveis com o Google Assistente e a Alexia da Amazon, aumentando as opções de configurações da própria TV e de outros dispositivos conectados. 

As novidades em inteligência artificial para TVs

A evolução das TVs nos últimos anos indica que o aparelho será cada vez mais conectado e integrado a um sistema que interage com toda a casa. As novidades em TVs anunciadas pelas fabricantes na CES 2020, dão uma dimensão do que podemos esperar ainda para esse ano. 

As duas marcas que apresentaram maior inovação no quesito inteligência artificial em TVs durante a feira foram justamente as concorrentes coreanas Samsung e LG. Além de aperfeiçoar o upscaling com maior capacidade de aprendizado em suas novas TVs 8K, a Samsung também investiu nas funções de conectividade ao tornar suas TVs compatíveis com o Google Assiste e Alexa da Amazon. 

Por sua vez, a LG promete trazer ao mercado uma série de funções que usam aprendizado de máquina para melhorar a qualidade de som e imagem em suas TVs. Os aparelhos da LG são capazes de se adaptarem a iluminação de acordo com o tipo de conteúdo que está sendo exibido, reconhecer rostos para melhorar os tons de pele, adaptar o brilho e nitidez para facilitar a visualização de legendas e priorizar falas em meio a todo o áudio. Assim como a Inteligência artificial da LG, ThinQ Ai e a compatibilidade com os assistentes virtuais do Google e Amazon permanecem nas TVs da empresa e devem ser ainda mais usados pelos consumidores.


A inteligência artificial está em vários aparelhos, principalmente nos celulares. Confira as melhores promoções de TV no Promobit e fique ainda mais conectado. Aproveitando algum cupom de desconto sua compra pode ficar ainda mais barata. 

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!