Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Volume do fone está baixo? Veja o que fazer

O volume do seu fone está baixo? Confira algumas dicas para resolver esse problema e escutar suas músicas favoritas sem empecilhos.

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

25 de abr de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Sabe aquele momento em que você está querendo curtir sua música no volume alto e ao tentar aumentar, percebe que seu fone de ouvido já está no máximo? Para algumas pessoas, essa situação pode ser bem frustrante. Mas nem sempre o problema é o fone de ouvido ser baixo ou sinal de que seu acessório está dando indícios de defeito. Existem vários motivos para que o volume do fone fique baixo. Por isso, vamos explicar o que você pode fazer para contornar esta situação e aproveitar por completo as suas músicas preferidas. Mas antes de descobrir as causas do volume baixo e o que fazer, confira nossa lista de melhores fones bluetooth pra comprar em 2024.

Melhores fones bluetooth 2024

Galaxy Buds 2 ProMelhor fone bluetooth de 2024
Sony WH-1000XM4Qualidade sonora extrema
FreeBuds 5iFone custo-benefício
Edifier HI-RES W820NBHeadphone custo-benefício
QCY T13Melhor fone bluetooth barato do mercado
AirPods Pro 2Melhor fone TWS
Soundcore Sport X10Modelo para prática de exercícios
AirPods MaxMelhor fone bluetooth que o dinheiro pode pagar
JBL Wave Buds TWSConforto e bateria de longa duração
10ºAnker Soundcore Life Q35Bateria para muitas horas
11ºRedmi Buds 4 ProCompacto e completo em recursos
12ºSennheiser Momentum True Wireless 3Bom sistema de cancelamento de ruído
13ºQCY T20Modelo simples e eficiente
14ºRealme Buds Air 3Fone com bom acabamento e resistente
15ºJBL 520BTSimples, bonito e barato
16ºBaseus Bowie EXBom volume
17ºHaylou GT7 NeoBoa qualidade do áudio
18ºAnker Soundcore Life P2 MiniFone simples e com boa bateria
19ºAirDots 3 ProCompleto em funcionalidades
20°JBL Live Pro 2 TWSTWS intermediário com foco nos graves

Por que o volume do fone fica baixo?

Para resolver o problema do volume do fone baixo, o primeiro passo é identificar se está acontecendo algum erro, tanto no acessório, quanto no dispositivo em que está conectado. Mas não há apenas uma razão e podem ter explicações diferentes para cada caso.

Um dos motivos mais comuns é a trava de volume do dispositivo em que está conectado. A grande maioria de smartphones, computadores ou notebooks possuem um bloqueio do volume máximo para ajudar a proteger a audição do usuário. Alguns aplicativos também podem alterar o volume dos aparelhos sem qualquer tipo de aviso prévio. Não é tão comum, mas acontece pelo mesmo motivo de proteção auditiva.

Outro fator que pode interferir no volume do fone de ouvido é o mau contato das conexões ou sujeira acumulada, tanto no fone quanto na entrada do conector. Há ainda a possibilidade de que o problema seja o próprio fone. Ele pode estar com algum defeito ou simplesmente ser de qualidade inferior, o que não permite que saia um som alto e limpo. Quando fones muito baratos ou genéricos estão no volume máximo, é comum que o som saia distorcido ou falhe constantemente. Portanto, esse também pode ser um motivo para que você não consiga utilizar ele no alto.

Quando acontece o volume baixo no computador ou notebook

tipos-de-fone-de-ouvido

Se as suspeitas do motivo do baixo volume do fone de ouvido for o seu computador, como dissemos anteriormente, pode ser por causa da trava de volume máximo. Neste caso, você pode simplesmente tentar aumentar, alterar as configurações do seu sistema operacional ou baixar um driver de som, que permite que você tenha mais possibilidades de configuração, mas fique atento porque geralmente esses programas não conseguem manter uma boa qualidade sonora em volumes mais altos.

Caso seu computador seja Windows, entre nas configurações de áudio e som clicando no ícone de volume no menu do canto inferior direito e selecione a opção “Opções do mixer de som” (ou digite na barra de busca do menu Iniciar), para conseguir ajustar todas as propriedades do som de cada aplicativo ou programa em execução.

No menu de configurações gerais ou painel de controle, você também consegue mexer nas configurações de som de cada dispositivo conectado. Neste menu é possível alterar o formato de saída do áudio, no volume de cada lado do acessório e algumas outras configurações personalizadas.

Compre agora o Samsung Galaxy Buds 2 na Amazon

Quando acontece o volume baixo no celular

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se o problema de volume baixo do fone acontecer no celular, a resolução é a mesma do computador. Será necessário entrar nas configurações do aparelho e procurar pelas configurações de som ou áudio. Neste menu, você consegue fazer alterações personalizadas, tanto no som geral, quanto nos dispositivos conectados.

Outra dica no celular é limpar a entrada do fone de ouvido. Existem acessórios para fazer a limpeza, mas você também pode utilizar um pano seco ou assoprar com cuidado. Para descobrir se há algum tipo de mau contato, conecte seu fone e vá mexendo no conector delicadamente para descobrir se ele para de funcionar conforme o movimento. Quando há variação no volume, também pode ser um sinal de mau contato.

Caso seja um fone Bluetooth, conecte normalmente no seu celular e abra as configurações do Bluetooth e procure pelas configurações de áudio para verificar se há alguma opção que limite o som ativado. Os aplicativos de streaming, como o Spotify ou Deezer por exemplo, também possuem equalizadores que podem aumentar o volume das músicas tocadas. Abra o aplicativo que você utiliza, vá em configurações e veja se há alguma opção de som que precisa ser modificada. Não vamos colocar o passo a passo destas configurações, pois cada aplicativo pode apresentá-las de um modo.

Compre agora o Headphone JBL Tune 510BT na Amazon 

E se o problema for o fone?

Se depois de fazer todos os testes e mexer nas configurações não resolver o problema de volume do fone, é muito provável que ele esteja com algum defeito. Mas antes de desistir do seu acessório, tente limpá-lo, principalmente se for intra-auricular. O fio de fone de ouvido mais velho, com algum desgaste ou quebrado também contribuem para o mau funcionamento e volume baixo.

Caso nada disso resolva, a melhor opção é conferir as melhores ofertas de fone de ouvido aqui do Promobit e aposentar seu fone atual.

E se o fone está com ruído?

Os tais ruídos que podemos ouvir no fone é chamado de som estático, que são, resumidamente, ruídos de faixas de frequência e que pode estar presente de forma constante enquanto reproduzimos áudio ou até sem nenhum áudio em reprodução, bastando que o fone esteja conectado. O som estático também pode estar presente, mas sem constância,  aparecendo e  sumindo de tempos em tempos. 

É possível sofrer com o som baixo e com ruídos no fone ou apenas com um deles. Parte da solução dos ruídos, conhecidos como som estático, são as mesmas para resolver o problema do volume baixo, entre elas, sujeira na conexão do fone com o dispositivo, periférico danificado e problemas nas configurações de áudio do dispositivo em que o fone está conectado. 

Compre agora o Motorola Earbuds 3-S na Amazon 


Não deixe de aproveitar nossos cupons Americanas e ofertas da Amazon para encontrar seu fone de ouvido pelo melhor preço. Confira também nossas promoções de smartphone.